Questões de Concurso sobre Jürgen Habermas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
22 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A partir do entendimento das bases conceituais da “Teoria do Agir Comunicativo”, de Jüngen Habermas, analise o trecho a seguir:


“Para Habermas, a modernidade é marcada por um processo ambivalente de racionalização. Enquanto o(a) ____________ constitui o espaço simbólico de socialização, cultura e construção de sentido, está progressivamente ameaçado pela ____________, processo pelo qual os mecanismos sistêmicos — como dinheiro e poder — passam a organizar as relações interpessoais. A proposta habermasiana para resistir a esse processo patológico está ancorada na noção de ____________, forma de interação na qual os participantes, por meio da linguagem, buscam um entendimento mútuo orientado por pretensões de validade como verdade, correção normativa, sinceridade e inteligibilidade”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

sistema – racionalização formal – agir teleológico


B

espaço público – burocratização normativa – agir dramatúrgico


C

mundo objetivo – reificação sistêmica – agir regulado por normas


D

tradição cultural – tecnificação comunicativa – ação estratégica


E

mundo da vida – colonização – agir comunicativo

Segundo Pinzani (2009), Júrgen Habermas considera que a linguagem tem um papel central na formação das relações sociais e dos indivíduos tomados separadamente. Desse modo, a perspectiva habermasiana é a de que:


A

A sociedade engloba o indivíduo até à dissolução de sua subjetividade.


B

A identidade do indivíduo é gerada por um processo de socialização.


C

O indivíduo não é capaz de inovar processos sociais pelo meio da linguagem.


D

Linguagem e racionalidade não têm uma relação direta, uma vez que a linguagem é repositório de patologias não racionalizáveis.


E

O desenvolvimento da individualidade não tem relação direta com o desenvolvimento social.

As relações entre liberdade e igualdade são centrais em teorias contemporâneas da democracia. De acordo com as concepções de John Rawls, Jürgen Habermas e Nancy Fraser, assinale a alternativa correta.


A

John Rawls argumenta que a liberdade básica deve ter prioridade sobre a igualdade, mas admite desigualdades sociais se estas beneficiem os menos favorecidos e não comprometam a igualdade de oportunidades.


B

Jürgen Habermas defende que a liberdade política pode ser exercida plenamente, independentemente da igualdade material, desde que o processo deliberativo seja acessível a todos.


C

Nancy Fraser sustenta que a redistribuição econômica é suficiente para assegurar a justiça democrática, sendo o reconhecimento cultural uma dimensão secundária e opcional.


D

John Rawls propõe que a igualdade de oportunidades deve ser garantida universalmente, mesmo que isso implique a restrição de liberdades individuais em nome do bem coletivo.


E

Jürgen Habermas considera que liberdade e igualdade são conceitos independentes e que a legitimidade democrática depende exclusivamente da proteção da liberdade individual.

Habermas participou ativamente do grande debate do século XX sobre a modernidade e a pós-modernidade.


Sobre essa controvérsia, Habermas defende


A

as teses de Lyotard contra a universalidade moderna.


B

a modernidade iluminista contra o neoconservadorismo pós-moderno.


C

o criticismo pós-moderno contra a noção de verdade racional.


D

as teorias pós-hegelianas do fim da filosofia contra os nietzschianos.

O filósofo Jürgen Habermas, ao propor sua ética do discurso, estabelece fundamentos que têm sido aplicados à compreensão da ética no serviço público. Considere o caso hipotético a seguir:

Um técnico de enfermagem de um consórcio interfederativo de saúde identifica que determinados medicamentos estão sendo distribuídos aos usuários com prazo de validade expirado. Ao verificar a situação, descobre que houve falha no sistema informatizado de controle de estoque, o qual não emitiu alertas sobre o vencimento. O problema afeta diversos municípios consorciados, mas não há ainda registro de incidentes com pacientes. Sua chefia imediata sugere sigilo temporário até que o problema seja corrigido internamente.


Considerando os princípios éticos aplicáveis ao serviço público e às responsabilidades funcionais, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada do servidor:


A

Acatar a orientação da chefia imediata, considerando que a relação hierárquica pressupõe obediência e que o problema identificado deve ser resolvido primeiramente pelas vias internas, evitando exposição negativa da instituição aos usuários e aos órgãos fiscalizadores.


B

Elaborar relatório detalhado da situação e encaminhar exclusivamente à Ouvidoria do consórcio, abstendo-se de outras comunicações até manifestação oficial deste órgão, preservando assim o devido processo administrativo interno antes de medidas mais amplas.


C

Documentar formalmente a situação identificada, comunicar imediatamente às instâncias competentes de vigilância sanitária e contribuir ativamente para o estabelecimento de protocolos de recall dos medicamentos afetados, garantindo transparência e privilegiando a segurança dos usuários do serviço.


D

Consultar o conselho profissional de sua categoria para orientações específicas sobre como proceder, postergando qualquer comunicação institucional até receber parecer formal do órgão de classe, protegendo-se assim de possíveis sanções éticas profissionais.


E

Propor à chefia uma solução intermediária, sugerindo um prazo determinado para correção interna do problema antes de comunicação externa, estabelecendo assim um compromisso entre a resolução administrativa e a responsabilidade sanitária.

“O direito é ao mesmo tempo: um sistema de saber e um sistema de ação; ele pode tanto ser entendido como um texto repleto de proposições e interpretações normativas quanto como uma instituição, isto é, como um complexo de regulamentações da ação” (HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade. São Paulo: Unesp, 2020).


Habermas busca, em “Facticidade e validade”, solucionar o paradoxo da geração da legitimidade jurídica baseada na legalidade. Para realizar essa tarefa, o autor utiliza-se de uma:


A

Teoria antropológica do direito.


B

Crítica da economia política.


C

Concepção de Estado fundada no direito natural.


D

Hermenêutica jurídica aplicada estritamente ao direito positivo.


E

Teoria discursiva do direito.

Em Facticidade e validade, Jürgen Habermas apresenta um modelo de política deliberativa que coloca ênfase em um princípio racional que se refere às normas de ação em geral. Esse princípio é:


A

O princípio da moral.


B

O princípio do direito.


C

O princípio do discurso.


D

O princípio da isonomia.


E

O imperativo categórico.

O filósofo contemporâneo alemão Habermas, inspirado em Peirce, tecendo críticas aos positivistas, buscou elaborar uma teoria da verdade enquanto consenso, procurando considerar o conhecimento comunicativo.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão

(Ciclo Esfera Pública Digital – ACOP. Disponível em: compolitica.com.)


“Os dispositivos das novas tecnologias de comunicação e informação, interativos e multifuncionais, têm sido frequentemente notados como recursos para fortalecer o processo democrático. A internet oferece uma grande variedade de informações, não apenas material de origem oficial. Reduz os custos da participação política e permite envolver diferentes parceiros de interlocução desde a troca de e-mails numa base cidadão-cidadão, os chats e os grupos eletrônicos de discussão, até as amplas conferências. Isso significa um potencial de interação inédito se comparado com os veículos de comunicação tradicionais. A rede pode proporcionar um meio através do qual o público e os políticos podem se comunicar, trocar informações, consultar e debater, de maneira direta, rápida e sem obstáculos burocráticos. No domínio da sociedade civil, não há dúvidas de que as comunidades virtuais estão criando plataformas suplementares, importantes, para a participação política.”


Jürgen Habermas é um dos pensadores mais influentes do pós-guerra. Seu pensamento abarca diversos temas – direito, política, história, ética – que se entrecruzam chegando, finalmente, a um único ponto: o homem e a sociedade. Utiliza, dentre outras terminologias, a expressão “esfera pública”, presente nas discussões da atualidade, como foi possível perceber. Dentre as ideias preconizadas por esse filósofo, é possível apontar:


A

A defesa radical ao racionalismo como única forma de se superar as desigualdades impostas pelo capitalismo.


B

A construção de uma ética da obrigação, baseada nos imperativos categóricos e na disposição natural do homem para a vida social.


C

A teoria de que os seres humanos fazem das palavras a própria linguagem seria a ferramenta necessária para a transformação do mundo.


D

A ideia de que uma sociedade equânime e tolerante só seria possível através de um regime governamental forte e de uma religião libertária.

Para Habemas, o sujeito não deve fazer valer uma lei universal, mas sim buscar através de um consenso novos valores para uma sociedade justa, não visando seus objetivos pessoais, mas sim comum a todos que nela vivem.

O texto acima refere-se a ação comunicativa que significa:


A

aceitação ou refutação de ideias modificando ou retirando valores, ajudando em tornar uma sociedade mais livre para fazer suas escolhas.


B

aceitação de valores que foram passados pela religião e culturas, e que de modo nenhum podem ser refutados.


C

a linguagem e a comunicação que fazem os indivíduos aceitarem as imposições que lhes são feitas.


D

que o consenso não permite que normas e valores tragam novos benefícios a uma coletividade.


E

a linguagem não pode ser vista como uma forma de ação.

Os filósofos de orientação marxista reinterpretaram o conceito de ideologia a partir das novas circunstâncias da vida contemporânea, entre eles, Jürgen Habermas. Sob a perspectiva de Jürgen Habermas, acerca do “agir comunicativo”, é adequado afirmar que:


A

As tarefas e habilidades, no contexto do agir comunicativo, repousam principalmente sobre as regras econômicas ditadas pelos grupos hegemônicos.


B

O agir comunicativo refere-se à cosmogonia.


C

O agir comunicativo, diferentemente da ideologia, não está presente no cotidiano de muitas pessoas.


D

O agir comunicativo refere-se ao mundo da vida e baseia-se nas regras da sociabilidade.

Sobre a “Ética do Discurso” de Habermas, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo.

( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem.

( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista.

( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


A
F, F, F, F.

B
F, V, V, V.

C
V, V, V, F.

D
V, F, F, V.

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais”.

As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica

I. concentrada na operacionalização das políticas públicas.

II. de purificação da contradição entre aparência e essência.

III. dependente da contraposição sujeito e objeto.

IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.

Estão corretas somente as complementações contidas em


A
I e II.

B
I, III e IV.

C
II.

D
III e IV.

Habermas desenvolve em seu livro “Direito e Democracia” uma fundamentação do Estado Democrático de Direito, que leva em conta tanto um mundo pós-convencional quanto a necessidade de limitar as mazelas provocadas pelo poder econômico e político.


Leia as afirmações sobre “Direito e Democracia”.


I) Não se pode ter nem manter um Estado de direito sem democracia radical.

II) O direito tem sua legitimidade esgotada no cumprimento legal para criação de leis.

III) Com o direito democrático busca-se recuperar e conservar uma solidariedade social.

IV) A possibilidade de justificar o direito moderno a partir das ideias de direitos humanos e do princípio da soberania do povo releva que se trata de elementos concorrentes.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.


A

I e IV


B

I e III


C

I, II e IV


D

III e IV


E

II e III

Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo.


A

A semântica linguística;


B

A crítica da razão instrumental;


C

A ética do discurso;


D

A pragmática linguística;


E

A subjetividade comunicativa.

Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas.


Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo.


I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada.

II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso.

III) A correção moral é imanente à justificação.

IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação.

V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.


A

I, III e V


B

II e IV


C

IV e V


D

III, IV e V


E

I, II e III

Dentre as alternativas abaixo relacionadas, indique qual noção teórica é utilizada para fundamentar a argumentação utilizada na seguinte citação:


“O discurso ideológico é o discurso dogmático, não-crítico, que resiste à interpelação, que é incapaz de explicitar seus fundamentos, de apresentar suas justificativas. Não é apenas pelo que diz, que pode ser considerado ideológico, mas principalmente pelo modo como diz. Nesse sentido, a ideologia não se contrapõe à ciência, a um saber verdadeiro, não-ideológico, mas sim à crítica, ao questionamento, à possibilidade de oferecer justificativas à interpelação, à possibilidade de ter pressupostos examinados".


(MARCONDES, Danilo. Filosofia, Linguagem e Comunicação. São Paulo: Cortez, p.124-125).


A

A noção de narrativa de Paul Ricoeur.


B

A noção de ideologia de Destutt de Tracy.


C

A noção de ideologia de Marx e Engels.


D

A noção de ação comunicativa de Jürgen Habermas.


E

A noção de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein.

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)


A

liberdade humana, que consagra a vontade.


B

razão comunicativa, que requer um consenso.


C

conhecimento filosófico, que expressa a verdade.


D

técnica científica, que aumenta o poder do homem.


E

poder político, que se concentra no sistema partidário.

Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.

HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança


A

a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.


B

a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.


C

a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.


D

a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.


E

o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.

Habermas elabora sua teoria da ação comunicativa na perspectiva de potencializar a razão instrumental desenvolvida na sociedade moderna.


C
Certo

E
Errado
 
 
Gerar simulado