Questões de Concurso sobre Índice de Fisher

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
9 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A tabela abaixo apresenta os preços e as quantidades de três produtos durante os anos de 2010 a 2012.



Considerando 2010 como base, determine um Índice de preços para o ano de 2011, utilizando o método de Fisher, e assinale à opção que apresenta esse valor.


A

110,35


B

113,55


C

115,55


D

131,35


E

135,55

Conside os seguintes índices de preço:


Laspeyres: 1,22

Pasche: 1,19


Calcule o índice de preço de Fischer e assinale a opção correta.


A

1,02


B

1,12


C

1,20


D

1,45


E

1,87

Correlacione os nomes dos índices às suas respectivas características e assinale a opção correta.


INDICES


I- Laspeyres

II- Paasche

III- Fischer

IV- Marshall-Edgeworth

V- Drobish

VI- Divisia


CARACTERISTICAS


( ) Média harmônica ponderada de relativos, sendo os pesos calculados a partir dos preços e das quantidades dos bens no período atual.

( ) Média geométrica ponderada de relativos com o sistema de pesos fixos no período-base.

( ) Média ponderada de relativos, sendo os pesos determinados a partir dos preços e das quantidades dos bens no período-base.

( ) Média harmônica dos números índices de Laspeyres e Fischer.

( ) lndice agregativo ponderado no qual os pesos dos itens são dados pela média aritmética entre os pesos dos índices de Paasche e de Laspeyres.

( ) Média geométrica dos números-índices de Laspeyres e Paasche.

( ) Média aritmética entre os índices de Laspeyres e Paasche.


A

(II) (VI) (I) (-) (IV) (III) (V)


B

(I) (IV) (II) (V) (VI) (III) (-)


C

(I) (-) (III) (VI) (IV) (II) (V)


D

(III) (VI) (I) (-) (IV) (II) (V)


E

(II) (V) (I) (-) (III) (IV) (VI)

Assinale a opção que corresponde ao índice que satisfaz a propriedade de decomposição das causas.


A

Laspeyres.


B

Paasche.


C

Drobish.


D

Fischer.


E

Marshall-Edgeworth.

Em uma situação hipotética, o Departamento de Compras Governamentais do Estado do Piauí está realizando cotações para aquisição de mais de duzentos itens de materiais de escritório para a Administração pública e, para tanto, compara preços de bens adquiridos em 2012, ano da última compra, com os preços, desses mesmos bens, no ano corrente (2016). Além disso, leva em conta as variações de quantidade desses bens, que foram adquiridas em 2012 e que serão adquiridas agora. O ÍNDICE DE PREÇOS a ser utilizado, para determinar a variação de preços nesse período, levando em conta o critério da reversibilidade, em que o cálculo do índice de 2012 frente a 2016 multiplicado pelo cálculo do índice de 2016 frente a 2012 gera, como resultado, 1,0, é o índice


A

de Sauerbeck.


B

de Paasche.


C

agregativo simples.


D

de Laspeyres.


E

de Fischer.

Com relação ao ano de 2010, o produto do índice de preços de Fisher e do índice de quantidades de Fisher foi igual ao índice relativo de valor de vendas.


C
Certo

E
Errado

Seja X uma variável aleatória com distribuição N(μ, σ²). Suponha que uma amostra de tamanho n tenha sido tomada dessa distribuição. Nessa situação a matriz de informação esperada de Fisher toma a forma:


A


B


C


D


E

Ao se calcular uma regressão a partir de uma amostra contento 20 observações, foram encontrados os seguintes valores:

onde, entre parênteses, são mostrados os desvios-padrão dos coeficientes e F é resultado da estatística de Fisher-Snedecor. De acordo com os resultados pode-se afirmar que:


A

caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles não são significantes (menores que 1,0 ou ligeiramente maiores), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão não é válido, podemos afirmar que tal modelo apresenta MULTICOLINEARIDADE, heterocedasticidade e autocorrelação SERIAL.


B

em modelos como o apresentado não existe a possibilidade presença de MULTICOLINEARIDADE.


C

caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles não são significantes (menores que 1,0 ou ligeiramente maiores), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão é válido, identificaremos uma contradição que muito provavelmente é causada pela MULTICOLINEARIDADE entre as variáveis explicativas, superestimando a variância dos parâmetros e, assim, subestimando o resultado das estatísticas t.


D

caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles são significantes (maiores que 1,0), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão é válido, podemos afirmar categoricamente a existência de MULTICOLININEARIDADE entre as variáveis explicativas.

 
 
Gerar simulado