Questões de Concurso sobre Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Motricidade Orofacial

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
957 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um fonoaudiólogo, ao optar por utilizar manobra facilitadora na deglutição e realizar a manobra postural com a cabeça inclinada para a frente (queixo para baixo), tem por objetivo


A

promover elevação laríngea.


B

aumentar o espaço valecular.


C

ajudar a liberar a passagem do alimento pelo lado não alterado.


D

favorecer a deglutição do paciente que aspira após a deglutição.

Segundo Mourão (2014), as abordagens passivas, facilitadoras e/ou indutoras da deglutição são fundamentais para pacientes com doença neurológica que tenham disfagia orofaríngea associada a outras sequelas como afasia, demência ou comprometimento cognitivo. Em relação a esse tipo de abordagem terapêutica, marque a alternativa correta.


A

Essas abordagens têm como objetivo geral eliciar a deglutição, especialmente nos casos de lesões neurológicas que provocam alterações na fase preparatória e atrasos no início da fase oral da deglutição;


B

Cabeça para trás, deglutição com esforço e deglutição supraglótica são estratégias tradicionais dentre as abordagens passivas, facilitadoras e/ou indutoras da deglutição;


C

A pressão no centro da língua com colher tem como objetivo principal estimular a elevação e anteriorização da laringe durante a fase faríngea da deglutição;


D

As abordagens passivas, facilitadoras e/ou indutoras da deglutição são pouco indicadas quando o objetivo é reduzir a hipersensibilidade ou reflexos anormais como o de mordida;


E

A manobra de Mendelsohn aumenta o tempo de relaxamento da transição faringoesofágica e por isso é considerada uma das estratégias mais utilizadas dentre as abordagens passivas, facilitadoras e/ou indutoras da deglutição.

O Brasil vem passando por transformações socioeconômicas, dentre elas a redução do número de jovens e o aumento da população idosa, demandando das políticas públicas e dos profissionais, ações voltadas à prevenção, à promoção e à reabilitação da saúde, visando otimizar a capacidade funcional da comunicação e a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos.


COMIOTTO, Graziela Schenatto, KAPPAUN, Simone, CESA, Carla Ciceri. Conhecimento dos profissionais da área da saúde acerca da comunicação suplementar e alternativa em instituições de longa permanência para idosos. Revista CEFAC [online], v. 18, n. 5, p. 1161-1168, 2016.


A atuação fonoaudiológica em motricidade orofacial com o idoso consiste em promover melhoria de funções estomatognáticas, prejudicadas em razão de


A

inadaptação de próteses dentárias, com prejuízos na mastigação, pela prevalência de protrusão mandibular.


B

alteração na alimentação com perda de peso, em razão do aumento do número de papilas gustativas.


C

problemas de deglutição e de fala, relacionadas à diminuição da produção salivar e à diminuição de tônus e força da língua.


D

problema na alimentação e na articulação temporomandibular, relacionado ao aumento do tônus e aumento da força dos músculos da mastigação.


E

cansaço mastigatório devido ao aumento da maceração dos alimentos, em razão da alta prevalência de doenças periodontais.

Considere as alterações a seguir.


I. Redução de mobilidade e força de língua

II. Redução da elevação da laringe

III. Relaxamento incompleto do segmento faringoesofágico


É(são) sinal(is) frequentemente encontrado(s) em sujeitos com presbifagia


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

Considere as seguintes afirmativas sobre a musculatura envolvida na fase oral da mastigação:


I. O músculo temporal tem a função de elevar e retrair a mandíbula.

II. O músculo digástrico é responsável por abaixar o osso hioide e auxiliar o pterigoideo lateral na abertura da boca.

III. O músculo pterigoideo medial é responsável pela retração e elevação da mandíbula.

IV. O músculo pterigoideo lateral tem a função de protruir, abrir e lateralizar a mandíbula.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


C

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

A avaliação videofluoroscópica modificada com bário permite a avaliação dinâmica da deglutição e possibilita caracterizar:


A

a exata quantia, em gramas, que um paciente com disfagia neurogênica pode ingerir numa refeição


