Questões de Concurso sobre Reabilitação - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Reabilitação

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.194 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na decisão de retorno ao esporte após a reconstrução do ligamento cruzado anterior, assinale a alternativa CORRETA sobre a interpretação dos critérios clínicos e funcionais.


A

A ausência de derrame, a amplitude completa e a simetria nos saltos sustentam a liberação, mesmo quando os valores absolutos e a estratégia de aterrissagem permanecem reduzidos.


B

A recuperação da força e da confiança sustenta a liberação, enquanto a exposição a mudanças de direção e a tolerância à carga esportiva começam após o retorno competitivo.


C

O tempo transcorrido e a estabilidade articular definem a liberação, enquanto os testes de potência, movimento e tolerância em campo confirmam a recuperação funcional individual alcançada.


D

A força absoluta, a potência e a qualidade do movimento definem a liberação, enquanto a recuperação biológica ocupa papel secundário quando os testes atingem valores esperados.


E

A decisão integra sintomas, derrame, amplitude, estabilidade, força, potência, qualidade do movimento, prontidão psicológica, recuperação biológica e exposição progressiva às demandas específicas do esporte e do atleta.

O fisioterapeuta é o profissional que trabalha no dia a dia com a reabilitação. Em relação aos conceitos e objetivos da reabilitação, é CORRETO:


A

A reabilitação se destina apenas a pessoas com deficiências ou limitações físicas ou de longo prazo.


B

A reabilitação é o conjunto de intervenções concebidas para otimizar o funcionamento e reduzir a incapacidade em indivíduos com problemas de saúde, em interação com o seu ambiente.


C

A reabilitação é um investimento de alto custo com benefícios financeiros tanto exclusivamente para os indivíduos.


D

É um serviço focado em reverter patologias clínicas crônicas e comorbidades para assegurar o envelhecimento saudável.


E

Atua de forma complementar e tardia, devendo ser iniciada após a estabilização completa de quadros clínicos agudos.

Um paciente apresenta incapacidade de realizar movimento ativo completo contra a gravidade, mas consegue participar parcialmente da execução do movimento quando recebe auxílio externo. Nessa situação, o exercício mais indicado é classificado como:


A

Passivo.


B

Isométrico.


C

Ativo livre.


D

Ativo-assistido.

Durante o segundo mês de reabilitação, um paciente com lesão medular cervical começa a apresentar redução da amplitude de movimento (ADM) no quadril, associada a edema, calor local e crepitação ao movimento passivo. O fisioterapeuta suspeita de Ossificação Heterotópica (OH). Com base nas diretrizes, qual cuidado deve ser tomado pela equipe de fisioterapia para evitar a progressão da OH?


A

Realizar alongamentos agressivos e punções venosas frequentes no membro afetado para drenar o edema local.


B

A OH ocorre exclusivamente acima do nível da lesão e seu diagnóstico geralmente acontece após o primeiro ano de injúria.


C

Suspender qualquer tipo de mobilização passiva por 6 meses para permitir a calcificação total da massa óssea sem interferência mecânica.


D

Realizar mobilização articular cuidadosa nos extremos do arco de movimento e evitar microlesões vasculares, considerando que a maior frequência de detecção da OH ocorre nos dois primeiros meses após a lesão.


E

Priorizar o uso de gesso circular para imobilizar a articulação e prevenir a formação de grandes massas ósseas periarticulares.

Maria, 45 anos, com diagnóstico de esquizofrenia há 10 anos. Foi encaminhada ao centro de reabilitação, pois há 1 mês apresentou um quadro álgico na região lombar. Após avaliação, verificou-se que a causa do quadro álgico era mecânica.


Nesse caso, para a efetividade do tratamento, os profissionais envolvidos nos cuidados de Maria deverão utilizar o seguinte dispositivo fundamental das práticas da saúde mental:


A

atividade manual.


B

exercício de conscientização corporal.


C

acolhimento.


D

estabelecimento de rotinas.


E

exercício de relaxamento.

Em paciente com dor lombociática, o fisioterapeuta realiza elevação passiva da perna estendida em decúbito dorsal, desencadeando dor irradiada abaixo do joelho entre 30° e 70°; esse achado caracteriza:


A

Sinal de Trendelenburg.


B

Sinal de Thomas.


C

Sinal de Spurling.


D

Sinal de Phalen.


E

Sinal de Lasègue.

Durante um programa de reabilitação, o fisioterapeuta prescreve diferentes tipos de exercícios terapêuticos, incluindo exercícios isométricos, concêntricos e excêntricos, de acordo com os objetivos funcionais e a fase da recuperação. Considerando as características dessas modalidades de contração muscular, assinale a alternativa correta.


A

Na contração isométrica não há produção de força muscular.


B

Na contração concêntrica o músculo gera força enquanto é alongado pelo movimento.


C

Na contração isométrica ocorre encurtamento do músculo com produção de movimento articular.


D

Na contração excêntrica o músculo gera força enquanto é alongado, sendo importante para controle do movimento e absorção de cargas.

Leia o caso a seguir.


A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência estabelece diretrizes para um cuidado integral, contínuo e articulado em rede. Em área periférica, uma pessoa com deficiência física, usuária de cadeira de rodas, apresenta úlceras por pressão e enfrenta dificuldades de acesso aos serviços de saúde.


Nesse contexto, a organização do cuidado deve ser


A

restrita à execução por médicos especialistas, sem participação de outros profissionais.


B

organizada em rede, envolvendo a Atenção Básica, e a Atenção Especializada, garantindo integralidade e continuidade do cuidado.


C

centralizada exclusivamente em serviços de alta complexidade, sem articulação com outros níveis de atenção.


D

limitada a internações hospitalares, sem ações de acompanhamento territorial.

Leia o caso a seguir.


Mulher de 62 anos, sete meses após um AVC isquêmico, apresenta hemiparesia leve, marcha em circundução e dificuldade para subir escadas sem apoio. Os familiares acreditam que não há mais possibilidade de ganhos funcionais.


À luz dos conceitos contemporâneos de neuroplasticidade e reabilitação neurológica, a situação descrita corresponde à compreensão de que


A

a neuroplasticidade extingue-se após três meses, o que torna a fisioterapia ineficaz.


B

após seis meses apenas exercícios passivos são capazes de produzir benefícios clínicos.


C

a neuroplasticidade persiste em fases crônicas, permitindo que intervenções gerem ganhos funcionais.


D

qualquer melhora tardia ocorre exclusivamente de forma espontânea, sem influência da terapia.

Leia o caso a seguir.


A espirometria é um exame fundamental para caracterizar padrões ventilatórios e, no contexto da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), permite identificar alterações funcionais que orientam condutas terapêuticas e estratégias de reabilitação. Um paciente de 65 anos, tabagista crônico, com diagnóstico prévio de DPOC moderada, apresenta VEF1 de 1,4 L (50% do previsto), CVF de 3,0 L e relação VEF1/CVF de 46%, além de queixas de dispneia aos esforços e limitação nas atividades de vida diária.


Considerando os critérios de interpretação espirométrica e a correlação clínica, o padrão ventilatório identificado é


A

restritivo, sendo a cirurgia a única alternativa terapêutica.


B

obstrutivo, indicando necessidade de reabilitação respiratória.


C

normal, sem necessidade de intervenção fisioterapêutica.


D

restritivo misto, não apresentando relevância clínica funcional.

Na tendinopatia crônica do tendão de Aquiles, a presença de degeneração da matriz comprova processo inflamatório agudo predominante; por isso, qualquer exercício com carga deve ser evitado até a completa ausência de dor.


C

Certo


E

Errado

Situação hipotética: uma paciente com perda urinária aos esforços consegue contrair corretamente os músculos do assoalho pélvico após avaliação individual. Assertiva: o treinamento supervisionado desses músculos constitui intervenção conservadora pertinente, devendo-se observar contração adequada e progressão da carga.


C

Certo


E

Errado

A reabilitação de pacientes amputados envolve manejo do coto, prevenção de complicações, adaptação protética e reeducação funcional, considerando aspectos biomecânicos e neuromusculares. Sobre esses princípios, analise as afirmativas a seguir.

I.O enfaixamento compressivo do coto pode auxiliar na redução de edema e na modelagem para adaptação protética, contribuindo para melhor distribuição de pressão.

II.A dor do membro fantasma está relacionada a fatores periféricos do coto, sendo pouco influenciada por mecanismos centrais ou neuroplásticos.

III.O fortalecimento muscular e o treinamento de equilíbrio são componentes importantes na reabilitação do amputado, favorecendo funcionalidade e preparo para uso de prótese.

Está correto o que se afirma em:


A

I apenas.


B

II apenas.


C

I, II e III.


D

I e III apenas.

A assistência fisioterapêutica domiciliar integrada à Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) envolve estratégias centradas no indivíduo, na família e no território, promovendo funcionalidade, autonomia e inclusão social por meio de intervenções adaptadas ao contexto sociocultural. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:

I.A assistência fisioterapêutica domiciliar na RBC prioriza protocolos rígidos e padronizados, com menor necessidade de adaptação às condições do ambiente domiciliar.

II.A atuação fisioterapêutica na RBC concentra-se em intervenções clínicas diretas, com menor ênfase em educação em saúde e capacitação de cuidadores.

III.A RBC incentiva a participação ativa da família e da comunidade no processo de reabilitação, favorecendo autonomia e inclusão social do indivíduo.

Está correto o que se afirma em:


A

I apenas.


B

I e III apenas.


C

III apenas.


D

I, II e III.

A Hanseníase é uma doença neurodermatológica com alto potencial de gerar deformidades e deficiências; neste sentido, o Ministério da Saúde estabelece a prevenção das incapacidades como prioridade para o enfrentamento da doença. Considerando o papel indispensável do/a profissional fisioterapeuta neste cenário, analise os itens a seguir.

I. A prevenção das incapacidades exige diagnóstico precoce e vigilância contínua mesmo após o tratamento, visto que, as deficiências podem ser resultado das chamadas reações hansênicas.

II. Para além de comprometerem a funcionalidade, as deficiências são fatores que alimentam o estigma e a discriminação associadas, historicamente, à Hanseníase; por isto, deve haver articulação em rede para identificação e reabilitação em tempo hábil.

III. Olhos, mãos e pés são costumeiramente regiões mais afetadas. Assim sendo, a Avaliação do Grau de Incapacidade Física (GIF) é obtido através da inspeção e de testes de força e sensibilidade realizados nestas partes do corpo.

Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

II e III.


C

III, apenas.


D

I e II.


E

I, II e III.

A reabilitação cardíaca utiliza testes funcionais para avaliar capacidade aeróbica, prescrever exercícios e monitorar evolução clínica. O teste de caminhada de 6 minutos (TC6) avalia capacidade funcional submáxima em pacientes cardiopatas. O parâmetro fisiológico que deve ser monitorado continuamente durante o TC6 através de oxímetro de pulso portátil, cuja queda abaixo de 88% durante o teste indica dessaturação significativa e necessidade de interrupção imediata, é a:


A

frequência cardíaca.


B

pressão arterial sistólica.


C

frequência respiratória.


D

escala de Borg modificada.


E

saturação periférica de oxigênio.

Um serviço público de reabilitação pretende adaptar para a realidade local um programa de fisioterapia neurofuncional utilizado em um grande centro de reabilitação de um país desenvolvido.

O programa tem componentes terapêuticos potencialmente úteis, mas depende de equipamentos, alta frequência presencial, transporte regular e monitoramento domiciliar por tecnologia não disponível localmente.

Sobre a estratégia de adaptação para esse caso, assinale a afirmativa correta.


A

Substituir o programa por orientações gerais de autocuidado, porque a falta de tecnologia impede a oferta de reabilitação estruturada e mensurável.


B

Identificar os componentes essenciais e mecanismos do programa, adaptar a forma de entrega com usuários e equipe local e monitorar viabilidade, fidelidade e resultados.


C

Descartar integralmente o programa, porque intervenções testadas em países de alta renda não podem produzir benefícios em contextos com menos recursos.


D

Reduzir igualmente a dose de todos os componentes e iniciar a aplicação, sem necessidade de acompanhar quais adaptações alteraram adesão ou efetividade.


E

Reproduzir integralmente os componentes e a forma de entrega do programa, mesmo que isso limite o acesso e a adesão dos usuários, pois fidelidade exige correspondência completa com o protocolo original.

Uma pessoa com ataxia cerebelar degenerativa apresenta instabilidade importante de tronco, dismetria dos membros inferiores e quedas frequentes. Consegue deambular com auxílio de andador e supervisão, compreende bem comandos e possui bom condicionamento cardiovascular para tolerar as sessões de treinamento.

Nesse contexto, assinale a opção que indica a progressão inicial que oferece melhor equilíbrio entre prática específica, segurança e possibilidade de aprendizagem.


A

Iniciar por terreno irregular e mudanças imprevisíveis de direção, pois grandes erros desde o começo da intervenção aumentam a capacidade cerebelar de correção automática.


B

Manter o tratamento restrito ao controle de tronco sentado até que a oscilação desapareça, iniciando o treinamento em pé somente após a estabilidade estar próxima da normal.


C

Retirar gradualmente o andador desde a primeira sessão para impedir dependência, mesmo que seja necessário reduzir o tempo de treinamento da marcha.


D

Aumentar precocemente a cadência e a velocidade da marcha para utilizar a inércia dos membros inferiores e reduzir o tempo disponível para ocorrência de dismetria.


E

Utilizar o apoio externo para permitir repetições seguras de transferências, equilíbrio e treinamento de marcha, incluir treinamento de estabilidade de tronco e progredir suporte, velocidade e variabilidade conforme o desempenho.

A respeito do planejamento dos objetivos terapêuticos na reabilitação em neuropediatria, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Os objetivos precisam ser estruturados na abordagem “SMART” — S: específico; M: mensurável; A: alcançável; R: relevante; T: temporal.


B

Os objetivos precisam ser estruturados na perspectiva “SMART” — S: específico; M: memorável; A: alcançável; R: realista; T: teste dependente.


C

Os objetivos terapêuticos devem ter o foco exclusivo nas alterações da função e estrutura do corpo.


D

Os objetivos terapêuticos devem ter o foco exclusivo nas limitações para atividades.

O treinamento de equilíbrio e a reeducação neuromuscular objetivam restaurar a estabilidade articular dinâmica e o controle postural em indivíduos com incapacidades. No contexto das ações do Nasf, assinale a alternativa CORRETA.


A

A reeducação neuromuscular restringe-se ao sistema musculoesquelético isolado, sendo irrelevante o apoio psicossocial ou orientações para a realização das atividades de vida diária.


B

A reabilitação deve envolver a transformação do ambiente para a eliminação de barreiras arquitetônicas e atitudinais que impedem a efetiva participação social do cidadão.


C

O treinamento proprioceptivo deve focar exclusivamente na normalização dos padrões mecânicos, proibindo-se a mobilização de recursos comunitários para construir espaços de reabilitação.


D

O desenvolvimento de ações de reabilitação baseadas na comunidade dispensa a integração ensino-serviço, bastando a aplicação de exercícios em clínicas especializadas de nível secundário.


E

A reeducação neuromuscular é ineficaz para idosos acamados, devendo o fisioterapeuta priorizar o isolamento desses sujeitos para evitar o contato com as dores ocasionadas pela impotência.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado