Questões de Concurso sobre Entomologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.728 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O moko ou murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum raça 2) apresenta-se como uma das mais destrutivas doenças da bananeira. Os sintomas são observados em plantas adultas na forma de amarelecimento, murcha e quebra do pecíolo das folhas.

Em relação a essa doença, assinale a opção correta.


A

O agente etiológico desta doença é considerado uma Praga Quarentenária Ausente no Brasil.


B

O vento associado com água da chuva é a principal forma de disseminação da bactéria.


C

No Brasil, o fitopatógeno está presente nas regiões sul e sudeste, à vista disso, é considerado uma Praga Quarentenária Presente.


D

Nas áreas onde a bacteriose ocorre, a base principal do controle da doença é a detecção precoce e a erradicação das plantas infectadas.


E

Após a introdução do fitopatógeno na área, a principal forma de controle da doença é o plantio de variedades resistentes.

A Bahia é um dos principais produtores de mamão do Brasil, constituindo-se em uma das principais atividades frutícolas que se pratica no seu território. Esta cultura é afetada por muitas doenças. As de maior importância econômica são as viroses, que constituem o maior entrave à implantação da cultura do mamoeiro, por causa da dificuldade do seu controle e da necessidade de migração que elas impõem à essa cultura. Destas, destaca-se o vírus da mancha anelar do mamoeiro (ou mosaico do mamoeiro) e o vírus da meleira.

Sobre os procedimentos de prevenção e controle destas doenças, analise as afirmações:

I. Deve-se Interditar propriedade(s), no Estado da Bahia, onde seja(m) registrado(s) oficialmente foco(s) de "Mosaico" ou "Mancha Anelar" e/ou de "Meleira" do mamoeiro;

II. Os proprietários, arrendatários ou ocupantes a qualquer título, serão indenizados proporcionalmente em relação às plantas eliminadas, ficando obrigados a eliminar, as lavouras de mamão abandonadas;

III. As propriedades interditadas serão liberadas após o cumprimento dos trabalhos de eliminação das plantas infectadas ou atacadas.

Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

Nenhuma das afirmações.

Tripes (Frankliniella schultzei) são insetos que causam grandes detrimentos na cultura das roseiras, acarretando danos de importância econômica. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


A

Nas plantas atacadas é possível observar manchas esbranquiçadas, principalmente nas folhas, botões e flores.


B

As folhas infestadas por tripes, apresenta uma coloração amarelada e posteriormente ficam necrosadas.


C

As plantas atacadas por tripes sofrem desfolha e apodrecimento dos botões florais, causando o comprometimento da sua produtividade.


D

Nas plantas atacadas é possível observar manchas avermelhadas, preferencialmente próximo as nervuras.


E

Nas plantas com tripes é possível observar manchas amareladas, além de ocorrer uma intensa redução de área foliar e diminuição da produtividade.

A cercosporiose é uma doença que pode influenciar negativamente na produção do cafeeiro e, em genótipos suscetíveis, dependendo da região de cultivo, é observado desfolha severa da planta e perdas que podem chegar a 30%. Mesmo sendo uma doença com antigo histórico de ocorrência nos cafezais brasileiro, a cercosporiose ainda está presente e pode causar severas epidemias nas regiões produtoras (Souza et al., 2011; AGROFIT, 2018). São sintomas da cercosporiose:


A

Manchas ovais-circulares necróticas com halo clorótico de 5-15 mm de diâmetro.


B

O centro da lesão é preto com cor marrom circundante, similar a um olho de passarinho.


C

A doença também pode afetar os frutos e, no local da infecção, forma-se uma necrose superficial de forma irregular e cor amarela.


D

No centro das lesões, podem ser observadas as estruturas de frutificação do fungo de cor clara.


E

Manchas foliares circulares regulares e claras.

A cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) é motivo de preocupação para os produtores de milho e um dos principais fatores responsáveis pela diminuição da produtividade da cultura, pois a doença ocorre com alta severidade em cultivares suscetíveis. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o agente causador da cercosporiose.


A

Fungo


B

Bactéria


C

Vírus


D

Nematoide


E

Molicutes

A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) é a principal desfolhadora da soja no Brasil, sendo encontrada em todos os locais de produção, e representa um risco à produção e à qualidade dos cultivos brasileiros. Faça a leitura das afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA com relação a essa praga.


I – Seus danos ocorrem nas vias de ingresso das plantas, que são a parte aérea (flor, folha, gemas, fruto/vagem, estruturas reprodutivas e pontos de crescimento).

II – A lagarta da soja, em seu estágio imaturo, alimenta-se somente nos primeiros estágios de desenvolvimento da planta, danificando apenas as folhas e as gemas.

III – As larvas atacam ramos, flores e cápsulas da semente.

IV – O controle pode ser feito por meio do manejo integrado de pragas, utilizando cultivares geneticamente modificadas expressando a toxina Bt e também inseticidas biológicos e químicos, seletivos aos inimigos naturais.


A

Somente as afirmativas I e II estão corretas.


B

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


C

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


D

Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

A ferrugem asiática da soja é considerada a doença mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 80% da produção da lavoura. A infecção da ferrugem ocorre quando há disponibilidade de água livre, sendo necessário um período de molhamento foliar mínimo de 6 horas e temperaturas entre 15 e 25°C, favorecendo o desenvolvimento da doença, que é causada por um fungo. Qual o nome científico do fungo que causa a ferrugem asiática da soja?


A

Microsphaera diffusa.


B

Phakopsora pachyrhizi.


C

Septoria glycines.


D

Cercospora kikuchii.

O controle de pragas pode ser realizado através de diversos meios, exceto:


A

Biocontrole.


B

Controle químico.


C

Controle físico.


D

Controle mecânico.


E

Controle radioativo.

Um agricultor solicitou ajuda para tratar os pés de feijão de sua plantação, que estão apresentando os seguintes sintomas: manchas escuras nas vagens, folhas e caules. Podemos dizer que, a partir da observação desses sintomas, o técnico agrícola identificou corretamente que os pés de feijão dessa lavoura estavam infectados com uma doença chamada de Mosaico Comum do Feijoeiro.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa que apresenta pragas que podem causar danos, principalmente, na espiga da planta do milho.


A

Larva-arame (Conoderus spp.), corós (Eutheola humilis) e lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus).


B

Broca (Diatraea saccharalis), lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e lagarta-militar (Mocis latipes).


C

Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e larva-alfinete (Diabrotica spp.).


D

Lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea), lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e mosca (Euxesta spp.).


E

Corós (Eutheola humilis), lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e larva-alfinete (Diabrotica spp.).

O pepino (Cucumis sativo L.) é uma hortaliça monoica pertencente à família Cucurbitaceae, tendo relevante importância no agronegócio das hortaliças no Brasil. O bom manejo de doenças é fator determinante para a sua produção. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.


1) A mancha angular é causada por um vírus que ataca órgãos da parte aérea da planta, e sua sobrevivência ocorre em sementes infectadas.

2) A antracnose tem como agente causal um fungo que reduz a área foliar da planta, promovendo perdas na produção.

3) Há cultivares de pepino resistentes a doenças que são empregados visando ao controle das doenças, com a redução do uso de defensivos agrícolas.


Está(ão) correta(s):


A

1, apenas.


B

1 e 2, apenas.


C

1 e 3, apenas.


D

2 e 3, apenas.


E

1, 2 e 3.

Um pomar de citros enfrenta um problema sério com a doença conhecida como greening (HLB), causada por uma bactéria transmitida pelo inseto vetor psilídeo. O uso contínuo de pesticidas não tem sido eficaz na erradicação do vetor e a doença continua a se espalhar, afetando a saúde das plantas e a qualidade dos frutos. O agricultor deseja implementar uma estratégia de manejo que envolva diferentes métodos para combater a doença de forma sustentável. Qual das seguintes estratégias representa a melhor abordagem para manejar o greening (HLB) de acordo com os princípios do manejo integrado de pragas e doenças?


A

Aplicar pesticidas semanalmente para reduzir a população de psilídeos de forma contínua.


B

Plantar variedades de citros geneticamente modificadas resistentes ao greening.


C

Implementar um programa de controle biológico utilizando inimigos naturais do psilídeo.


D

Podar todas as árvores afetadas e remover as partes doentes para controlar a disseminação da bactéria.


E

Monitorar a população de psilídeos e aplicar tratamentos químicos em toda a área assim que for observado o início da infestação.

O manejo de doenças na cultura do trigo é uma das práticas de manejo mais importantes para manutenção da elevada produtividade e qualidade de grãos. Diversas manchas foliares ocorrem nessa cultura, porém a brusone (Pyricularia oryzae patótipo Triticum) e a giberela (Fusarium graminearum) destacam-se como sendo as de maiores riscos de frustação de safra. Para essas doenças, é correto afirmar que


A

o período de predisposição à infecção por giberela (Fusarium graminearum) estende-se da floração plena até o estádio de grão leitoso.


B

a ocorrência de brusone (Pyricularia oryzae patótipo Triticum) é menos comum em anos de “El Niño”.


C

o fungo Pyricularia oryzae patótipo Triticum infecta plantas de trigo nas fases de início do emborrachamento até o final do enchimento de grãos.


D

as condições ótimas para o processo de infecção do fungo Pyricularia oryzae patótipo Triticum são molhamento superior a 10h e temperaturas próximas a 30 °C.


E

o uso de fungicidas químicos deve ser sempre realizado para garantir a sustentabilidade econômica da atividade agrícola.

As mudanças climáticas globais estão exercendo pressões significativas sobre a produção de café em todo o mundo. O aumento da temperatura média, as mudanças nos padrões de precipitação e a frequência de eventos climáticos extremos estão impactando diretamente as condições de crescimento do café. Isso pode levar a desafios como a propagação de doenças e pragas anteriormente limitadas a climas mais quentes, redução da disponibilidade de água e alterações na sazonalidade do cultivo.


C

Certo


E

Errado

Ainda sobre a cigarrinha-do-milho, a respeito das doenças transmitidas por ela, é correto afirmar que:


A

A cigarrinha-do-milho transmite apenas fitoplasma, responsável pelo enfezamento-vermelho.


B

Os patógenos transmitidos pela cigarrinha-do-milho não incluem vírus, apenas bactérias e espiroplasmas.


C

A transmissão do patógeno pela cigarrinha-do-milho ocorre de maneira não persistente, exigindo contato breve e superficial com a planta infectada.


D

A cigarrinha-do-milho transmite o fitoplasma causador do enfezamento-vermelho, o espiroplasma do enfezamento-pálido, e o Marafivirus responsável pela virose-da-risca, adquirindo-os ao se alimentar de plantas infectadas e passando para plantas sadias.


E

Os agentes patogênicos transmitidos pela cigarrinha-do-milho são todos fungos que afetam gravemente a produção de milho.

Ano: 2024
Prova: FGV - ADAB - Técnico de Fiscalização Agropecuária - 2024

Em relação ao cultivo de soja na região Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). julgue os itens a seguir:


I. O nitrogênio (N) é o nutriente absorvido em maior quantidade quando do cultivo da soja. Uma forma de garantir que não ocorram problemas em relação ao seu fornecimento durante o cultivo é a realização de adubação mineral, não sendo recomendada a inoculação das sementes de soja com bactérias do gênero Bradyrhizobium.

II. A realização da análise do solo é de grande importância para o cultivo, uma vez que a mesma será utilizada para a realização dos cálculos de correção de acidez e adubação do solo.

III. O controle de plantas daninhas apresenta-se como de grande importância para o cultivo da soja, uma vez que estas espécies indesejadas competem por água, luz e nutrientes com a soja.


Está correto o que se afirma em


A

III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I, II e III.

A Portaria nº 194, de 19/12/2001, determina a obrigatoriedade e rígido controle de moscas-das-frutas em pomares oficialmente inseridos no Programa Estadual de Controle da Praga, adotando-se as medidas de supressão populacional pré-estabelecidas no referido programa.


Com relação a obrigatoriedade do controle dessas pragas, analise as medidas a seguir:

I. Medidas Culturais: Uma das medidas permitidas é a realização periódica de podas de aeração e desbaste de frutos não comercializáveis;

II. Medida de Exclusão: Deve-se evitar o plantio ou manutenção de plantas hospedeiras desses insetos próximos as áreas de produção comercial de frutas;

III. Medida Química: Não é permitido utilizar inseticidas devido ao elevado risco de contaminação ambiental, bem como dos aplicadores.

Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e II, apenas


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

Nenhuma das afirmações.

Avalie as proposições abaixo acerca da entomologia agrícola:


I.Insetos polinizadores, como abelhas, são essenciais para a produtividade de diversas culturas agrícolas.

II.O uso de inseticidas de largo espectro é sempre a melhor solução para o controle de pragas agrícolas.

III.Algumas espécies de insetos são capazes de desenvolver resistência a inseticidas devido ao uso repetitivo e inadequado destes produtos.

Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a proposição II está correta.


B

Apenas as proposições II e III estão corretas.


C

Apenas a proposição III está correta.


D

Apenas as proposições I e III estão corretas.

A rotação de fungicidas como o propiconazol, que é uma morfolina, com o difenoconazol, que é um triazol, ajuda a reduzir a pressão seletiva sobre os fungos, minimizando o risco de desenvolvimento de resistência e prolongando a eficácia dos tratamentos.


C

Certo


E

Errado

O controle de ervas daninhas por inundação impede que as raízes das plantas sensíveis obtenham oxigênio para sobrevier. Porém, não é eficiente no controle de plantas daninhas adaptadas a condições de solos encharcados de culturas como:


A

Cyperus rotundus.


B

Capim-kikuio.


C

Tiririca.


D

Grama-seda.


E

Chapéu-de-couro.

   
Gerar simulado