Questões de Concurso sobre Análises Clínicas

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.356 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo Henry (2012), com relação à malária, é correto afirmar que


A

indivíduos da raça negra com traço falciforme são mais susceptíveis à malária causada pelo P.falciparum.


B

indivíduos que não apresentam certos determinantes do grupo sanguíneo Duffy são protegidos contra infecções por P.vivax.


C

nos estágios iniciais da doença, os episódios febris ocorrem regularmente.


D

P.ovale causa a quartã maligna.


E

a maioria dos casos fatais de malária é devida ao P.vivax.

Os instrumentos com canais múltiplos utilizados atualmente na realização das contagens celulares baseiam-se em vários princípios. Marque o princípio da técnica onde as células que passam por uma abertura são registradas por pulsos de voltagem.


A

Citoquímica.


B

Dispersão de luz.


C

Impedância elétrica.


D

Imunofluorescência.

O exame empregado no monitoramento da glicemia dos pacientes diabéticos portadores de hemoglobinopatias é:


A

hemoglobina glicada.


B

frutosamina.


C

galactose.


D

lactose.

Identifique a opção que agrupa medidas importantes e eficazes para que os testes rápidos sejam implantados com segurança no ambiente de assistência ao paciente.


A

Treinamento de funcionários e elaboração de manual de procedimento.


B

Registro dos valores de referência e processamento de amostras.


C

Implantação do manual de biossegurança e calibração das centrífugas.


D

Manutenção dos equipamentos do laboratório e elaboração dos POPs.

Ano: 2016
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Farmacêutico Bioquímico - 2016

Das opções citadas abaixo uma não se classifica como vantagem decorrente do uso da automação em laboratório Clínico:


A

Aumento na qualidade das etapas pré-analíticas.


B

Redução na taxa de erros.


C

Aumento de lesões por esforços repetitivos.


D

Redução dos custos.

A enzima, cujo aumento da atividade ocorre quando há algum dano celular, como no infarto do miocárdio e pulmonar. Serve ainda para fazer diferenciação entre exsudato e transudato é:


A

Amilase.


B

Lipase.


C

Lactato Desidrogenase.


D

Aspartato Transaminase.

Ano: 2016
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Farmacêutico Bioquímico - 2016

O teste intradérmico utilizado para avaliação da exposição do paciente ao Mycobacterium tuberculosis, cujo resultado positivo não deve ser considerado diagnostico de doença.


A

PPD.


B

BCG.


C

IgG.


D

IgM.

Segundo Henry (2012), assinale a opção que indica, dentre as Enterobacteriacea, a bactéria que apresenta reações de urease, lisina descarboxilase e indol positivas.


A

Citrobacter freundii.


B

Klebsiella pneumoniae.


C

Escherichia coli.


D

Proteus mirabilis.


E

Klebsiella oxiytoca.

Para avaliar a coagulação de um paciente, os primeiros testes a ser realizados são:


A

Agregação de plaquetas.


B

Leucograma e dosagem de fibrinogênio.


C

Tempo de sangramento e contagem de plaquetas.


D

Determinação do número de eritroblastos.


E

Nenhuma das anteriores

Para identificação de microbactérias o método de coloração empregado é:


A

Gram.


B

Albert-Laybourn.


C

Fontana Triboudeau.


D

Zeihl-Neelsen.


E

Nenhuma das anteriores

A prova do laço é um teste complementar feito durante a coleta de sangue para:


A

Lipidograma completo


B

Teste de coombs direto


C

Hemograma completo


D

Coagulograma completo


E

Nenhuma das anteriores

Um teste de pirogênios foi realizado em uma solução injetável com o seguinte resultado:

Coelho

Temperatura de controle (oC)

Temperatura máxima durante o teste (oC)

Aumento da temperatura (oC)

1

39,3

39,2

0,0

2

39,0

39,6

0,6

3

39,1

39,5

0,4

De acordo com o resultado apresentado, o produto em análise


A

está de acordo com o teste e, portanto, aprovado.


B

deverá ser analisado utilizando-se outros cinco coelhos.


C

está em desacordo com o teste e, portanto, reprovado.


D

deverá ser analisado novamente, pois o teste foi inválido.

A acreditação de laboratórios analíticos é realizada segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Nessa Norma, estão descritos os requisitos técnicos e gerenciais para os laboratórios de ensaio e calibração. Dentre os requisitos da Direção, estão as diretrizes para subcontratação de ensaios e calibrações. Considerando essa Norma, leia as seguintes afirmações sobre a subcontratação de ensaios e calibrações.

I Quando um laboratório subcontrata trabalhos, seja por razões imprevistas, ou de forma contínua, esses trabalhos devem ser repassados para um subcontratado competente. Um subcontratado competente é aquele que possu i notório saber para executar o serviço em questão.

II O laboratório deve informar a subcontratação ao cliente, por escrito, e, quando apropriado, obter a aprovação do cliente, preferencialmente por escrito.

III O laboratório é responsável perante o cliente pelo trabalho subcontratado, exceto no caso em que o cliente ou uma autoridade regulamentadora especificar o subcontratado a ser usado.

IV O laboratório deve manter cadastro de todos os subcontratados que ele utiliza para ensaios e/ou calibrações, assim como registro de evidência de conformidade com a Norma para o trabalho em questão.

Das afirmativas, estão corretas


A

I e IV.


B

II e III.


C

I, II e III.


D

II, III e IV.

Os testes de contagem do número total de micro-organismos mesofílicos e pesquisa de microorganismos patogênicos são preconizados pela Farmacopeia Brasileira para produtos farmacêuticos não estéreis. Com relação ao teste de contagem, há um limite máximo pr econizado para cada categoria de produto farmacêutico existente. Na tabela a seguir, apresenta -se o resultado de um teste de contagem microbiana em um produto líquido não estéril:

Diluição

Colônias por placa

1:10

190

1:10

200

1:100

30

1:100

32

O número de unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro deste produto é


A

4,5 x 102 UFC/mL.


B

1,0 x 104 UFC/mL.


C

2,5 x 103 UFC/mL.


D

1,1 x 102 UFC/mL.

O exame microscópico qualitativo realizado nas fezes, útil na avaliação dos pacientes com diarreia crônica e suspeita de síndrome de má absorção intestinal refere-se a pesquisa de:


A

Gorduras.


B

Glicose.


C

Leucócitos.


D

Hemácias.

Na análise microscópica de um sedimento urinário obtido a partir de uma urina ácida, foi observada a presença de cristais em formato de placas hexagonais incolores, observou-se também que tais cristais dissolveram-se tanto em água amoniacal quanto em solução de ácido hidroclorídrico diluído. Qual dos cristais abaixo apresenta tais características?


A

Ácído úrico.


B

Cistina.


C

Leucina.


D

Trifosfato.


E

Sulfadiazina.

De acordo com Mendhan (2008), com relação às análises químicas, a validade dos resultados é dependente da qualidade e da integridade da amostra, assim como da etapa de separação ou concentração da amostra que deve ser feita antes da análise propriamente dita. As técnicas de separação são classificadas em dois grupos principais: separação em grande escala e separação com instrumentos. Assinale a opção que apresenta somente técnicas de separação com instrumentos.


A

Cromatografia com fase gasosa, cromatografia em camada fina e liofilização.


B

Cromatografia em camada fina, extração com solvente e cristalização.


C

Destilação, cromatografia em camada fina e precipitação.


D

Destilação, eletroforese e precipitação.


E

Cromatografia em camada fina, eletroforese e cromatografia com fase gasosa.

Durante a rotina de realização dos hemogramas e exames bioquímicos complementares dos pacientes de um hospital de alta complexidade, um farmacêutico analista clínico se deparou com a seguinte situação: paciente com histórico de inexplicáveis manifestações de doença hepática, presença de baixos níveis de hemoglobina, anisocitose, eritrócitos heterogêneos, coexistindo populações microcítica e hipocrômica com normocítica e normocrômica, acrescido de elevações nos níveis de ferro sérico, ferritina e índice de saturação da transferrina. Pautado nas informações anteriores, o paciente em questão apresenta provável diagnóstico de


A

anemia de doenças crônicas.


B

anemia sideroblástica.


C

anemia ferropriva em instalação.


D

anemia ferropriva instalada.


E

anemia perniciosa.

O paciente V.A.S.R., 45 anos, sexo masculino, com histórico de implantação de prótese valvar cardíaca, foi admitido em serviço de saúde com queixas de fraqueza, indisposição, palidez, tontura e cefaleia. Os exames laboratoriais do paciente apresentaram os seguintes resultados: contagem de hemácias = 4.500.000/mm3, VCM = 77,8 fL, HCM = 23,3 pg, CHCM = 30 g/dL, Hemoglobina = 10,5 g/dL, contagem de leucócitos = 5.000/mm3, contagem de plaquetas = 300.000/mm3, contagem de reticulócito = 150.000/mm3, bilirrubina direta = 0,2 mg/dL, bilirrubina total = 2,2 mg/dL, TGO = 58 U/L, TGP = 35 U/L, creatinina sérica = 0,9 mg/dL, ureia = 28 mg/dL. Baseado nos sintomas e resultados dos exames laboratoriais relatados assinale a assertiva correta quanto à condição clínica do paciente citado.

LEGENDA: VCM = volume corpuscular médio; HCM = hemoglobina corpuscular média; CHCM = concentração de hemoglobina corpuscular média; TGO = transaminase glutâmico-oxalacética; TGP = transaminase glutâmico pirúvica.

VALORES DE REFERÊNCIA: contagem de hemácias = 4,2 a 6,5 milhões/mm3; VCM = 76 a 96 fL; HCM = 27 a 32 pg; CHCM = 32 a 36g/dL ; contagem de leucócitos = 4.000 a 9.000/mm3; contagem de plaquetas = 150.000 a 400.000/mm3; contagem de reticulócitos = 25.000 a 75.000/mm3; bilirrubina direta = até 0,2 mg/dL; bilirrubina total = 0,3 a 1,2 mg/dL; TGO = até 50 U/L; TGP = até 50 U/L ; creatinina = 0,7 a 1,2 mg/dL; ureia = 15 a 45 mg/dL.


A

A partir das informações descritas, é possível concluir que o paciente apresenta complicações renais e hepáticas que justificam os sintomas relatados.


B

É possível perceber que o paciente apresenta estágio inicial de patologia hepatobiliar, fato constatado pela discreta elevação dos níveis de aspartato aminotransferase.


C

Os sintomas do paciente são resultado de complicações cardíacas, pois além do histórico favorável para a ocorrência de novos eventos cardiovasculares, a elevação da TGO deste paciente decorre de um quadro de insuficiência cardíaca congestiva.


D

Considerando a elevação da bilirrubina indireta e a contagem de reticulócitos alterada, pode-se afirmar que ocorre quadro de anemia hemolítica com hemólise extravascular que justifica os sintomas e demais alterações laboratoriais do paciente.


E

Analisando os resultados dos parâmetros hematológicos do paciente, nota-se a presença de um processo infeccioso instalado, que, por sua vez, justifica os sintomas e as alterações nos demais parâmetros bioquímicos analisados.

A espectrofotometria é bastante utilizada em metodologias aplicadas às Ciências Farmacêuticas. Das análises clínicas, passando pelas análises bromatológicas, até a análises de medicamentos, existem diversas técnicas e monografias desenvolvidas para essas finalidades. Sobre essa técnica analítica, marque o item correto.


A

A técnica fotométrica de espectrofotometria é capaz de determinar a quantidade de luz que é refletida pela amostra testada.


B

As correlações entre a transmitância de uma amostra e a absorbância obedecem uma relação matemática logarítmica.


C

Nas determinações espectrofotométricas, as cores complementares devem ser evitadas, permitindo uma melhor absorção da luz e uma leitura mais confiável da amostra.


D

A lei de Lambert-Beer estabelece relações entre concentração e absorbância em amostras cuja radiação policromática passa por uma solução levemente diluída ou concentrada.


E

As determinações realizadas em comprimentos de onda na faixa do ultravioleta produzem cores visíveis ao olho humano e que o aparelho detecta, permitindo correlacionar a cor com a concentração do analito de interesse.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado