

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Apesar da variedade de opções energéticas, no Brasil, como em todo o mundo, é grande a dependência de fontes de energia não renováveis. Na matriz energética brasileira a maior dependência é:
do gás natural;
do carvão mineral;
do urânio;
da hulha;
do petróleo.
A existência de sistemas produtivos regionais indica que a região é a escala de operação produtiva na economia nacional. No Brasil, as transformações tecnológicas das últimas décadas favoreceram uma maior difusão da atividade industrial pelas regiões do país, tornando o parque industrial bem mais complexo.
Essa situação é uma decorrência:
do planejamento econômico e regional do governo central, que estimulou a instalação de pólos industriais mediante fortes incentivos;
dos investimentos promovidos pela acumulação de capital oriundo das atividades estimuladas pelas burguesias regionais;
do papel ativo das grandes corporações multinacionais, que atuam livremente no território nacional e investem grandes somas de capital no parque produtivo;
do pacto federativo nacional, que estimula o planejamento estadual e a criação de distritos industriais;
do processo de globalização, que se beneficia da guerra fiscal e favorece a internacionalização das economias regionais.
Como pode ser observado na figura, a siderurgia no Sudeste prescindiu dos recursos logísticos portuários existentes, promovendo o escoamento da produção apenas pela via ferroviária.
A grande participação de fontes não renováveis na oferta mundial de energia coloca a sociedade diante do desafio de desenvolver fontes alternativas. No Brasil, esse desafio tem levado:
a incentivar as pesquisas e domínio de tecnologia de enriquecimento do urânio;
ao aumento da oferta de gás natural, nacional ou importado;
ao controle das queimadas e à preservação das florestas;
a ampliar a oferta de fontes renováveis de energia como a biomassa, a eólica e a solar;
à busca de novas reservas de petróleo e novas técnicas de refino.
Analise:
I. O gás natural é encontrado em reservatórios subterrâneos em muitos lugares do planeta, tanto em terra quanto no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo.
II. O gás natural tem sua origem semelhante à do petróleo, portanto, precisa ser destilado de suas impurezas para ser utilizado na forma pura que conhecemos, além de podermos utilizar seus subprodutos, como os plásticos de engenharia.
III. A obtenção do gás natural se dá pela mistura dos bolsões aprisionados nas jazidas de petróleo com os subprodutos mais leves da destilação do próprio petróleo, em proporções situadas em torno de 10 para 1.
De acordo com as origens e características do gás natural, é correto o que consta em
A indústria automobilística, emblemática do modelo industrial adotado nos anos 50, mudou sua estratégia de localização nas últimas décadas do século XX, instalando filiais em diferentes áreas urbanas do país. Além dos fatores econômicos responsáveis pelas decisões sobre as novas localizações, teve papel decisivo um fato político como:
a centralização do poder de decisão sobre a localização das empresas no governo federal;
a atribuição legal às empresas para a decisão sobre o local dos seus investimentos industriais;
a desregulamentação do processo decisório, favorecendo a livre escolha dos locais de implantação industrial que não mais depende de restrições locacionais, como infraestrutura e mão-de-obra;
a regulamentação sobre a redução dos juros bancários para investimentos e aquisição de equipamentos industriais, que tem favorecido a reprodução do parque automobilístico nacional;
a "guerra fiscal" entre estados e municípios, que utilizam suas competências fiscais para competir na oferta de isenções às empresas.
A indústria brasileira registra tendência de desconcentração nas grandes metrópoles, e de convergência em direção a cidades médias,
PORQUE
as cidades médias oferecem maiores vantagens morfológicas – funcionais, quando sua posição geográfica e hierarquia favorecem a produção e o seu escoamento para mercados potenciais.
Se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é causa da primeira.
Se as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é causa da primeira.
Se a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
Se as duas afirmativas são falsas.
A partir de 1945 e 50 a indústria brasileira ganha novo ímpeto e São Paulo se afirma como a grande metrópole fabril do país. (...) a indústria paulista teve de solicitar certos produtos agrícolas, como o algodão, a mamona e o sisal, aos longínquos estados do Nordeste. As estradas favoreceram intercâmbios e, no estado de São Paulo, a agricultura obteve níveis e eficácia compatíveis com a civilização industrial.
(Milton Santos & Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2001)
Segundo os autores,
esse foi o momento da consolidação da hegemonia paulista e conseqüente aumento das desigualdades regionais.
nesse período, São Paulo ainda concorria em desvantagem com o Rio que era a capital e atraia mais investimentos.
no período, o crescimento de São Paulo foi autônomo, pois a ação do Estado-empresário ainda não se fazia sentir.
na década do pós-guerra, a posição econômica de São Paulo ainda era cômoda, devido à exportação cafeeira.
esse período foi favorável a São Paulo, advindo depois um período de recesso no qual o Rio passou a ser privilegiado com investimentos.
A expansão da produção da soja no Brasil atende a vários interesses econômicos. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção de soja.
Sua exportação contribui para a obtenção de superávits na balança comercial.
Sua ligação com o mercado de trabalho garante numerosos postos de trabalho.
Seu preço no mercado mundial envolve os mercados de ações e grupos financeiros.
Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.
Seu cultivo exige grandes investimentos em insumos e máquinas produzidos pelas transnacionais.
As termelétricas e as centrais termonucleares brasileiras representam a maior parte do potencial energético nacional.
As primeiras empresas estatais, de grande porte, a formarem o quadrilátero ferrífero na região Sudeste do país são resultados da política de expansão do parque industrial brasileiro.
O carvão mineral originou-se da decomposição de restos de grandes massas de microorganismos e, sobretudo, de vegetais que foram soterrados há cerca de 350 milhões de anos na Era Paleozóica. Sua composição varia conforme a idade geológica da jazida.
A principal região e o estado maior produtor de carvão mineral no Brasil é:
Considere as afirmações abaixo, que dizem respeito à
geração térmica no Brasil.
I - Especificamente acerca das termelétricas a GLP, uma
das vantagens da sua implementação no Brasil está
relacionada à auto-suficiência nacional nesse tipo de
combustível.
II - Segundo o Balanço Energético Nacional de 2005, a
geração a gás natural continuou uma trajetória de crescimento
no ano de 2004.
III - Uma das principais motivações para a expansão desse
tipo de geração é o fato da tecnologia envolvida ser de
domínio nacional.
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
O Brasil vive, atualmente, uma desconcentração espacial da indústria no sentido de que novas áreas estão vivendo um desenvolvimento industrial.
Observe o gráfico abaixo:
O gráfico ilustra a oferta de energia elétrica no Brasil em 2003. As fatias que representam a oferta originária de fontes hídricas são:
A e B.
C e D.
A, B e C.
C, D e E.
D, E e A.
O barramento dos rios para a formação de lagos para reservatórios de hidrelétricas na Amazônia, produz impactos negativos à biota:
à jusante e à montante do lago.
somente à jusante do lago.
à montante do lado.
à jusante e no lago.
O Brasil apresentou uma Oferta Interna de Energia (OIE) per capita de 1,17 tep em 2004, valor que se situa bem abaixo da média mundial (1,65 tep/hab – dado de 2002). Por outro lado, o Brasil aumentou ainda mais as vantagens comparativas com o resto do mundo em termos de utilização de fontes renováveis de energia (Fonte: BEM 2005). Assinale a opção que apresenta de forma correta a participação por fontes em ordem decrescente (da maior para menor participação) na oferta interna de energia brasileira.
Biomassa - Petróleo e Derivados - Hidráulica e Eletricidade - Gás Natural - Carvão Mineral - Urânio.
Petróleo e Derivados - Hidráulica e Eletricidade - Gás Natural - Biomassa - Carvão Mineral - Urânio.
Petróleo e Derivados - Biomassa - Hidráulica e Eletricidade - Gás Natural - Carvão Mineral - Urânio.
Hidráulica e Eletricidade - Petróleo e Derivados - Biomassa - Gás Natural - Carvão Mineral - Urânio.
Hidráulica e Eletricidade - Petróleo e Derivados - Gás Natural - Biomassa - Carvão Mineral - Urânio.
A necessidade da melhoria da qualidade de vida, principalmente nos países em desenvolvimento, está associada com o consumo crescente de energia. Nessa perspectiva, as fontes de energia cujas novas tecnologias de utilização associadas apresentam, durante a fase de operação das usinas, níveis baixos de impacto e de risco ambientais são:
eólica e termonuclear
eólica e solar.
hidráulica e de combustíveis fósseis.
solar e hidráulica.
termelétrica e de combustíveis fósseis.
Acerca da utilização do biodiesel no Brasil, é correto afirmar que:
a sua implementação efetiva em adição ao diesel de origem fóssil depende de medidas governamentais e nenhuma lei ou decreto sobre o assunto foi publicado até o final de 2005.
a implementação efetiva da utilização de tal combustível adicionado ao diesel de origem fóssil está vinculada às diretrizes do Ministério de Minas e Energia, de maneira independente da ANP.
para a geração da energia elétrica, foi autorizada a adição de biodiesel, em percentuais maiores que 2%, ao diesel fóssil.
os órgãos governamentais, quando manifestam a intenção de limitar o percentual de biodiesel a ser adicionado ao diesel fóssil, têm receio de aumentar descontroladamente o poder calorífico da mistura final.
o Governo tem a intenção, em um futuro próximo, de autorizar oficialmente a utilização de tal combustível.
A opção de construção de hidrelétricas é uma forma atrativa de produção de energia na região Norte, além do gás natural, por ser uma fonte renovável, sem impacto ambiental.