

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere as afirmativas a seguir. Identifique a opção que identifica quais afirmações são corretas:
I. Os consumidores de energia elétrica são afetados por perturbações no sistema de distribuição mais frequentemente do que por perturbações no sistema de transmissão. Isso decorre da maior proximidade do sistema de distribuição das árvores, das atividades humanas e da própria carga.
II. Os investimentos para os aperfeiçoamentos da supervisão, controle e proteção têm sido aplicados, primeiramente, nos sistemas de transmissão, uma vez que uma perturbação em uma linha de transmissão afeta um maior número de usuários, na maioria dos casos, que uma perturbação em uma rede de distribuição.
III. As concessionárias estão atualmente começando a aprimorar a capacidade de supervisão e controle de seus sistemas de distribuição através da automação da distribuição.
IV. A maioria dos relés digitais de distribuição proporciona a proteção tradicional para sobrecorrente de fase e terra, funções de religamento e informação limitada sobre medição e eventos.
O cálculo da densidade de descargas atmosféricas para a terra em determinado local (em raios para a terra) depende do número médio de dias de trovoada por ano.
Os detectores de fumaça por ionização e os termovelocimétricos são apropriados para localização de foco de incêndios e transmissão de sinais de aviso para a central de alarme de incêndio.
Para proteger os condutores e o circuito contra correntes de curto-circuito, é adequado se utilizar fusível do tipo diazed.
Como proteção desse motor contra sobrecargas, é correto utilizar um relé bimetálico com faixa de operação de corrente de 70 A a 90 A.
Os eletrodos de aterramento de um SPDA devem ser instalados preferencialmente nos locais externos ao volume a proteger.
A figura a seguira presenta duas lâmpadas, dois disjuntores paralelos e um intermediário.

A ligação entre esses componentes que permite que as duas lâmpadas acendam ou apaguem ao mesmo tempo por meio da mudança de estado de qualquer um dos interruptores,é a apresentada em:
Observação:X‐Y (o traço entre X e Y indica uma conexão)
FASE‐1 | 2‐7 | 3‐8 | 5‐9 | 6‐10 | 4‐A | A‐C | B‐D | D‐NEUTRO |
FASE‐D | 2‐8 | 3‐7 | 5‐9 | 6‐10 | 4‐A | A‐C | B‐D | 1‐NEUTRO |
FASE‐1 | 2‐7 | 3‐9 | 5‐8 | 6‐10 | 4‐A | A‐1 | 4‐D | D‐NEUTRO |
FASE‐D | 2‐8 | 3‐7 | 5‐8 | 4‐10 | 6‐C | A‐1 | 4‐D | 1‐NEUTRO |
FASE‐1 | 2‐8 | 3‐7 | 5‐9 | 4‐10 | 6‐C | A‐C | B‐D | B‐NEUTRO |
Um disjuntor cuja corrente nominal seja de 20,0 A é apropriado para proteger o circuito.
Os disjuntores termomagnéticos possuem o disparador térmico para sobre‐correntes e o magnético para correntes de curto‐circuito. Esses disjuntores podem ter curvas de disparo do tipo B, C e D. De acordo com essa classificação, assinale a afirmativa correta.
Os disjuntores com curva do tipo B devem atuar para correntes de curto‐circuito entre 5 e 8 vezes a corrente nominal.
Os disjuntores com curva do tipo C devem atuar para correntes de curto‐circuito entre 15 e 20 vezes a corrente nominal.
Os disjuntores com curva do tipo C devem atuar para correntes de curto‐circuito entre 20 e 25 vezes a corrente nominal.
Os disjuntores com curva do tipo D devem atuar para correntes de curto‐circuito entre 10 e 20 vezes a corrente nominal.
Os disjuntores com curva do tipo B devem atuar para correntes de curto‐circuito entre 15 e 25 vezes a corrente nominal.
A proteção de linhas de transmissão de energia em anel é mais complexa que a proteção de linhas de distribuição de energia radiais, devido à possibilidade de a potência fluir nos dois sentidos na transmissão.
No esquema de ligação dos relés para implementação do sistema de proteção, os contatos em corrente contínua dos relés (esquemático em CC do sistema de proteção) devem ser ligados em paralelo.
Os para-raios de óxido de zinco instalados nas linhas de transmissão, nas entradas das subestações, visam fornecer proteção do sistema elétrico contra o efeito Corona.
Os relés de impedância, tipicamente instalados entre os enrolamentos primário e secundário de transformadores de potência de grande porte, permitem identificar fugas de corrente no isolamento do transformador.
O arranjo de subestação ilustrado na figura I abaixo possui alta confiabilidade, enquanto o arranjo mostrado na figura II possui baixa confiabilidade.

No dimensionamento de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), o método de Faraday é obrigatório para edificações com altura superior a 60 metros (NBR 5416). Nesse método, o projetista deve levar em consideração as seguintes prescrições:
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Sobre os dispositivos de proteção e sua aplicação, analise:
I. O DPS, sigla em inglês para disjuntor diferencial residual, é um dispositivo que protege os condutores do circuito contra sobrecargas e protege as pessoas contra choques elétricos.
II. O DR é um dispositivo de proteção contra surtos que protege as instalações elétricas e os equipamentos eletroeletrônicos contra sobre-tensões, independente da origem, podendo ser provenientes de manobras da concessionária ou descargas atmosféricas.
III. O interruptor diferencial residual é um dispositivo que liga e desliga manualmente o circuito e protege as pessoas contra choques elétricos.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
A proteção dos circuitos elétricos dos automóveis é feita através de:
Disjuntores.
Fusíveis.
Interruptores.
Todas as alternativas completam corretamente o enunciado da questão.
Nas faltas em que a intensidade de corrente seja superior a I0, somente o fusível deverá atuar.
Os condutores neutro e de proteção podem ser compartilhados, entretanto essa configuração prejudica o funcionamento de dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual.