Questões de Concurso sobre Simulação de sistemas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
12 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na execução de projetos de empreendimentos farmacêuticos industriais, para o êxito da implantação e minimização de custos de execução, uma sequência lógica das etapas do empreendimento deve ser seguida. Das alternativas a seguir, aquela que apresenta uma sequência logicamente CORRETA de etapas genéricas, com vistas ao êxito da implantação e a minimização de custos de execução do projeto do empreendimento farmacêutico industrial é:


A

definição do fluxograma de processo de produção, especificação e projeto dos equipamentos do processo de produção, especificação e projeto dos sistemas de utilidades, projeto da área de produção industrial.


B

construção da área de produção industrial, especificação dos sistemas de utilidades, especificação dos equipamentos de processo de produção, definição do fluxograma de processo de produção.


C

especificação dos sistemas de utilidades, especificação dos equipamentos de processo de produção, projeto da área industrial, definição do fluxograma de processo de produção.


D

definição do fluxograma de processo de produção, especificação e projeto dos equipamentos de processo de produção, projeto e construção do prédio de produção, especificação e projeto dos sistemas de utilidades.


E

definição do fluxograma de processo de produção, especificação e projeto dos sistemas de utilidades, especificação e projeto dos equipamentos de processo de produção, projeto e construção da área de produção industrial.

Ano: 2023
Prova: CESGRANRIO - TRANSPETRO - Profissional de Nível Superior - Área: Engenharia de Automação - 2023

Considere o diagrama de blocos abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


O modelo de estado associado ao diagrama de blocos é o seguinte:


A


B


C


D


E

Um sistema automatizado é composto por três elementos: 1 - Sistema de Energia; 2 - Programa de Instruções; e 3 - Sistema de Controle.


Considerando-se uma operação automatizada de torneamento, o programa de instruções


A

faz a parametrização das ferramentas.


B

é executado pelo sistema de controle.


C

carrega o material a ser usinado na máquina.


D

descarrega as peças usinadas da máquina.


E

depende do número de operações a serem executadas.

O modelo de um sistema de controle linear, de segunda ordem, sem zeros finitos, apresenta o diagrama da Figura a seguir, com dois polos complexos.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos valores mostrados no diagrama, a constante, conhecida como Razão de Amortecimento desse sistema, é igual a


A

1


B

0,8


C

0,6


D

0,4


E

0,2

Considere um sistema integrador puro em malha aberta e um controlador do tipo PI, com zero em -1, e a estrutura de malha fechada com realimentação unitária negativa composta por esses dois componentes no seu ramo direto.


Aumentando-se o ganho proporcional do PI, o amortecimento da malha fechada


A

aumenta sempre.


B

diminui sempre.


C

aumenta e volta a diminuir.


D

diminui e volta a aumentar.


E

não é alterado.

Em um sistema supervisório, é possível monitorar e controlar uma planta industrial, permitindo ações proativas a fim de melhorar a produtividade da planta.


A seguinte caracterização NÃO descreve adequadamente um sistema supervisório:


A

No sistema supervisório, o hardware e o software permitem ao operador ter informações em tempo real de um processo.


B

No sistema supervisório, os softwares gráficos recebem as informações dos controladores e demonstram em uma tela a situação de cada elemento que compõe o processo.


C

O sistema supervisório pode estar conectado à rede de comunicação de um ou mais controladores.


D

O sistema supervisório é ligado a uma máquina, a um equipamento ou até mesmo a um processo completo de fabricação.


E

O sistema supervisório permite total controle direto na máquina ou no equipamento de um determinado processo.

O Nível de Integridade de Segurança (SIL) de um Sistema Instrumentado de Segurança (SIS) consiste em:


A

uma medida que classifica a robustez física do equipamento, com SIL 4 sendo o mais resistente, e SIL 1, o mais frágil.


B

uma classificação que indica o nível de redução de risco que uma Função Instrumentada de Segurança (FIS) deve fornecer, com SIL 4 sendo o nível mais rigoroso, e SIL 1, o menos rigoroso.


C

uma classificação que indica o nível de complexidade do sistema, com SIL 1 sendo o mais complexo, e SIL 4, o menos complexo.


D

uma medida da frequência de manutenção do sistema, com SIL 1, necessitando de manutenção mais frequente, e SIL 4, menos frequente.


E

uma classificação que indica o tempo de resposta do sistema, com SIL 4 respondendo mais rapidamente, e SIL 1, mais lentamente.

Considere que uma empresa recebeu de um fornecedor um equipamento ou sistema, e verificou se eles atendem as especificações e os requisitos operacionais solicitados na sua encomenda.


O processo descrito é nomeado como


A

verificação de fornecimento


B

comissionamento


C

testes de operação


D

testes de validação


E

testes de conformidade

Os sistemas supervisórios são sistemas digitais para a monitoração e a operação da planta, gerenciando diversas variáveis do processo (sejam elas digitais ou analógicas). Normalmente são divididos em dois grandes grupos: as IHMs (Interfaces Homem-Máquina) e o SCADA (Sistema de Controle Supervisório e Aquisição de Dados, do inglês Supervisory Control And Data Acquisition). Em relação a esses dois grupos, considere as seguintes afirmações.


I - As IHMs normalmente se encontram no chão-de-fábrica, próximas aos equipamentos que estão sendo controlados/monitorados. São muito comuns no contexto de máquinas de comando numérico (CNC).

II - Os sistemas SCADA normalmente são implementados em computadores pessoais comuns. Sua comunicação pode ser feita diretamente com os CLPs e remotas em campo, ou pode-se ter uma estação responsável por centralizar os dados de comunicação da rede de controle e instrumentação e fornecê-los, via rede de comunicação, para as demais estações.

III - É comum que os sistemas SCADA tenham controle de acesso de usuários e exibam/permitam diferentes dados e comandos para diferentes níveis de usuários.

IV - Os sistemas supervisórios não são capazes de indicar alarmes e eventuais condições fora do padrão normal de operação.


É correto afirmar que


A

todas são verdadeiras.


B

apenas I e II são verdadeiras.


C

nenhuma é verdadeira.


D

apenas II e III são verdadeiras.


E

apenas I, II e III são verdadeiras.

Considerando as afirmativas abaixo:

I. Se x[n] for uma sequência de duração finita então a região de convergência (RDC) é todo o plano "z" exceto possivelmente em z = 0 e z = ∞.

II. Um sistema discreto linear e invariante no tempo cuja função de sistema tem como expressão algébrica não é casual.

III. O sinal de tempo discreto dado por sen não é periódico.

IV. Um sistema de tempo discreto, com função de sistema dada por: é estável.

Assinale o item que correspondem as afirmativas corretas.


A

I, II e III, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I e IV, apenas.

Com a finalidade de identificar a estabilidade de um sistema de controle, emprega-se em geral o método de Routh-Hurwitz. Então, considere um sistema a malha fechada com realimentação unitária, cuja função de transferência a malha aberta é dada por:



Analise as proposições abaixo em relação a este sistema:


I - A estabilidade marginal ocorre para K = 10

II - O sistema é estável para K > 10

III - O sistema sempre será instável.

IV - O sistema será estável para K > 0 e K < 10

V - O polinômio característico para construir a tabela de Routh é dado por


Assinale o item que correspondem as proposições corretas.


A

I, II e III, apenas.


B

II, III e V, apenas.


C

I, II e V, apenas.


D

I, III e V, apenas.


E

I, IV e V, apenas

 
 
Gerar simulado