Questões de Concurso sobre Racionalismo

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
51 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Objetividade é um dos conceitos centrais do campo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência e está associada à crença na possibilidade de um conhecimento que se refira à natureza da realidade e que seja capaz de afastar, mesmo que parcialmente, quaisquer obstáculos, não importa sua proveniência, que dificultem a consecução desta meta.


Sobre a objetividade marque a alternativa correta.


A

É a referência que permite uma escolha racional entre explicações distintas ou mesmo opostas a propósito, de um dado objeto ou processo.


B

Permite, igualmente, que contemos, sobretudo, no campo das ciências, naturais e/ou sociais, com uma instância de aferição de nossas teorias acerca da subjetividade.


C

Inexistindo qualquer objetividade, estaríamos confinados, individual ou socialmente, no domínio de nosso corpo.


D

Entendida de forma ampliada, a ideia de objetividade não ultrapassa, o âmbito de uma fronteira disciplinar específica.

Doutrina que se opõe ao ceticismo e atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade:

A
estoicismo

B
racionalismo

C
escolástica

D
misticismo

E
platonismo
Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de:

A
método geométrico

B
estudo de lógica

C
princípio de Pascal

D
trabalho científico

E
argumento da aposta

Assinale a opção correta acerca do racionalismo.


A

No racionalismo, entende-se que os sentidos fornecem ao homem um conhecimento certo e indubitável do real.


B

No racionalismo, considera-se mais a matéria do conhecimento que a sua forma.


C

No racionalismo, nega-se que haja ideias inatas, ou formas a priori no conhecimento humano e que se deva partir de axiomas para se construir a ciência.


D

Do ponto de vista metafísico, no racionalismo afirma-se que nem tudo tem a sua razão de ser, ou seja, que há algo de não inteligível na realidade.


E

No tocante à questão da origem do conhecimento, o racionalismo é a doutrina que ensina que todo conhecimento certo provém, necessariamente, de princípios a priori, irrecusáveis e evidentes, e que, por si sós, os sentidos não podem fornecer senão uma ideia confusa e provisória da verdade.

São atributos da Tendência Racionalista (contemporânea) sobre a Teoria em Ciência:


I - Está onipresente na pesquisa e autoriza as hipóteses, as observações e as experiências.

II - É induzida das observações, que ditam fatos.

III - Tem papel primordial na seleção e mesmo na avaliação dos dados.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.

Segundo o racionalismo, todo e qualquer conhecimento é embasado na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.


C
Certo

E
Errado

Nas práticas arcaicas, o discurso não constata o real, ele performativamente o faz ser. (...) No discurso 'racional' diz-se que as coisas são tais; logo, diz-se a verdade: subordina-se a verdade ao real que ela enuncia. (...) A passagem às práticas racionais de veridicidade pode, portanto, ser descrita como uma inversão: da autoridade do mestre como abonador da realidade daquilo que ele fala à autoridade da realidade como abonadora da veridicidade do que diz o locutor.

No texto supracitado, Francis Wolff aponta uma das várias diferenças fundamentais entre o discurso racional e o discurso arcaico ou mítico. A partir dele, é correto dizer que no discurso


A

racional a verdade e a realidade estão subordinadas a seu enunciador.


B

mítico a verdade impõe-se a partir da realidade das coisas, a despeito do mestre que o profere.


C

racional a verdade depende de práticas rituais que instituem a própria realidade.


D

racional a realidade é instituída performativamente pelo elocutor.


E

racional a verdade é subordinada à realidade das coisas que se busca descrever.

   
Gerar simulado