B

a fase oral da deglutição, pois visualiza com detalhes os movimentos laríngeos desta fase


C

as fases da deglutição, porém é incapaz de verificar a ocorrência de penetrações em pacientes com disfagias mecânicas


D

os aspiradores silentes, dificilmente identificados durante a avaliação clínica, além de diagnosticar e documentar a evolução terapêutica

A fase da mastigação que transforma o alimento em elementos tão reduzidos, com consistência ideal para a deglutição é conhecida como:


A

incisão


B

trituração


C

pulverização


D

salivação


E

lateralização

Com relação à terapia em Motricidade Orofacial, analise as informações, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


( ) Quando o objetivo é aumentar o tônus muscular, os exercícios e massagens devem seguir a direção da contração das fibras musculares; ao contrário, quando se pretende alongar a musculatura, deve-se seguir na direção oposta.

( ) Os exercícios não devem ser realizados somente no espaço terapêutico; é preciso que o paciente os realize diariamente, de duas a três vezes ao dia, durante o período de, pelo menos, três meses.

( ) Para a efetividade da terapia, aconselha-se a variação de exercícios para um mesmo músculo, a fim de promover uma resposta mais rápida das fibras musculares e suas unidades motoras.

( ) Nos casos de assimetria entre os lados da face, os exercícios devem seguir a proporção de “dois para um”: duas vezes para o lado melhor e uma vez para o lado pior.

( ) Considerando os tipos de exercícios na terapia miofuncional, sugere-se a seguinte sequência, quando for necessário utilizá-los na sua totalidade: isotônicos, isométricos e isocinéticos devido ao grau de dificuldade de execução dos mesmos.


A

V – V – F – F – V


B

F – F – V – V – F


C

F – V – V – V – F


D

V – F – V – F – F


E

F – V – F – V – V

Sendo a faringe a via comum às funções respiratória e digestiva, é necessário que haja uma estrutura ou organização capaz de bloquear as vias aéreas durante a deglutição. Estudos videofluoroscópicos evidenciam um significativo número de estruturas e funções interdependentes, capazes de proteger as vias aéreas. Considerando os mecanismos de proteção de vias aéreas e a biomecânica da deglutição, assinale a afirmativa correta.


A

A sincronia do movimento de ejeção de língua com fechamento velofaríngeo não gera impactos no processo de transferência do bolo alimentar da cavidade oral para orofaringe.


B

A apneia da deglutição é um fenômeno que ocorre em concomitância com o fechamento da rima glótica e tem função protetiva, normalmente seguida de um fluxo expiratório.


C

A eversão da epiglote sobre o ádito laríngeo por si só é suficiente para o vedamento das vias aéreas durante a deglutição, aumentando a resistência das vias aéreas e diminuindo a da via digestiva.


D

A abertura da transição faringoesofágica permite a passagem do bolo alimentar para o esôfago, não havendo relação com a dinâmica de elevação e manutenção da posição elevada do hioide e da laringe.

De acordo com os Parâmetros Assistenciais do CFFa, para Avaliação da Força da Mordida, o dimensionamento proposto é de:


A

10 minutos por exame.


B

20 minutos por exame.


C

25 minutos por exame.


D

40 minutos por exame.

Tradicionalmente, para fins didáticos, a deglutição é dividida em fases. A fase da deglutição que é inconsciente e involuntária é chamada de:


A

Fase velofaríngea.


B

Fase esofagiana.


C

Fase faríngea.


D

Fase oral.


E

Fase preparatória oral.

Sobre as características da deglutição em pessoas idosas, marque a alternativa correta.


A

O edentulismo prejudica a fase preparatória oral da deglutição e é considerada uma condição imutável inerente ao processo de envelhecimento.


B

Na pessoa idosa observa-se redução da força lingual em decorrência da hipotrofia ocasionada pela diminuição de gordura na língua.


C

Na deglutição do idoso, a abertura tardia do segmento faringoesofágico favorece penetração em vestíbulo laríngeo, seguida ou não de microaspirações laringotraqueais.


D

O aumento da contração faríngea contribui para a redução da elevação laríngea durante a deglutição em pessoas idosas.


E

Aumento na produção de saliva durante a fase oral da deglutição

Na deglutição existem duas ondas peristálticas, sendo uma primária que inicia na faringe e vai por todo o esôfago e a secundária que inicia no corpo do esôfago e continua até o estômago. Em relação à deglutição primária, analise as afirmativas abaixo.


I - A deglutição primária pode ser definida como deglutição adulta;

II - Na deglutição primária não ocorre o afastamento dos maxilares durante o tempo faríngeo: os molares permanecem em contato;

III - A deglutição primária deve ser compreendida no âmbito do ato de mamar ou de sucção;

IV - Na deglutição primária observa-se que a língua passa entre as arcadas gengivais, que não estão em contato.


Estão corretas as expressões apontadas nas alternativas:


A

I, II e III, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

II e III, apenas.


D

III E IV, apenas.


E

II, III e IV, apenas.

A deglutição pode ser classificada de acordo com o período da vida, podendo ser infantil ou adulta. Assinale a alternativa que se refere à deglutição infantil:


A

Ponta da língua posicionada no palato duro.


B

Língua posicionada entre as gengivas.


C

Contração mínima de lábios.


D

Relação proporcional entre o tamanho da língua e a cavidade oral.


E

Ponta da língua atrás dos dentes incisivos.

Analise as assertivas:


I.A geração de laudos é um avanço em todas as áreas da medicina, no caso da fonoaudiologia a situação não é diferente.

II. As vantagens do uso de software médico para auxiliar os fonoaudiólogos são evidentes. Um desses benefícios é o fato de que as informações acerca do paciente ficam vinculadas e relacionadas aos laudos, isso agiliza o processo de acompanhamento e consulta.

III. No âmbito hospitalar, o fonoaudiólogo intervém principalmente, na (Re)habilitação da deglutição e da comunicação.

IV. Os recursos proporcionados pela Comunicação Suplementar Aumentativa tem significativa importância no tratamento fonoaudiológico hospitalar, essencialmente para facilitar a sintonia com os familiares.

V. Os pacientes que estão hospitalizados em diversos setores do hospital podem evoluir com alterações da expressão verbal de grau leve a severo decorrentes de comprometimentos motores, sensoriais e linguístico - cognitivo.


Marque a alternativa com a série CORRETA.


A

Apenas, I, II, III e V.


B

Apenas, II, III e IV.


C

I, II, III, IV e V.


D

Apenas, I, II e IV.

São características da deglutição no envelhecimento, EXCETO:


A

Atraso no início da resposta faríngea.


B

Deglutição fracionada.


C

Redução do tempo de fechamento supraglótico.


D

Apneia da deglutição mais longa.

A avaliação de motricidade orofacial deve ser realizada por um fonoaudiólogo sempre que houver suspeitas de alterações miofuncionais com impacto nas funções de fala, mastigação, deglutição, sucção e respiração. Para uma boa avaliação, é fundamental um bom exame clínico fonoaudiológico. Assinale a alternativa que apresenta somente procedimentos fonoaudiológicos realizados no exame clínico.


A

Avaliação do padrão mastigatório e da deglutição de alimentos nas mais diversas consistências, bem como uma avaliação do perfil nutricional do paciente.


B

Identificação do tipo e modo respiratório e o diagnóstico de patologias nasais.


C

Avaliação de mobilidade e funcionalidade do frênulo lingual, bem como seu impacto nas funções estomatognáticas, realizando a frenectomia quando necessário.


D

Avaliação da função da deglutição determinando possíveis alterações, classificando-as de acordo com o tipo (adaptada ou atípica).


E

Avaliação da mobilidade e sensibilidade dos órgãos fonoarticulatórios identificando patologias que causaram paralisias faciais e outros distúrbios neuromotores.

De acordo com a literatura baseada em Furkim, sobre controle motor neurológico da fase oral da deglutição, os movimentos da mandíbula são controlados pelo nervo encefálico denominado


A

hipoglosso.


B

facial.


C

trigêmeo.


D

glossofaríngeo.


E

vago.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado