

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com os parâmetros assistenciais em fonoaudiologia, assinale a alternativa correta.
O atendimento nos serviços públicos e privados deve ser diferenciado.
O tempo de execução das atividades subsidiárias deve conter o planejamento das atividades, registro de atendimento, emissão de pareceres, laudos, declarações e atestados.
Os parâmetros assistenciais em fonoaudiologia seguem os mesmos critérios de atendimento para todas as faixas etárias.
Os parâmetros assistenciais foram estabelecidos exclusivamente para área hospitalar e para os atendimentos em home care.
Na rotina de trabalho, o profissional não pode realizar diferentes procedimentos em um mesmo período para não prejudicar a qualidade da assistência prestada e a demanda do serviço.
Paciente com 32 anos de idade, após acidente automobilístico foi levado ao hospital e precisou de intubação orotraqueal. Nesse procedimento, o tempo prolongado de ventilação mecânica pode contribuir para alterações da deglutição. Esse problema é ocasionado porque
os tubos endotraqueais não podem causar alterações de deglutição.
é comum a disfagia pós-extubação associada a menor tempo de permanência hospitalar.
a disfagia é uma doença neurológica que se apresenta de forma isolada.
os receptores que desencadeiam o reflexo de deglutição sofrem alteração na intubação.
Um paciente adulto, acamado em leito hospitalar, recebeu avaliação da biodinâmica da deglutição e durante a avaliação foi possível observar ausculta cervical com positiva, sendo assim é possível afirmar que:
a avaliação clínica pode ser ignorada e deve ser solicitada uma avaliação de um exame objetivo, como a videofluoroscopia
a ausculta cervical positiva é um sinal sugestivo de aspiração de alimento durante a deglutição
a confirmação da aspiração ou da penetração de alimento durante o ato de se alimentar é possível graças ao exame de videofluoroscopia da deglutição, utilizado para fechar o diagnóstico e a conduta do caso
exame de videofluoroscopia da deglutição permite a avaliação dinâmica de todas as fases da deglutição (preparatória, faríngea e esofágica), visualizando-se o movimento das estruturas anatômicas e do alimento com contraste
o paciente não necessitará de acompanhamento fonoaudiológico
Pacientes com queimaduras nas regiões de face, pescoço, tronco e membros superiores podem apresentar dificuldades em realizar as funções de mastigação, deglutição e, por vezes, articulação da fala. Daí a necessidade da intervenção fonoaudiológica. De acordo com a atuação fonoaudiológica em pacientes queimados, qual procedimento devemos propor para uma cicatrização com menos danos ao sistema estomatognático?
Durante a alimentação, pode orientar o paciente para não realizar aberturas da boca e movimentos de lateralização da mandíbula e cortar o alimento. Todos os esforços são feitos no sentido de manter a elasticidade do tecido cicatricial e prevenir as contraturas.
As massagens devem ser selecionadas pelo fonoaudiólogo conforme seus efeitos. De modo geral, as massagens visam ao trabalho no mesmo sentido das linhas de contratura, a fim de prevenir as aderências antes da maturação cicatricial e/ou mobilização de tecidos aderidos.
Dependendo do estado de consciência e autonomia do paciente internado na fase aguda da doença, o fonoaudiólogo poderá sugerir que ele realize movimentos circulares com a ponta da língua, pressionando a região das bochechas, internamente, para que a pressão exercida pela língua mantenha elástica a região queimada externamente.
As manobras de massagens utilizadas no ambulatório e/ou na clínica de fonoaudiologia devem seguir critérios quanto à direção da massagem, que não devem seguir as fibras musculares ou os tecidos cicatriciais retraídos e endurecidos.
Na atuação fonoaudiológica dentro da perspectiva do cuidado paliativo, o uso da comunicação suplementar alternativa (CSA) é um recurso bastante utilizado, quando o paciente necessita comunicar-se de forma não-verbal. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:
I. O BLISS (Blissymbols) é um sistema de símbolos elaborado a partir de formas gráficas básicas, e cada símbolo é constituído de símbolos pictográficos e ideográficos, tendo como objetivo inicial construir um sistema de escrita universal.
II. O PIC ( Pictogram Ideogram Communication) foi desenvolvido para sujeitos com cognição normal com o objetivo de trabalhar fonética e semântica, em que a prancha de comunicação deve ser colorida e conter figuras fáceis.
III. O PSC (Picture Communication Symbols) é utilizado para a apropriação da linguagem de uma criança com restrições de fala. Inicialmente, abordou questões de linguagem relativas a sujeitos com distúrbios severos de articulação, enfatizando o uso desse sistema como instrumento de mediação favorecedor do desenvolvimento da linguagem.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I e II.
II.
II e III.
III.
I e III.
O maior desafio no atendimento fonoaudiológico em âmbito hospitalar para o atendimento dos pacientes disfágicos tem sido evitar intercorrências, principalmente respiratórias e desmamar precocemente as vias alternativas de alimentação, diminuindo os custos hospitalares. Dessa forma, é fundamental uma avaliação adequada para a elaboração de um processo de reabilitação assertivo. Considerando a avaliação à beira leito da deglutição, assinale a afirmativa correta.
A presença de deglutições múltiplas pode indicar a inabilidade de deglutir o bolo alimentar em uma única massa coesa, requerendo sucessivas deglutições para que haja o completo clareamento.
O escape oral anterior ou escape extraoral é definido como a ocorrência de escorrimento do alimento ou líquido pelos lábios, após a captação do bolo, geralmente por insuficiência velofaríngea.
A presença da qualidade vocal molhada após a deglutição pode ocorrer pela estase de secreções, líquidos ou alimentos no vestíbulo laríngeo, não sendo um achado sugestivo de penetração laríngea.
A presença de resíduo alimentar em vestíbulo anterior, lateral, assoalho bucal e/ou superfície lingual não deve ser considerada na avaliação, pois não há evidências de alteração nas fases preparatória oral e oral da deglutição.
A presença de tosse durante ou após a deglutição indica a existência de sensibilidade na região laríngea. Como não é sinônimo de clareamento de via aérea, somente deve ser considerada se houver manutenção de sinais vitais.
Faz parte do manejo fonoaudiológico em cuidados paliativos:
Gerenciamento da disfagia evitando assim maiores intercorrências de saúde.
Reabilitação da comunicação e da disfagia.
Proporcionar a interação social e manutenção da alimentação por via enteral.
Atuação durante o diagnóstico.
M.P.P., 8 anos de idade, necessitou de uma a traqueostomia (TQT) devido à obstrução das vias respiratórias por corpo estranho. Nesse caso, a paciente pode apresentar, devido o uso da TQT,
dificuldade para realizar lateralizarão do bolo alimentar.
atraso no fechamento do vestíbulo laríngeo.
prejuízo na fase preparatória do alimento.
prejuízo na fase esofágica da deglutição.
Segundo a Diretriz Brasileira de Ventilação Mecânica, quando o paciente jovem internado em UTI deve receber avaliação fonoaudiológica?
Quando estiver com tubo orotraqueal.
Após retirar a cânula de traqueostomia.
Após completar 24 horas de extubação.
Quando estiver impossibilitado de receber dieta via oral.
Com relação à atuação fonoaudiológica no Banco de Leite Humano, analise as afirmativas a seguir.
I. A rede de Bancos de Leite Humano está presente em apenas alguns estados brasileiros e é classificada como a menor do mundo.
II. O fonoaudiólogo, como integrante da equipe interdisciplinar, atua como suporte nos vários setores do hospital, incentivando e intervindo nos casos com dificuldade na amamentação.
III. Na atuação do Banco de Leite Humano, não cabe ao fonoaudiólogo a atuação ambulatorial, sendo o foco exclusivo nos bebês prematuros e/ou nos de baixo peso ao nascer.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado pelo médico. Na região da traquéia, é inserida uma cânula com o objetivo de facilitar a chegada de ar até os pulmões. Existem dois tipos de cânulas de traqueostomia: com cuff e sem cuff. As cânulas com cuff são utilizadas
para permitir a ventilação mecânica e evitar perda de pressão.
apenas em crianças, porque o trato respiratório é menor.
quando o paciente tem necessidade de aspiração diária.
quando o paciente já apresenta disfagia prévia.
Em fissuras labiopalatinas, a cirurgia de correção do lábio é denominada:
rinoplastia
mentoplastia
queiloplastia
palatoplastia
Aproximadamente 1.468.000 traqueotomias são realizadas por ano. A associação entre a presença de um tubo de traqueostomia e aspiração laringotraqueal é resultado de limitações na elevação laríngea, hipossensibilidades laringo e faríngea, redução na pressão subglótica frequentemente associadas à tosse pouco eficaz. O modified blue dye test (MEBDT), ou teste do corante azul modificado, vem paulatinamente caindo em desuso, exatamente pela sensibilidade do teste diagnóstico ter uma sensibilidade geral e especificidade do MEBDT de 82% e 38%, respectivamente. Marque a alternativa correta, a partir do enunciado, a qual podemos inferir que:
A cada 100 pacientes que positivaram no teste, 38 realmente aspiraram o conteúdo alimentar.
A cada 100 pacientes que positivaram no teste, 38 realmente não aspiraram o conteúdo alimentar.
A cada 100 pacientes que positivaram no teste, 82 realmente não aspiraram o conteúdo alimentar.
A cada 100 pacientes que negativaram no teste, apenas 18 realmente não aspiraram o conteúdo alimentar.
A cada 100 pacientes que negativaram no teste, apenas 38 realmente não aspiraram o conteúdo alimentar.
Com relação às práticas em fonoaudiologia hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
I. O fonoaudiólogo tem avançado nas práticas colaborativas em equipes hospitalares e se preocupa, além da atuação clínica, com a gestão e a avaliação dos serviços prestados.
II. O fonoaudiólogo atua no cuidado à saúde do usuário em qualquer nível de atenção, o que requer o entendimento de que o usuário tem direitos e é corresponsável pela sua saúde.
III. Em uma visão integral do cuidado, a prática dentro dos hospitais implica em adotar procedimentos que humanizem as relações.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Sobre a traqueostomia, pode-se afirmar que:
É um procedimento indicado em indivíduos com idade inferior a 60 anos.
Pode gerar incoordenação e redução do tempo de fechamento glótico.
Compromete a deglutição por fixar o esôfago.
O único profissional habilitado para o manuseio é o Fonoaudiólogo.
A fonoaudiologia hospitalar integra a equipe multiprofissional hospitalar atuando na avaliação e na reabilitação de funções como a deglutição, a fala e a audição. Sobre a atuação do fonoaudiólogo em ambiente hospitalar e neonatal, é correto afirmar:
O fonoaudiólogo está inserido apenas no processo pós-cirúrgico, auxiliando na reabilitação dos pacientes.
O fonoaudiólogo pode realizar intervenções, como furo na orelha dos bebês, desde que a genitora esteja de acordo.
A função do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar neonatal consiste, exclusivamente, na realização do Teste da Linguinha.
A Triagem Auditiva Neonatal ou Teste da Orelhinha é realizado pelo profissional fonoaudiólogo.
A “Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru (MC)” é uma política pública implantada em nosso país desde 2002. Relacione as etapas do Método Canguru com as respectivas ações da Fonoaudiologia.
1. 1ª etapa - UTI Neonatal
2. 2ª etapa - Unidade de cuidados intermediário Canguru /
3. 3ªetapa - Ambulatório de acompanhamento
( ) Identificação e correção de possíveis disfunções orais dos bebês e capacitação da mãe/ família para controle e intervenção.
( ) Avaliação e aplicação de técnicas de transição da sonda para via oral diretamente ao peito e incentivo ao aleitamento materno.
( ) Manejo clínico da amamentação e intervenção das disfunções orais dos bebês.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1, 2 e 3.
1, 3 e 2.
2, 3 e 1.
2, 1 e 3.
3, 2 e 1.
A Fonoaudiologia Hospitalar foi recentemente reconhecida como área de especialidade da Fonoaudiologia (Resolução CFFª Nº 604, de 10/03/2021). Nesse sentido, são corretas as informações a seguir, EXCETO:
Além da atuação em triagem, avaliação, diagnóstico, prognóstico e terapia, o fonoaudiólogo hospitalar também pode atuar no gerenciamento, encaminhamento e orientações dos aspectos relacionados à comunicação, deglutição, equilíbrio e demais procedimentos de sua competência, considerando a doença-base do paciente.
A prescrição de consistência dos alimentos e espessantes não é da competência do fonoaudiólogo, mas sim do nutricionista, o qual também faz parte da equipe hospitalar no atendimento ao paciente.
O fonoaudiólogo hospitalar pode realizar videofluoroscopia da deglutição, aspiração das vias aéreas e manejo de traqueostomia, além de construir protocolos clínicos e indicadores de qualidade.
Como profissional da instituição, o fonoaudiólogo hospitalar pode desenvolver atividades de formação continuada para os demais membros da equipe.
Nos casos de traqueostomia, o fonoaudiólogo está legalmente habilitado para atuar com pacientes traqueostomizados que estejam, ou não, com ventilação mecânica.
As dificuldades na alimentação oral são frequentes em pacientes com doença cardíaca e no pós-operatório. A atuação fonoaudiológica em crianças com patologias cardíacas tem como objetivos:
I – Reduzir complicações decorrentes da função motora oral
II – Reduzir tempo de internação
III – Reduzir reinternações por complicações decorrentes do déficit de deglutição
Estão corretas:
I
I e II
II e III
I e III
I, II e III
Assinale a alternativa que indica o nível de risco de disfagia, segundo o Protocolo fonoaudiológico de avaliação do risco para disfagia (PARD).
Nível 1
Nível 3
Nível 4
Nível 6
Nível 7