Questões de Concurso sobre Política

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
84 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Apesar de estar recuperando a confiança da população, Milei enfrenta um impasse com o poder legislativo porque


A

o Legislativo não concorda com a eleição de Milei, por questões partidárias, ideológicas.


B

o Legislativo não concorda com a proposta política apresentada por Milei para reverter o quadro econômico de déficit estrutural das contas públicas da Argentina.


C

o bloco de oposição a Milei não o reconhece como Presidente, tornando a gestão deste, conflitante.


D

a Casa Rosada vem vetando todos os projetos aprovados pelos parlamentares.


E

Apenas o Senado apoia Milei, o que é muito pouco para a provação de ações presidenciais.

“Após a constitucionalização do país, a luta política recrudesceu. Formaram-se dois grandes movimentos políticos, um à esquerda, outro à direita. O primeiro chamou-se Aliança Nacional Libertadora (ANL) [...]. O outro foi a Ação Integralista Brasileira (AIB), de orientação fascista [...].”


Texto extraído de: CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 6ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 102.


Sobre esses dois movimentos políticos mencionados, conforme análise de José Murilo de Carvalho, é CORRETO afirmar:


A

Apesar das diferenças ideológicas, ANL e AIB assemelhavam-se em vários pontos, como a defesa do Estado forte e intervencionista e o combate ao localismo. Diferenciavam-se, todavia, em sua base social: enquanto a ANL era mobilizadora de amplos setores populares, a AIB não conseguia mobilizar setores para além da classe média.


B

Apesar das diferenças ideológicas, ANL e AIB assemelhavam-se em vários pontos, como a defesa do Estado forte e intervencionista e o combate ao localismo. Diferenciavam-se, todavia, em sua base social: enquanto a AIB era mobilizadora de amplos setores populares, a ANL não conseguia mobilizar setores para além da classe média.


C

Apesar das diferenças ideológicas, ANL e AIB granjeavam apoios entre os militares, classe média e amplos setores da população.


D

As diferenças entre ANL e AIB eram ideológicas e relativas ao alcance social. Enquanto a ANL não conseguia apoio entre os militares, a AIB granjeava simpatizantes na Marinha e Exército.


E

Enquanto a ANL voltava-se ao socialismo e para a democracia representativa, a AIB tinha inspiração fascista e autoritária.

O Brasil no Contexto do Mundo Atual


O Brasil desempenha um papel significativo no cenário internacional contemporâneo, influenciado por suas políticas externas, econômicas e ambientais. Avalie as afirmativas abaixo sobre o papel do Brasil no contexto global atual e selecione a alternativa correta.


1. O Brasil é um membro fundador do BRICS, um consórcio de economias emergentes que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul, que visa a promover uma nova ordem econômica internacional, mais equitativa e multipolar (Stuenkel, 2015).

2. A diplomacia brasileira tem sido caracterizada pela busca de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, refletindo suas aspirações de maior protagonismo e influência nos assuntos globais, com ênfase na defesa de princípios de multilateralismo e autonomia (Fonseca Jr., 2011).

3. O Acordo de Paris, ao qual o Brasil é signatário, compromete o país a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e adotar medidas de sustentabilidade ambiental, enfrentando desafios significativos na implementação de políticas eficazes para cumprir as metas estabelecidas (Viola & Franchini, 2018).

4. A política externa brasileira tem sido amplamente reconhecida por seu alinhamento incondicional com os Estados Unidos, abandonando tradições históricas de autonomia e multilateralismo, e seguindo uma política de subordinação estratégica (Cervo & Bueno, 2010).

5. O Brasil desempenha um papel central na produção e exportação de biocombustíveis, especialmente etanol, contribuindo significativamente para a diversificação da matriz energética global e a redução da dependência de combustíveis fósseis, promovendo o desenvolvimento sustentável (Goldemberg, 2008).


Alternativas:


A

Todas as afirmativas são inquestionavelmente verdadeiras.


B

As afirmativas 1, 2 e 5 são corroboradas pela literatura acadêmica.


C

As afirmativas 2, 3 e 4 são validadas por estudos empíricos e teóricos.


D

Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 encontram respaldo nas pesquisas contemporâneas.


E

Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 são sustentadas por evidências teóricas e empíricas.

Leia com atenção o trecho a seguir.


“Temos, assim, três conceitos relacionados, mas não sinônimos, guardando cada uma sua especificidade, além de representarem curvas diferentes de evolução. O coronelismo retrata-se com uma curva tipo sino: surge, atinge o apogeu e cai num período de tempo relativamente curto. O mandonismo segue uma curva sempre descendente. O clientelismo apresenta uma curva ascendente com oscilações e uma virada para baixo nos últimos anos”.

Fonte: CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p.135.


Sobre os conceitos e as ideias do autor, marque a alternativa CORRETA.


A

O clientelismo é uma curva sempre em ascensão na medida em que as relações capitalistas se ampliam no meio rural brasileiro.


B

O mandonismo tende a aumentar a sua força de atuação na medida em que o clientelismo se torna um elemento chave para a manutenção da cidadania.


C

O mandonismo, apesar de sua curva descendente, diferentemente do coronelismo, possui uma temporalidade mais estendida ao longo da história do Brasil.


D

O coronelismo quando atinge seu ápice coincide com o clientelismo, pois este último já implica o uso do voto como um instrumento de controle social.


E

O coronelismo declinou na medida em que a Primeira República (1889-1930) se estabeleceu e consolidou a cidadania na política brasileira.

Considerando a história dos EUA, todas as políticas nacionais e internacionais citadas abaixo pertencem ao mesmo contexto histórico, EXCETO:


A

Doutrina Truman.


B

Homestead Act.


C

Doutrina Monroe.


D

Emenda Platt.


E

Big Stick.

Segundo historiadores e pensadores, a concepção de nacionalismo e, principalmente, de nação engloba a consideração da existência de uma comunidade imaginada como intrinsecamente limitada e, simultaneamente, soberana.


C

Certo


E

Errado

Analise as informações a seguir:


I. Desde o início da Idade Moderna, diversos teóricos de então clamavam pela necessidade de Estados fortes, chefiados por reis cujo poder central, incontestável, estaria livre das amarras limitadoras, inclusive da Igreja.

II. Nicolau Maquiavel defendia a unidade italiana, criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre as diversas repúblicas. Em sua principal obra, O príncipe, propõe a união entre moral e política, vistas como duas esferas conciliáveis, sobretudo no que se refere à forma como a Igreja concebia o poder político, ou seja, atrelado a princípios cristãos.

III. O bispo francês Jacques-Bénigne Bossuet foi o autor de Política retirada da Sagrada Escritura, segundo a qual o poder real está próximo de Deus. Tal proximidade faz com que as decisões reais sejam infalíveis, graças à inspiração divina. De Deus emana a autoridade do rei e o maior delito dentro de um Estado absolutista é o de lesa-majestade, considerado crime contra Deus.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Texto XVII


Imagem associada para resolução da questão


“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã.” Frase atribuída à Maquiavel a partir da interpretação da obra “O Príncipe”.


Pensando na política brasileira e relacionando os dois suportes podemos afirmar que a charge do Texto XVII


A

contraria a frase de Maquiavel, demonstrando a peculiaridade de Vargas, que se aliou a antigos desafetos.


B

comprova a citação, mesmo que em sentido inverso de relação, ao demonstrar a fluidez das alianças/oposições diante da “real-politique” brasileira.


C

evidencia que o ditado não se aplica a todos os políticos, visto que Vargas, mesmo traído, não abandonou seu antigo aliado Eurico Dutra.


D

materializa um fenômeno inabitual na política brasileira, que é o de aproximação/ruptura durantes as mudanças de posições políticas do país.

“Sobre as políticas indigenistas, convém lembrar que, no caso do Brasil, já se propunha desde as reformas pombalinas o fim da distinção entre índios e não índios”.


Fonte: ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Comunidades indígenas e Estado nacional: histórias, memórias e identidades em construção – Rio de Janeiro e México séculos XVIII e XIX. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; CONTIJO, Rebeca (Orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 202.


Analise as proposições a seguir:


I- Podemos perceber pelo menos três imagens de índios com valores diversos nos discursos históricos e políticos do período: os idealizados do passado, os bárbaros cruéis e os degredados.

II- No Brasil oitocentista, o índio cruel e ameaçador surgiu principalmente na figura dos aguerridos tupis-guaranis, contra os quais foi declarada guerra justa pela violenta reação que opuseram ao devassamento do seu território.

III- No projeto de construção da memória coletiva do Estado brasileiro, era preciso incorporar a imagem do índio de forma compatível com os ideais de progresso e superioridade europeia. Os índios eram considerados inferiores, porém redimíveis.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

II e III.


B

I e III.


C

I e II.


D

II.


E

III.

Leia o texto a seguir:


O povo assistiu bestializado à Proclamação da República, segundo Aristides Lobo [...].

[...] Havia tribofe na política, na bolsa, no câmbio, na imprensa, no teatro, nos bondes, nos aluguéis, no amor. Não se obedecia nem às leis dos homens, nem à de Deus.

[...]

O povo sabia que o formal não era sério. Não havia caminhos de participação, a República não era para valer. Nessa perspectiva, bestializado era quem levasse a política a sério, era o que se prestasse à manipulação. Num sentido [...], a política era tribofe. Quem apenas assistia, como fazia o povo do Rio por ocasião das grandes transformações realizadas a sua revelia, estava longe de ser bestializado. Era bilontra.


(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987; p. 140, 158, 160.)


Segundo o texto supracitado, assinale a alternativa correta:


A

O historiador José Murilo de Carvalho concorda com a afirmação de Aristides Lobo, segundo a qual o povo teria assistido “bestializado” à Proclamação da República no Brasil, de modo que o golpe à Monarquia foi inesperado.


B

O texto aponta a importância da participação política como prática de um direito cidadão, algo que, já na instauração da República, foi alcançado mediante o voto universal – voto para analfabetos, mulheres e maiores de 21 anos.


C

O excerto chama a atenção para o fato de José Murilo de Carvalho inovar ao romper com uma versão do evento que vigorou por muito tempo na historiografia: a de que o povo brasileiro teria assistido “bestializado” ao golpe que estabeleceu a Primeiro República no país.


D

A caracterização da Primeira República foi, para todos os fins, o início de um regime governamental sem trapaça na política e nas eleições, ponderando ser o oposto da Monarquia; mesmo que os brasileiros comuns não “levassem a sério” tal evento.

De acordo com Hannah Arendt, “o surgimento simultâneo do antissemitismo como sério fator político na Alemanha, na Áustria e na França nos últimos vinte anos do século XIX foi precedido de uma série de escândalos financeiros e negócios fraudulentos”. Qual a origem principal desse cenário?


A

Superprodução de capital disponível.


B

Déficit de capital disponível.


C

Rompo nas contas públicas.


D

Queda na produção.


E

Enriquecimento da casa judia.

Texto I


Imagem associada para resolução da questão



Planejamento para uma atividade de leitura a partir de metodologias ativas.


CASTELLAR, Sonia M. Vanzella (org.). Metodologias ativas: sequências didáticas. São Paulo: FTD, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7936593/mod_resource/content/1/Metodologias%20Ativas-Sequências%20didáticas.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.


Texto II


TÍTULO III

Da Declaração de Direitos

CAPÍTULO I

DOS DIREITOS POLITICOS

[...]


Paragrapho unico - Não se podem alistar eleitores:

a) os que não saibam ler e escrever;

[...]

c) os mendigos;

d) os que estiverem, temporaria ou definitivamente, privados dos direitos politicos.

Art. 109. O alistamento e o voto são obrigatorios para os homens, e para as mulheres, quando estas exerçam funcção publica remunerada, sob as sancções e salvas as excepções que a lei determinar.

Art. 110. Suspendem-se os direitos politicos:

[...]

b) pela condemnação criminal, emquanto durarem os seus effeitos.


BRASIL (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 18 jul. 2024.


Ao utilizar o Texto II como uma fonte histórica e o planejamento apontado no Texto I como processo metodológico, a etapa de


A

envolvimento deve citar quem são as pessoas que podem votar nessa constituição.


B

contextualização deve problematizar a estruturação dos direitos políticos do período.


C

sensibilização deve evidenciar as semelhanças da Constituição de 1934 com a de 1988.


D

contextualização deve apontar as características do voto no Brasil durante a Era Vargas.


E

sensibilização deve explicar a importância do primeiro texto constitucional republicano.

O ministro que liderou a equipe responsável pela elaboração do plano foi candidato a presidente e venceu os dois pleitos posteriores, sendo eleito em primeiro turno.


C

Certo


E

Errado

Entre os anos 2002 e 2013, a política externa brasileira retomou aspectos da Política Externa Independente (PEI), com a vinculação entre relações internacionais e desenvolvimento interno, aprofundou a cooperação Sul-Sul e atuou na constituição de novos blocos econômicos, como o G-20.


C

Certo


E

Errado

Monarquia é um sistema de governo em que o monarca, imperador ou rei, governa um país como chefe de Estado. O governo é vitalício, ou seja, até morrer ou abdicar. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Hoje em dia, poucos países utilizam este sistema de governo e, os que ainda o usam, conferem poucos poderes nas mãos do rei. Nestes países, o rei possui poderes limitados e representa o país como uma figura decorativa e clássica.


Assinale a alternativa que descreva um país que ainda use esse sistema, mesmo que sem exercícios próprios de governo.


A

Itália.


B

Reino Unido.


C

Estados Unidos.


D

Portugal.


E

África do Sul.

Em diversos contextos, a arte foi apropriada como arma de propaganda de ideais políticos, especialmente os nacionalistas ou revolucionários, sendo tal fenômeno observado pelos historiadores em diferentes momentos. No Brasil, essa associação pode ser observada na relação entre o seguinte contexto e respectiva representação artística:


A

Estado Novo e Samba


B

Independência e Barroco


C

Ditadura militar e Tropicalismo


D

Revolução de 30 e Semana de Arte Moderna

Vencedor das eleições de 1932, o representante do Partido Democrata, Franklin Roosevelt, implementou um programa de recuperação econômica que ficou conhecido como New Deal. Estabeleceu-se o salário desemprego e um salário-mínimo para os trabalhadores. Garantiu-se também aos operários o direito de ter seus sindicatos e de lutar por melhores salários.


C

Certo


E

Errado

A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.

(YOUNG, 1. M. Desafios ativistas à democracia deliberativa. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 13, jan.-abr. 2014.)

As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto, que impactam diretamente na configuração da democracia e da cidadania no Brasil atual, tratam como imprescindíveis, respectivamente:


A

a decisão da maioria e a uniformização de direitos.


B

a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.


C

a fragmentação da participação e a desobediência civil.


D

a imposição de resistência e o monitoramento da liberdade.

A imigração econômica é o tipo mais comum de deslocamento de indivíduos no mundo, sendo certo que, infelizmente, ainda temos muitos casos de imigrações políticas. Acerca desses dois tipos de imigração, é correto afirmar:


A

O fluxo de entrada dos imigrantes econômicos está concentrado nos países desenvolvidos, que oferecem melhores condições de emprego e renda, ao tempo que podemos indicar, como uma das causas para a imigração política, a ocorrência de conflitos militares.


B

O fluxo de entrada dos imigrantes econômicos está concentrado nos países desenvolvidos, que ofertam muitas facilidades à obtenção de vistos, ao tempo que podemos indicar, como uma das causas para a imigração política, a existência de condições naturais adversas nos países de origem.


C

O fluxo de entrada dos imigrantes econômicos está concentrado nos países desenvolvidos, que apresentam uma ótima acolhida para refugiados, ao tempo que podemos indicar, como uma das causas para a imigração política, a busca por melhores condições de renda.


D

O fluxo de entrada dos imigrantes econômicos está concentrado nos países subdesenvolvidos, que detêm um mercado de trabalho bastante amplo, ao tempo que podemos indicar, como uma das causas para a imigração política, a busca por melhores condições de emprego.

Em 1994, Ruanda foi palco de um dos genocídios mais brutais da história recente. O genocídio de Ruanda resultou na morte de centenas de milhares de pessoas em um período relativamente curto. Sobre as causas e outros aspectos desse genocídio, julgue as seguintes afirmativas:


I Ruanda é um país localizado na África Central e possui uma população majoritariamente composta por dois grupos étnicos, os hutus e os tutsis.

II. Durante o período colonial, a administração belga agravou as tensões étnicas em Ruanda ao introduzir políticas que favoreceram os tutsis em detrimento dos hutus, exacerbando as divisões na sociedade ruandesa. Os colonizadores belgas justificaram essas politicas com base em crenças de superioridade étnica.

III. O assassinato do presidente hutu Juvénal Habyarimana em 1994 desencadeou o genocídio, com extremistas hutus acusando os tutsis de serem responsáveis pelo ataque que resultou em sua morte.

IV. Em abril de 1994, o presidente ruandês Juvénal Habyarimana (um hutu) foi morto num atentado contra o avião em que viajava. Logo no dia seguinte, o genocídio começou. Sem apresentar provas, as lideranças hútus acusaram os tútsis pelo assassinato do presidente e conclamaram a população a iniciar a matança.

V. Após o genocídio, a comunidade internacional respondeu prontamente, enviando tropas de paz que conseguiram interromper a violência em poucos dias.


Dentre as afirmativas:


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I, II, e IV estão corretas.


C

Apenas I, III, IV e V estão corretas.


D

Apenas I, IIl e IV estão corretas.


E

Apenas I, II, IIl e IV estão corretas.

   
Gerar simulado