Questões de Concurso sobre Análise de Correlação Canônica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A análise de correlação canônica é uma técnica estatística usada para:


A

verificar se os vetores de médias de duas populações são estatisticamente diferentes.


B

identificar agrupamentos naturais de observações com base em um conjunto de variáveis.


C

identificar variáveis latentes presentes em um conjunto de variáveis.


D

testar se as correlações lineares entre múltiplas variáveis presentes em um conjunto de variáveis são simultaneamente nulas.


E

avaliar a relação linear entre dois conjuntos de variáveis.

X e Y são variáveis aleatórias tais que


E[ X ] = 5, E[ Y ] = 3, Var[X ] = 16, Var[ Y ] = 4, E[ XY ] = 10.


O coeficiente de correlação entre X e Y é igual a


A

– 0,625.


B

– 0,240.


C

0,166.


D

0,348.


E

0,765.

Suponha que estimamos um modelo de regressão linear múltiplo com os regressores X1 e X2, pelo método dos mínimos quadrados. Em seguida, reestimamos o modelo com um terceiro regressor, X3, adicionado ao modelo original. Os coeficientes estimados de X1 e X2 permanecerão inalterados se:


A

A correlação amostral entre X1 e X2 é zero.


B

A correlação amostral entre X3 e X1 e entre X3 e X2 é zero.


C

A correlação amostral entre X3 e X1 é zero.


D

X1 é uma variável intercepta, isto é, um vetor de uns.


E

A correlação amostral entre X3 e X2 é zero.

Considere as seguintes afirmações relativas à Análise Multivariada:


I. A análise de Correlação canônica é considerada uma técnica de interdependência, isto é, nessa análise as variáveis em questão não podem ser consideradas como dependentes ou independentes.

II. O propósito básico da análise discriminante é estimar a relação entre uma variável dependente categórica com base em um conjunto de variáveis independentes métricas.

III. A análise de agrupamentos é uma técnica analítica cujo objetivo é classificar uma amostra de entidades (indivíduos ou objetos) em um número menor de grupos mutuamente excludentes, com base nas similaridades entre as entidades.

IV. A análise de correspondência usa o qui-quadrado para padronizar os valores de contingência e formar a base para a associação ou similaridade.

Está correto o que se afirma APENAS em


A

II e III.


B

I, II e IV.


C

II, III e IV.


D

I, III e IV.


E

I, II e III.

Considere as afirmações abaixo, relativas às técnicas de Análise Multivariada:

I. Na análise de correlação canônica, a ideia básica é resumir a informação de cada conjunto de variáveis resposta em combinações lineares, sendo que a escolha dos coeficientes dessas combinações deve ter como critério a minimização da correlação entre os conjuntos de variáveis resposta.

II. A análise de correspondência é adequada quando se quer examinar a relação entre variáveis categóricas nominais ou entre categorias dessas variáveis.

III. A análise de regressão múltipla é exemplo de uma técnica de interdependência.

É correto o que consta APENAS em


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e II.


E

II e III.

 
 
Gerar simulado