

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O cultivar Piatã de Brachiara brizantha tem apresentado maior acúmulo de folhas e maior tolerância a solos mal drenados que o cultivar Marandu em solos corrigidos da região central do Brasil. Apresenta ainda resistência à cigarrinha das pastagens Deois flavopicta. Entretanto, não é indicado para solos de baixa fertilidade.
A distância dos piquetes à sala de ordenha está no limite máximo da distância ideal recomendada.
Em relação à geração, às características e ao descarte de resíduos rurais, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) As criações comerciais de aves, suínos e bovinos de leite representam as principais fontes geradoras de resíduos orgânicos no meio rural catarinense.
( ) Para se determinar o teor total de cada um dos elementos químicos presentes em resíduos orgânicos de animais, é necessário previamente realizar a etapa da queima ou digestão ácida do material, também denominada pela expressão “abertura da amostra”.
( ) A presença de Cu e Zn em concentrações relativamente altas em dejetos animais, como os gerados em centrais de produção de leitões, representa um fator de impacto ambiental negativo, pois esses elementos possuem características de metal pesado.
( ) Em Santa Catarina, o uso de cama sobreposta em unidades de produção de suínos em terminação é favorecido pela farta disponibilidade de resíduos derivados da produção madeireira (serragem e/, ou maravalhas), porém sofre restrições pelo forte mau odor que essa cama exala na pocilga.
( ) A presença de coliformes fecais é a causa do fenômeno denominado eutroficação das águas de açudes e cursos d’água das regiões do Estado de Santa Catarina que possuem grande concentração de suínos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - F - F - V - F
F - F - V - F - V
V - V - F - F - V
V - V - V - F - F
F - V - V - F - V
A utilização de farinha de carne e ossos na dieta de vacas leiteiras é um procedimento recomendado, pois reduz, significativamente, o custo do concentrado balanceado.
Na suinocultura, deve-se adicionar fitase na dieta de suínos produzidos em sistema intensivo que utiliza a técnica da lâmina de água nas últimas fases de criação. Esse procedimento reduz a quantidade de fósforo nos dejetos, que é um dos principais causadores de poluição dos recursos hídricos nos locais de criação intensiva de suínos.
Considere que, para o arraçoamento de 50 vacas, durante 120 dias, sejam necessárias 120 t de determinada forragem, cuja densidade é de 600 kg/m3 . Nessa situação, um silo cilíndrico com 10,4 m de altura e 4,0 m de diâmetro é suficiente para armazenar essa quantidade de forragem.
Selecionar, dentro de um rebanho de bovinos, os reprodutores e matrizes para garantir um aumento da heterose desse rebanho, tendo como conseqüência o nascimento de filhos mais produtivos e com maior vigor híbrido em função do aumento de pares de genes heterozigotos e redução de pares de genes homozigotos.
No caso de criação do frango de corte, deve-se antecipar a idade de abate para 60 dias, com o objetivo de reduzir a quantidade de excreta produzida durante o período de criação desses animais.
Considerando duas áreas em um mesmo ecossistema, uma utilizada para atividades de mineração e outra para pastagem, é correto afirmar que a área de mineração possui maior resiliência para recuperação do que a área de pastagem.
A melhoria da taxa de desfrute de um rebanho bovino pode ser obtida reduzindo-se a mortalidade de bezerros até a desmama e a fertilidade das matrizes e submetendo-se a vaca ao primeiro parto quando ela estiver com idade elevada.
garantir o período total de 17 horas de luz por dia em criações de poedeiras comerciais para proporcionar uma curva de produção de ovos dentro do padrão esperado para a linhagem utilizada.
Garantir um fornecimento de uma dieta peletizada, de água de boa qualidade e de luz durante um período de 24 horas para estimular a galinha poedeira a botar um ovo por dia durante o período de postura.
A redução de 4 dias no período de lactação aumenta o número de partos/fêmea/ano e reduz o intervalo entre partos.
A doença citada afeta exclusivamente os animais domésticos, não se constituindo objeto de estudos envolvendo animais silvestres.
fornecer uma fonte de calor para aos pintos de frango de corte até a idade de 35 dias, a fim de garantir uma temperatura de conforto térmico (32 ºC) dentro do galpão.
A circovirose suína, disseminada em rebanho suíno em diversas partes do mundo, afeta animais entre 5 e 16 semanas de vida e é caracterizada por apatia, dispnéia e emagrecimento progressivo, podendo causar a morte dos animais infectados. Essa doença não foi ainda diagnosticada no Brasil.
Na pecuária, deve-se fornecer uma dieta completa de feno de alfafa, concentrado e sal mineral para bovinos confinados. Esse manejo possibilita ganho de peso médio diário de até 300 gramas, redução na idade de abate e redução na produção de gás metano, que contribui para o aquecimento do planeta.