Questões de Concurso sobre Brasil Monárquico - Primeiro Reinado 1822- 1831

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
353 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Com a ruptura política do Brasil em relação à metrópole portuguesa, em 1822, sua fonte original de legitimação para os antigos domínios lusitanos na América foi de uma só vez suprimida. A partir daquele momento, até meados do século XIX, o Brasil viveu um período de real perigo de fragmentação territorial uma vez que o centralismo político-administrativo impingido pela corte portuguesa não mais existia, sendo substituído por uma Coroa ainda ligada à antiga casa lusitana, mas em meio à função de governar um país de dimensões continentais, e formado por realidades políticas, sociais e geográficas, que careciam da noção de partilhar um destino comum.”


(BARBATO. Luis Fernando Tosta. A construção da identidade nacional brasileira: necessidade e contexto. In: Revista Eletrônica História em Reflexão, Vol. 8, n. 15, UFGD, Dourados, jan/jun -2014, p. 1-2)


Os intelectuais brasileiros do período pós-independência estavam envolvidos em diversas discussões e esforços para definir o que significava ser brasileiro. Qual foi o papel desses intelectuais no processo de construção da identidade nacional brasileira logo após a independência?


A

Criticar o mito da democracia racial, por encobrir as desigualdades e os preconceitos raciais existentes.


B

Desencorajar todas as tentativas de unificação cultural e étnica.


C

Explorar as diferentes regiões do Brasil, suas tradições, línguas, e a miscigenação étnica como elementos essenciais para a formação de uma identidade nacional brasileira.


D

Priorizar a preservação da identidade portuguesa.


E

Focar nos elementos culturais em detrimento dos aspectos geográficos.

O Brasil se tonou independente em 1822, porém deixou de ser colônia alguns anos antes, em 1815, nesta ocasião:


A

foi elevado a condição de Reino Unido de Portugal.


B

teve início o período Joanino, governado diretamente por Dom João.


C

foi revogado o pacto colonial de 1492 com a Espanha.


D

teve sua primeira eleição regional, criando o sistema federalista.


E

foi promulgada a primeira constituição brasileira.

Durante o Primeiro Reinado, o Brasil enfrentou diversas rebeliões contra o governo central, em reação às políticas autoritárias de D. Pedro I e à centralização de poder promovida pela Constituição de 1824. Um dos movimentos mais significativos desse período ocorreu no Nordeste e envolveu a tentativa de estabelecer um governo republicano independente, inspirando-se em ideais liberais e federalistas. Essa revolta contou com o apoio de líderes locais e foi fortemente reprimida pelo governo imperial, resultando em várias execuções, incluindo a de Frei Caneca. O nome dessa revolta é:


A

Cabanagem.


B

Sabinada.


C

Confederação do Equador.


D

Revolta dos Malês.

Analise o texto abaixo:

“Amigos, as Cortes portuguesas querem escravizar-nos e perseguem-nos. De hoje em diante nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Laço fora, soldados. […] a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte”.


Ipiranga, setembro de 1822.


Assinale a alternativa que indica corretamente o fato da nossa história durante o qual o discurso acima transcrito foi proferido.


A

Aclamação de Amador Bueno da Ribeira na Vila de São Paulo.


B

Declaração de Independência do Brasil pelo Grande Oriente do Brasil.


C

Decisão de D. Pedro de permanecer no Brasil (Dia do Fico).


D

Proclamação da República pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.


E

Proclamação da Independência do Brasil pelo Príncipe Regente D. Pedro.

Em 1825, uma rebelião regional proclamou a separação do Brasil e a incorporação do futuro Uruguai às Províncias Unidas do Rio da Prata. Esse fato precipitou a guerra entre Brasil e Buenos Aires, a partir de dezembro de 1825. A guerra foi um desastre militar para os brasileiros, vencidos em Ituzaingó (1827), e uma catástrofe financeira para as duas partes envolvidas. A paz foi alcançada com a mediação da Inglaterra, interessada em restaurar as transações comerciais normais que o conflito aniquilara. O tratado de paz que pôs fim ao conflito garantiu o surgimento do Uruguai como país independente e a livre navegação do [rio da] Prata e de seus afluentes.


(FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 83.)


O texto base narra um relevante conflito ocorrido no contexto do Brasil Imperial. Tal conflito ficou conhecido na historiografia brasileira como


A

Revolução Farroupilha.


B

Guerra do Paraguai.


C

Guerra da Cisplatina.


D

Revolução Federalista.


E

Guerra do Prata.

No intercurso dos problemas enfrentados no primeiro reinado, em torno dos quais, se apresenta a configuração das atribuições dos “poderes do rei” e do legislativo, é correto afirmar que


A

A partir da abertura dos trabalhos da constituição em 1823, os constituintes queriam que o imperador tivesse o poder de dissolver a futura câmara dos deputados, forçando assim, quando julgasse necessário, novas eleições. Queriam também que ele [o imperador] não tivesse poder de veto absoluto, ou seja, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo legislativo.


B

A partir da abertura dos trabalhos da constituição em 1823, os constituintes queriam que o imperador não tivesse o poder de dissolver a futura câmara dos deputados, forçando assim, quando julgasse necessário, a nomeação, por decisão monárquica, de nova legislatura mediante sua indicação. Queriam também que ele [o imperador] não tivesse poder de veto absoluto, ou seja, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo legislativo.


C

A partir da abertura dos trabalhos da constituição em 1823, os constituintes queriam que o imperador não tivesse o poder de dissolver a futura câmara dos deputados, forçando assim, quando julgasse necessário, novas eleições. Queriam também que ele [o imperador] não tivesse poder de veto absoluto, ou seja, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo legislativo.


D

A partir da abertura dos trabalhos da constituição em 1823, os constituintes queriam que o imperador não tivesse o poder de dissolver a futura câmara dos deputados, forçando assim, quando julgasse necessário, novas eleições. Queriam também que ele [o imperador] tivesse poder de veto absoluto, ou seja, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo legislativo.


E

A partir da abertura dos trabalhos da constituição em 1823, os constituintes queriam que o imperador tivesse o poder de dissolver a futura câmara dos deputados, forçando assim, quando julgasse necessário, novas eleições. Queriam também que ele [o imperador] tivesse poder de veto absoluto, ou seja, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo legislativo.

Em relação às transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil, assinale a opção correta.


A

A transferência da corte portuguesa para o Brasil, seguida da abertura dos portos, assinalou o fortalecimento do pacto colonial e atrasou o processo emancipacionista.


B

No transcorrer da história brasileira, a democracia prevaleceu, diferindo-se de outros países nos quais houve ditaduras, suspensão de eleições ou cassações políticas.


C

A transição do trabalho escravo para a trabalho livre, realizado sobretudo no oeste paulista, aprofundou a crise do Império, uma vez que as bases de sustentação deste se encontravam entre as elites escravocratas.


D

A presença de Dom Pedro I e da monarquia foi o aval de uma independência em que a inovação se sobrepôs à continuidade.


E

Como consequência da fusão de matrizes diferenciadas, o povo brasileiro abriga hoje um grande contingente separatista e reivindicativo de autonomia política.

Em 1826, o Imperador D. Pedro I realizou uma visita ao sul do Brasil e os detalhes desse acontecimento foram registrados pelo próprio imperador no manuscrito Itinerário de Jornada, que foi anexado à correspondência endereçada à Leopoldina. Anos mais tarde, em 1845, foi a vez de D. Pedro II visitar as províncias do sul, configurando-se como um dos acontecimentos de maior importância para regiões como a ilha de Desterro, capital da província de Santa Catarina. A respeito do contexto histórico e das motivações para a visita dos imperadores brasileiros ao sul da nação, analise as afirmações a seguir:

I.A visita dos imperadores do Brasil pouco alterou a rotina da população dos locais onde se estabeleceram, dado o curto período de permanência das autoridades.

II.O conflito entre Brasil e Argentina pelo domínio da região Cisplatina foi a razão para o deslocamento de D. Pedro I até a província de São Pedro, com o intuito de coordenar as tropas do exército brasileiro.

III.A viagem de D. Pedro II à região sul do Brasil foi motivada por questões políticas e pelo desejo de reforçar a autoridade imperial e a unidade nacional.

IV.As viagens dos imperadores reforçam o histórico de proximidade das províncias do sul do Brasil com o governo central, reafirmando o compromisso do governo com a unidade nacional.

É correto o que se afirma em:


A

II, III e IV, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

III e IV, apenas.

A Confederação do Equador foi um movimento separatista e republicano que ocorreu no nordeste do Brasil entre 1824 e 1825, durante o início do período do Primeiro Reinado no Brasil, após a independência de Portugal. Sobre esse tema, assinale a alternativa que indica a principal causa do movimento:


A

O aumento da carga tributária.


B

O aumento de invasões nas terras ocupadas pelos indígenas, na região do nordeste brasileiro.


C

O descontentamento de muitos líderes locais com a centralização do poder no governo imperial.


D

O atraso no pagamento de direitos trabalhistas à maioria dos líderes locais.


E

A demora na realização de uma reforma agrária por parte do governo imperial.

Durante o Primeiro Reinado, o processo de deterioração da popularidade de d. Pedro I causou um conflito entre grupos que o apoiavam ou não, tidos na época como “portugueses” e “brasileiros”, respectivamente. O ápice da tensão entre ambos aconteceu durante a:


A

Independência do Brasil.


B

Confederação do Equador.


C

Noite das Garrafadas.


D

Guerra da Cisplatina.


E

Revolta de Feijó.

A Constituição de 1824, também conhecida como a "Constituição Política do Império do Brasil", foi a primeira constituição do Brasil como nação independente e soberana, tendo estabelecido as bases do sistema político e jurídico do Império do Brasil. Sobre o tema, julgue os itens a seguir:


I.A Constituição de 1824 estabeleceu o Brasil como uma monarquia constitucional, onde o imperador detinha o poder executivo, parte do poder legislativo e parte do poder judicial, enquanto um sistema representativo composto apenas por deputados.

II.Embora a Constituição de 1824 tenha garantido a liberdade religiosa para outras crenças, o catolicismo era a religião predominante e gozava de certos privilégios.

III.O Imperador tinha o poder de nomear ministros, dissolver a Câmara dos Deputados, mas não poderia intervir nos assuntos legislativos.

IV.A Constituição de 1824 foi caracterizada por uma centralização do poder no imperador e na elite aristocrática.


Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):


A

Apenas, I e II.


B

Apenas, III e IV.


C

Apenas, IV.


D

Apenas, II e IV.

O conflito reflete algumas fragilidades da condução política e institucional do Império do Brasil, sob o governo de d. Pedro I, visto que os problemas particulares da monarquia afetavam de modo direto as questões de Estado, dificultando o processo de consolidação do território nacional entre os rios Amazonas e Prata.


C

Certo


E

Errado

Alguns historiadores dão conta de que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco foi pensado ainda nos tempos de Brasil Império. Ou seja, foi mais de um século para que a obra saísse do papel e virasse realidade. O Brasil Império foi um período que perdurou entre:


A

1822 e 1888.


B

1822 e 1889.


C

1831 e 1888.


D

1831 e 1889.


E

1840 e 1888.

Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (...).

(Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924).

O manifesto destacado diz respeito à Confederação do Equador, um movimento separatista que se insurgiu contra D. Pedro I em 1824. Sobre o movimento, é possível dizer que ele ocorreu em virtude:

(__) Da postura autoritária de D. Pedro I, que outorgou uma constituição que lhe dava enormes poderes, reduzindo a autonomia política das províncias.

(__) Do desejo da elite pernambucana em exigir a volta de D. João VI para o Brasil, devido aos grandes investimentos que o país teve durante a sua estada no Rio de Janeiro.

(__) Do monopólio do comércio de açúcar exercido pela companhia de comércio do Maranhão e defendido por D. Pedro I durante seu reinado.

(__) Da defesa constante de D. Pedro I pelo fim da escravidão, o que desagradava os interesses da elite política e econômica brasileira.

A sequência CORRETA é:


A

V-F-F-F.


B

F-F-V-V.


C

V-V-F-F.


D

F-V-F-V.


E

V-F-V-F.

O sistema escravista constituiu a base social, econômica e política do Segundo Reinado. A necessidade de sua abolição esteve presente em diversas propostas e movimentos políticos desde a formação do Estado nacional. As propostas de abolição gradual pontuaram a extensa luta abolicionista que chegou ao ápice em 13 de maio de 1888. Não obstante, a suspensão do tráfico legal de escravizados ocorreu, em grande medida, por pressões externas. Internamente, políticos conservadores e políticos liberais oscilaram em relação à manutenção do sistema e à implementação de leis antiescravistas.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa correta a respeito do Imperador e a Constituição de 1824.


A

A Constituição de 1824 estabeleceu no Brasil uma monarquia constitucional hereditária e representativa.


B

O Poder Moderador era exercido pelo Judiciário, a quem cabia garantir o equilíbrio entre os Poderes.


C

A Constituição de 1824 garantia o voto direto, no qual apenas eleitores que comprovassem renda teriam direito de escolher deputados e senadores.


D

O Imperador, na Constituição de 1824, apesar de ser o Chefe Supremo da Nação, estava sujeito à julgamento por crime

A organização política do império brasileiro assentava no princípio da divisão dos poderes e no estabelecimento de um poder moderador considerado pela Coroa como o poder capaz de equilibrar os demais poderes do Estado e assegurar a estabilidade e a harmonia do Império.


Assinale a opção que apresenta atribuições conferidas ao monarca pelo poder moderador.


A

Nomear senadores e aconselhar o imperador a respeito de declarações de guerra e ajustes de paz.


B

Convocar a Assembleia Geral extraordinariamente e suspender magistrados.


C

Nomear ministros e apresentar à Câmara dos Deputados um balanço geral da receita e despesa do tesouro nacional.


D

Conceder anistia e nomear os juízes de paz que atuavam nos tribunais provinciais.


E

Aprovar ou suspender as resoluções dos Conselhos Provinciais e nomear cardeais.

O processo de produção do espaço da região Centro Oeste foi descontínuo, nucleado e desarticulado. Assim, para explicar a estruturação desses espaços, devem-se buscar na história as razões que desencadearam a ocupação desse território (MORENO et al, 2009, p. 5). Nessa perspectiva, observa-se que, em Mato Grosso, se identificam as seguintes fases de ocupação, EXCETO:


A

Mineração e fortificações – século XVIII;


B

Pecuária extensiva – século XIX, até o final da Guerra do Paraguai, em 1870;


C

Internacionalização da navegação do rio Paraguai e diversificação da produção econômica – após 1870;


D

Processo inicial de integração econômica regional e modernização de algumas áreas produtivas – décadas de 1940, 1950 e 1960.


E

Exploração e comercialização das Drogas do Sertão – século XIX.

A resolução para o conflito cisplatino deu-se graças à intervenção militar estadunidense no rio da Prata, à adoção de um governo monárquico no Uruguai e à concessão de empréstimos aos países envolvidos na guerra, de modo a fortalecer as economias da região entre 1830 e 1850.


C

Certo


E

Errado

"Meu Chalaça,


Quis a Divina Providência recompensar os meus esforços dando às armas da Rainha uma vitória do lado d'além do Tejo no dia 24 do passado e outra mui grande no Porto que me habilitou a partir para Lisboa, onde estou desde o dia 27 e tenho sido recebido o melhor do que podia imaginar. Honrarei a memória de meu pai. A traição do mano Miguel não ficará sem paga.

Vem depressa. Sei que nenhum sacrifício pessoal te será pesado desde que convenha à Nação, à Rainha e à Carta Constitucional. Rocha Pinto já está aqui e manda-te um abraço. Eu também quero abraçar-te, mas há de ser cá no Palácio. PEDRO.''


TORERO, José Roberto. Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 14,


O trecho destacado é parte de uma obra de ficção literária, ambientada nas relações pessoais do então D. Pedro IV de Portugal. Em relação aos fatos cristalizados pela historiografia sobre o período inspirador de Torero, podemos a firmar que as ações de "PEDRO":


A

representaram um período peculiar nas histórias de Brasil e Portugal, visto que ambos tinham crianças como governantes por razão de suas abdicações e passavam por períodos regências


B

significaram a supressão pela força do avanço de forças liberais tanto em Portugal quanto no Brasil, com repressão das revoltas regenciais no Brasil e apoio ao absolutismo em Portugal


C

determinaram a recolonização do Brasil e a manutenção do Império Colonial português, pois a derrota d o liberalismo em Portugal reestabeleceu as relações comerciais com a Inglaterra


D

apresentavam ambivalência e oportunismo di ante da imposição do exercício do poder moderador na monarquia constitucional portuguesa enquanto renunciara a tal poder no Império brasileiro

   
Gerar simulado