

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Portaria INMETRO/MDIC número 590 de 02/12/2013 que oficializa o uso do SI do Brasil, “O segundo é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de”?
Césio-137
Xenônio-132
Xenônio-134
Césio-133
Urânio-238
A vida-média do elemento em questão é menor que 18 dias.
Certo
Errado
No contexto do início do século XX, quando o espectro de raias de emissão discreta de radiação de diferentes elementos era intensamente avaliado, o modelo de Bohr com as transições eletrônicas modeladas em termos da existência de órbitas discretas entre as quais transitavam os elétrons dos átomos (posteriormente descritos na teoria quântica em sua forma moderna final em termos dos orbitais eletrônicos) teve um esplêndido sucesso em tratar do espectro do átomo de hidrogênio.
No diagrama abaixo temos uma figura que representa o espectro de emissão do átomo de hidrogênio em termos da linguagem das séries espectrais. São indicados os números quânticos principais dos orbitais e o comprimento de onda associado à radiação emitida/absorvida na transição.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hydrogen_transitions.svg
O conjunto de raias de emissão são classificados em séries com nome de seus descobridores e as primeiras transições rotuladas, respectivamente, em ordem crescente de energia entre os níveis eletrônicos envolvidos são rotulados por letras do alfabeto grego, em particular alpha e beta são as duas primeiras transições (de mais baixa energia) que resultam na emissão de fótons.
Lembrando que o espectro visível se estende aproximadamente entre as faixas de 380 nm e 700 nm do comprimento de onda da radiação eletromagnética, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A transição alpha da série de Paschen é 1094nm e a alpha da série de Lyman é 94 nm.
( ) As transições alpha, beta e gamma de Paschen estão no ultravioleta.
( ) A transição alpha da série de Balmer tem comprimento de onda mais próximo do vermelho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - F - F
V - V - F
F - F - V
F - F - F
Uma das raias do espectro visível do átomo de hidrogênio corresponde à transição do elétron da órbita n = 4 para a órbita n = 2. Sabendo-se que a constante de Rydberg é igual a 3,29 x 1015 s-1, assinale a alternativa que apresenta a frequência da radiação emitida nessa transição.
4,57 x 1014Hz.
6,17 x 1014 Hz.
6,91 x 1014 Hz.
7,32 x 1014 Hz.
8,22 x 1014 Hz.
Considerando a física das radiações, é correto afirmar que
a região do alvo dos equipamentos do tubo de raios X é feita por tungstênio, metal de baixo ponto de fusão.
o espalhamento Compton ocorre quando um fóton interage com um elétron fracamente ligado ao núcleo do átomo. Neste caso, o fóton perde uma fração da sua energia e muda sua trajetória original.
quanto menor a diferença de potencial (kV) utilizada para acelerar os elétrons em direção ao alvo, maior será a energia dos fótons de raios X emitidos e a chance de se produzir maior número de fótons.
o método mais comum de minimizar os raios X desviados do seu caminho original é colocar diretamente atrás do sistema receptor de imagem uma placa contendo uma série de faixas de chumbo espaçadas, orientadas de maneira que os raios X dispersos no paciente sejam, preferencialmente, absorvidos e os fótons primários, preferencialmente transmitidos.
O ozônio (O3) é naturalmente destruído na estratosfera superior pela radiação proveniente do Sol.
Para cada molécula de ozônio que é destruída, um átomo de oxigênio (O) e uma molécula de oxigênio (O2) são formadas, conforme representado abaixo:

Sabendo-se que a energia de ligação entre o átomo de oxigênio e a molécula O2 tem módulo igual a 3,75 eV, então o comprimento de onda dos fótons da radiação necessária para quebrar uma ligação do ozônio e formar uma molécula O2 e um átomo de oxigênio vale, em nm,
50
100
150
300
Leia atentamente o texto abaixo.
Em nuclídeos em que a razão nêutron/próton é e a emissão _____ não é energeticamente possível, o núcleo pode se tornar mais estável pela emissão de um _____. Dentro do núcleo, um próton é convertido em ___.
Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente as lacunas.
Alta / nêutron / pósitron / nêutron, pósitron e um neutrino
Alta / alfa / nêutron / beta, pósitron e um neutrino
Baixa / beta / pósitron / nêutron, beta e um neutrino
Baixa / alfa / pósitron / nêutron, pósitron e um neutrino
Baixa / alfa / beta / nêutron, beta e um neutrino
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos aos seus respectivos conceitos.
Coluna 1
1. Meia-vida física.
2. Meia-vida biológica.
3. Meia-vida efetiva.
Coluna 2
( ) Tempo necessário para que a metade da quantidade inicial do nuclídeo no órgão seja removida.
( ) Característica de cada radioisótopo em função do seu número de massa.
( ) Necessária para estimar os efeitos biológicos, calculada em função das outras duas meia-vidas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 1.
2 – 1 – 3.
3 – 1 – 2.
2 – 3 – 1.
É correto afirmar que a energia efetiva de qualquer feixe de raios X:
É proporcional aos mAs.
É sempre menor que o kVp.
Não é afetada pela filtração adicional.
É proporcional ao número atômico (Z) do material ânodo.
Gliese 832c – O exoplaneta potencialmente habitável mais próximo da Terra
Esse exoplaneta está a somente 16 anos-luz de distância da Terra, o que faz com que o sistema planetário da estrela Gliese 832c seja atualmente o sistema mais próximo da Terra que abriga um planeta que pode potencialmente suportar a vida.
(https://spacetoday.com.br. Adaptado)
Considere que, em um futuro distante, seja possível uma viagem interplanetária até Gliese 832c. Admita que dois irmãos gêmeos univitelinos, João e José, vivem na Terra e que João precise fazer uma viagem interplanetária até esse exoplaneta, enquanto José permanece na Terra. Considere, também, que a espaçonave utilizada por João mantenha, na ida e na volta, uma velocidade constante v = 0,8 × c, em que c é a velocidade da luz, no vácuo.
Adote, nesse caso, o fator de Lorentz γ=1−c2v21=1,6, desconsidere os intervalos de tempo de aceleração e desaceleração da espaçonave e o intervalo de tempo de permanência de João no exoplaneta. Dessa forma, devido a efeitos relativísticos, quando João retornar à Terra, ele estará, em relação ao José,
15 anos mais jovem.
7,5 anos mais velho.
32 anos mais jovem.
7,5 anos mais jovem.
15 anos mais velho.
Ao calcular a blindagem da sala, o fator de uso U refere-se à:
Dose semanal no isocentro.
Fração da semana de trabalho em que a máquina está em operação.
Fração do tempo de operação em que a área em questão está ocupada.
Fração do tempo de operação em que o feixe é direcionado para a barreira.
A respeito do decaimento alfa, aplicando-se ao núcleo do plutônio -242 (24294Pu), assinale a alternativa que melhor representa o produto do decaimento.
23892U+42He
24295Pu+ve+e−
24293Pu+ve+e+
23892Pu+42He
O Efeito Compton é caracterizado pela interação do fóton com um elétron periférico do átomo, mas cede ________ sua energia, resultando na emissão de um fóton com energia _______ e que continua sua trajetória dentro do material e em outra direção.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
parte da – menor
parte da – maior
toda – menor
toda – maior
Analise a equação abaixo, sendo Q a energia liberada no processo de desintegração, e assinale a alternativa que melhor determina o tipo de desintegração que ela representa.
AXz → A-4YZ-2 + 4He2 + Q
Desintegração Beta Positiva.
Desintegração por Captura Eletrônica.
Desintegração Beta Negativa.
Desintegração Alfa.
Correspondem corretamente aos princípios básicos da proteção radiológica:
Distância, blindagem e tempo.
Justificação, otimização e limitação de dose.
Distância, blindagem e monitoração individual.
Justificação, otimização e monitoração individual.
Quando há alteração de diferentes energias dos feixes de elétrons em um acelerador linear, também deve ser alterado:
Cone aplicador.
Câmara monitora.
Espessura do alvo.
Corrente de desviação do magneto de deflexão (bending magnet).
O coeficiente mássico de atenuação é semelhante para a maioria dos materiais (exceto aqueles que contêm hidrogênio), quando:
O efeito fotoelétrico predomina.
A produção de pares predomina.
Apenas interações Compton ocorrem.
A desintegração fotonuclear predomina.
As linhas horizontais indicadas na figura representam os níveis de energia de um elétron de um átomo de hidrogênio e as setas verticais, numeradas de I a III, possíveis transições que podem ocorrer entre esses níveis quando o átomo emite um fóton de comprimento de onda λ.

Está de acordo com a teoria quântica a seguinte relação:
λIII < λII < λI
λIII < λI < λII
λII < λI < λIII
λI < λII < λIII
λII < λIII < λI
Em 1909, na Universidade de Manchester, no Reino Unido, sob a supervisão de Ernest Rutherford, Hans Geiger e Ernest Marsden executaram o experimento de Geiger–Marsden, também chamado de experimento da folha de ouro ou experimento de Rutherford. O experimento consistiu no bombardeamento de uma folha de ouro com 10-5 cm de espessura, envolvida por uma tela de sulfeto de zinco, com partículas alfa provenientes do elemento polônio, e a mensuração do espalhamento dessas partículas. Como resultado eles observaram que a maioria das partículas alfa atravessava a matéria (lâmina de ouro) sem desvios ou com desvios ínfimos; porém, uma em cada dez mil partículas alfa não atravessava a matéria, sendo defletida em um ângulo maior do que noventa graus.
MODELO THOMPSON MODELO RUTHERFORD

RESULTADO OBSERVADO
* A figura não está em escala
Figura 26: Resultados do experimento Geiger-Marsden
Fonte: Kurzon [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]
A partir da análise do contexto acima, deduz-se que:
I- Os resultados do experimento Geiger–Marsden inferem que a massa da matéria está localizada em pequenos pontos.
II- Se o modelo Thomson estivesse correto as partículas teriam atravessado a folha de ouro sem qualquer deflexão das partículas.
III- O experimento repetido com o uso de folhas de outros materiais com maior massa atômica que o ouro resulta em mais partículas defletidas.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III apenas.
I apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
II e III apenas.
Sobre as propriedades da interação da radiação com a matéria, assinale a alternativa a que se refere a seguinte descrição: “Interação de radiações com energia superior à energia de ligação dos núcleons e que provoca reações nucleares, resultando num núcleo residual e na emissão de radiação”.
Ativação do Núcleo.
Ionização.
Excitação.
Radiação de Freamento.