Questões de Concurso sobre Análises Clínicas

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.356 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre a determinação de pH, marque o item correto.


A

Variações de temperatura pouco influenciarão nas determinações de pH.


B

O eletrodo de vidro empregado na determinação de pH é o exemplo mais comum de eletrodos íon-seletivos.


C

A precisão da determinação de pH é geralmente maior quando são empregados papéis indicadores, em comparação com as determinações potenciométricas.


D

O recondicionamento de eletrodos para medição de pH não é recomendado em caso de respostas lentas do eletrodo, pois danifica mais ainda esse componente do peagômetro.


E

Para evitar variações nas medidas por degradação do eletrodo empregado na leitura de pH, as calibrações devem ser evitadas, devendo ocorrer de forma mensal ou quando o equipamento for desligado.

A condutividade é uma das determinações importantes na área de Ciências Farmacêuticas. Os conceitos relacionados a ela podem ser aplicados na análise de água. Marque a alternativa que possui uma afirmativa verdadeira sobre essa aplicação da condutimetria.


A

O dióxido de carbono, após solubilizado na água, pouco interfere na análise de condutimetria, pois ele é um gás.


B

A resistividade é uma medição diretamente proporcional à condutividade e complementa o processo de análise da água.


C

Permite estimar a presença de íons em uma amostra, uma vez que quanto maior a condutividade, menor a concentração dessa espécie química.


D

Para a água ultrapurificada, em geral os condutivímetros ou resistivímetros instalados nos equipamentos de purificação de água permitem uma leitura direta dessas variáveis, onde se espera o mínimo de condutividade e o máximo de resistividade.


E

O pH e a temperatura pouco influenciam na leitura de condutividade, bem como existem valores tabelados que permitem a correção de possíveis variações dessas condições de análise. Em caso de leituras em condições não controladas, facilmente se corrige o valor obtido no ensaio de medição da condutividade da água.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


O marcador sorológico inicial da infecção aguda pelo vírus da hepatite B é o ________ , que geralmente se torna detectável de 2 a 3 meses após a infecção. Passadas mais 4 a 6 semanas surgem anticorpos _________ acompanhados do aumento dos níveis de AST e ALT. Quando o paciente se recupera de uma infecção aguda surgem anticorpos _______ e IgG anti-HBe.


A

HBeAg/IgM anti-HBc/IgM anti-HBe


B

HBsAg/IgM anti-HBc/IgG anti-HBs


C

HBeAg/IgM anti-HBc/HBsAg


D

HBsAg/IgG anti-HBs/IgM anti-HBs


E

HBsAg/IgM anti-HBe/IgG anti-HBs

Assinale a resposta correta.


I) Aumento na proliferação de eosinófilos pode estar associado à policitemia vera e leucemia mielóide crônica.

II) Aumento no número de basófilos pode estar associado a infecções parasitárias e à asma.

III) A linfocitose (aumento no número de linfócitos) pode incluir tabagismo, infecções virais e leucemias linfoides.


A

I, II e III.


B

I e III.


C

II e III.


D

Somente II.


E

Somente III.

A determinação do colesterol total inclui:


A

Permanecer em jejum durante 8 – 10 horas.


B

Não há necessidade de abster-se de atividades físicas nas 24 horas que antecedem o exame.


C

Amostra de soro, plasma heparinizado ou sangue total.


D

Uso de medicamentos como contraceptivos orais e corticosteróides podem resultar em valores falsamente elevados.


E

A maioria dos métodos empregados para análise não inclui métodos enzimáticos.

Inúmeros laboratórios de pesquisa e rotina implantaram rapidamente a tecnologia de automação. Diante disto, assinale a alternativa INCORRETA, em relação a automação:


A

A automação propicia alta exatidão para os imunoensaios.


B

Testes automatizados do tipo imunoenzimáticos ou de quimiluminescência não são empregados na determinação de proteínas plasmáticas.


C

Os equipamentos automatizados realizam “menu” de testes, como: marcadores tumorais, cardíacos, tireoide, diabetes, fertilidade, anemias e sorologia para doenças infecciosas, entre outras.


D

A automação visa: a padronização do procedimento, redução de custo, do trabalho técnico, tempo, processamento técnico; Favorece o aumento da produtividade, melhoria nos parâmetros de qualidade e eliminação de erros na entrada.

Acerca dos principais cocos Gram-positivos que possuem grande importância médica, assinale a opção correta:


A

Estafilococos são cocos esféricos que, em geral, aparecem aglomerados no formato de cachos em esfregaços corados e crescem bem em qualquer meio nutridor que contenha peptona, em condições aeróbicas e anaeróbicas.


B

Os estreptococos são cocos Gram-positivos, esféricos, ovoides ou em forma de lanceta, vistos frequentemente em pares ou cadeias e aeróbios estritos.


C

Os estreptococos podem ser classificados de acordo com a reação hemolítica que produzem em ágar sangue, sendo o S. pyogenes o patógeno a-hemolítico de maior importância clínica.


D

O S. aureus pode ser diferenciado de outras espécies de estafilococos por sua capacidade de produzir catalase.


E

Alguns estreptococos não são capazes de provocar hemólise e são chamados de γ-hemolíticos, deste grupo o S. pneumoniae.

Analise as afirmativas abaixo acerca do complexo M. tuberculosis.


I - As micobactérias coram-se intensamente com fucsina e são resistentes à descoloração com álcoois e ácidos fortes devido ao alto conteúdo de polissacarídeos em sua parede celular.

II - Os meios de cultura para micobactérias podem ser solidificados à base de ovos ou à base de ágar, sendo o meio de Lowestein-Jensen, à base de ágar, mais amplamente empregado.

III - Em esfregaços corados pela coloração de Gram, a maioria das micobactérias aparece como bacilos Gram-positivos, no entanto alguns bacilos não captam nem o cristal violeta nem a safranina e são vistos como "Gram-neutros" ou "Gram-fantasmas".


Assinale a opção correta.


A

Apenas a afirmativa I é verdadeira.


B

Apenas a afirmativa III é verdadeira.


C

Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


E

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Analise as afirmativas abaixo em relação a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).


I - A CLAE em fase normal é efetuada mediante a eluição de uma coluna empacotada com sílica, que é hidrofóbica, com uma fase móvel polar.

II - Na CLAE em fase normal, ao aumentar a polaridade da fase móvel, os solutos não polares são eluídos mais rapidamente, enquanto os solutos polares são mais retidos.

III- Na CLAE em fase reversa a hidrofobicidade da fase estacionária é atingida revestindo-se o suporte da sílica, sendo as fases mais comuns os alquil-silanos.

IV - Em geral, os solutos polares têm tempos de retenção curtos na fase reversa, enquanto compostos apolares são retidos.


Assinale a opção correta.


A

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.


C

Apenas a afirmativa I é verdadeira.


D

Apenas a afirmativa IV é verdadeira.


E

Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.

O exame microscópico direto de uma amostra clínica composta por raspados de lesão de pele, clarificada com KOH, evidenciou a presença de um fungo com as seguintes descrições: "Muitas hifas curtas misturadas com células esferoidais em brotamento." De acordo com as informações acima, é correto afirmar que trata-se do fungo:


A

Trichophyton sp.


B

Trichosporon beigelli.


C

Paracoccidioides brasiliensis.


D

Malassezia furfur.


E

Microsporum sp.

A injeção sem divisão de fluxo (“splitless”) na cromatografia gasosa apresenta relação direta com que parâmetro de otimização e/ou desenvolvimento analítico?


A

Sensibilidade.


B

Especificidade.


C

Precisão.


D

Estabilidade.


E

Efeito matriz.

A amostra de aspirado de seios nasais para o diagnóstico de sinusite, para ser remetida para outro laboratório, deve estar


A

congelada.


B

preservada em álcool polivinílico.


C

em solução de transporte com salina iodada.


D

em gelo seco.


E

à temperatura ambiente.

O caldo lactosado com tubo de Durham que acumula gás é usado para diagnosticar a bactéria


A

Staphylococcus aureus.


B

Enterococcus faecalis.


C

Klebsiella oxytoca.


D

Salmonella typhimurium.


E

Yersinia enterocolitica.

Na análise microscópica de uma extensão sanguínea, a presença de corpúsculos de Auer é um achado útil no diagnóstico de que patologia?


A

Leucemia linfoide aguda.


B

Leucemia mieloide aguda.


C

Leucemia mieloide crônica.


D

Policitemia vera.


E

Mielofibrose.

Quanto à realização do exames parasitológico de fezes, assinale V para verdadeiro e F para falso:


( ) Tanto helmintos quanto protozoários podem infectar ou colonizar o trato intestinal e urogenitário.

( ) As amostras fecais não devem conter medicamentos com óleo mineral e antibióticos.

( ) As fezes de consistência mole ou semi-sólidas devem ser analisadas em até uma hora após a evacuação.

( )É recomendável exame de três amostras em cada dia, durante três dias consecutivos.

( ) Técnicas de exame de fezes incluem análise macroscópica, exame direto a fresco com solução fisiológica e iodo e concentração com formol a 10%.


A

V – V – V – F - V


B

V – V – V – V - V


C

F – V – F – F – F


D

F – F – F – F – F


E

V – V – V – V – F

No diagnóstico laboratorial da Dengue, é INCORRETO afirmar que:


A

O diagnóstico definitivo é realizado através dos métodos de isolamento de vírus, do antígeno viral ou detecção de seu RNA no soro ou tecido dos pacientes.


B

Atualmente, ELISA é o teste mais utilizado na rotina diagnóstica devida á alta sensibilidade e praticidade, mas exibe uma reatividade cruzada entre os sorotipos, que permite a identificação do sorotipo responsável pela infecção.


C

A detecção de anticorpos é bastante empregada para fins de diagnóstico feita por várias metodologias, como a inibição de hemaglutinação, fixação de complemento, neutralização, ELISA por captura de IgM e ELISA IgG.


D

Diagnóstico rápido pode ser realizado por coloração imunocitoquímica de células mononucleares do sangue periférico. Outra técnica rápida utilizada é RT­PCR, com primers sorotipo­específicos e análise das sequências amplificadas por eletroforese em gel de agarose.

Quem trabalha em laboratório está diariamente em contato com produtos químicos, potencialmente perigosos, cujos efeitos geralmente se apresentam logo após eventuais acidentes, que podem ocorrer de diversas maneiras, inclusive por ingestão acidental. Neste caso, o acidente está mais comumente relacionado ao/à:


A

contato direto com a pele.


B

inalação de vapores.


C

quebra de recipiente com derramamento de líquido.


D

inalação de pós finos.


E

pipetagem com a boca.

A técnica de PCR, reação em cadeia da polimerase, é considerada uma técnica revolucionária no âmbito da biologia molecular. Dentre suas vantagens, assinale a única alternativa INCORRETA.


A

Necessidade de pequenas quantidades de DNA.


B

Grande número de cópias de sequências específicas, amplificadas simultaneamente.


C

A possibilidade de se utilizar DNA degradado a fragmentos de algumas centenas de pares de bases.


D

Permite a separação de misturas de mais de 4 indivíduos no caso de uma contamina


E

A existência de kits comerciais para a sua realização.

Sobre as frações do colesterol total é correto afirmar:


A

Valores maiores para lipoproteínas de alta densidade (HDL) aumentam a prevalência de doenças vasculares.


B

Valores elevados não incluem o alcoolismo e hepatites.


C

Valores reduzidos não incluem diabetes melito e doença renal.


D

As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) são formadas em grande parte pelas proteínas de densidade intermediária (VLDL).


E

O risco coronariano não associa o colesterol total e o HDL.

Uma das principais ferramentas de trabalho do farmacêutico clínico reside no prontuário do paciente e na prescrição médica. Em relação aos aspectos que devem ser verificados pelo farmacêutico na avaliação destes documentos, de acordo com Ferracini (2010), assinale a opção correta.


A

Na análise da prescrição médica de pacientes pediátricos, a dose é uma função do peso da criança e varia de indivíduo para indivíduo.


B

A incompatibilidade química é o termo usado quando há precipitado, alteração de viscosidade, alteração da solubilidade ou interação com o recipiente, entre outros.


C

Os medicamentos não-padronizados, apesar de passarem por um processo de compra demorado e oneroso, representam o mesmo risco de eventos adversos que os medicamentos padronizados.


D

Certos medicamentos podem interferir no aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos e resultar em alterações do paladar e do apetite.


E

Os únicos eventos adversos relacionados à descrição incorreta dos medicamentos são a troca da via de administração, da dose, da frequência e do horário.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado