Questões de Concurso sobre Análise dos Componentes Principais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
29 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere um estudo realizado em que foi decidido aplicar a técnica de análise de componentes principais, e a matriz de covariâncias do vetor de variáveis aleatórias é dada por . Se Y1 é a primeira componente principal de , então, a variância de Y1 é igual a


A

1.


B

3.


C

4.


D

5.


E

6.

Sabendo que os preços daqueles alimentos na primeira cidade são, respectivamente, 25, 95, 75, 80 e 40, o escore total da segunda componente principal é igual a

A
41,25.

B
91,00.

C
109,15.

D
139,00.

E
218,75.

Em uma aplicação de Análise dos Componentes Principais é possível extrair:


A

Tantos fatores quantas variáveis existirem no modelo.


B

Mais fatores do que variáveis.


C

Mais variáveis do que fatores.


D

Sempre dois fatores.

Se, na análise de componentes principais, fossem utilizadas 5 variáveis quantitativas, então, a técnica geraria, no máximo, 3 componentes, se essas correspondessem a, pelo menos, 95% da variância explicada.


C
Certo

E
Errado

Considere as seguintes afirmações:

I. Na análise de componentes principais a informação contida em um vetor aleatório p-dimensional é substituída pela informação contida num vetor aleatório q-dimensional(q < p), de variáveis aleatórias correlacionadas, denominadas pelo nome de componentes principais.

II. O escalonamento multidimensional é uma técnica matemática apropriada para representar n elementos num espaço de dimensão menor que o original, levando-se em consideração a similaridade que os elementos têm entre si.

III. Na análise de agrupamentos nenhuma variável é definida como dependente ou independente.

Dentre as afirmações acima são verdadeiras APENAS


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e II.


E

II e III.

Considere que a técnica de análise de componentes principais tenha sido utilizada para reduzir as variáveis “número de artigos publicados pelo pesquisador”, “valor financiado” e “número de componentes da equipe” a apenas uma componente. Considere, ainda, que a variância explicada por essa única componente tenha sido igual a 85%. Nessa situação, o resultado da análise de conglomerado, com base nessa componente, será praticamente o mesmo resultado da análise em que se utilizaram as três variáveis citadas.


C
Certo

E
Errado

A análise de componentes principais é uma técnica da análise multivariada que permite formar um ranking dessas escolas com base nesses dados.


C
Certo

E
Errado
 
1
 
Gerar simulado