

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um arquivo eletrônico usado como garantia de procedência e autenticidade, é chamado de:
Ransomware.
Firewall.
Criptografia.
Defender.
Certificado Digital.
Sobre o funcionamento de um firewall, assinale a alternativa correta.
Permite o acesso ou bloqueia os pacotes, baseado em regras como endereços de e-mail, o tipo de pacote que foi recebido e o número da porta de acesso.
Os Proxis são altamente seguros, pois permitem a proteção dos recursos online, mascarando o endereço de e-mail de seus usuários e filtrando as mensagens que são recebidas.
Alguns sistemas operacionais, como o Windows, já possuem um Firewall próprio, como o Windows Explorer, porém, há vários aplicativos para smartphones que permitem aumentar a segurança de dados.
Também podem ser equipamentos dedicados a efetuarem as regras de Firewall. Com uma máquina dedicada a isso, geralmente há um ganho de performance, pois é possível que ela processe mais informações com mais rapidez e maior segurança para os usuários.
IPTABLES é um programa com a função firewall para o sistema Operacional GNU/Linux. Diversos programas firewalls também estão disponíveis para outros sistemas operacionais como Microsoft Windows. Um firewall pode filtrar o tráfego entre duas redes. Assim, estabelece-se um muro de fogo entre as redes em que quem administra o firewall deve
informar os casos proibidos e proibir o restante.
informar os casos permitidos e permitir o restante.
informar os casos permitidos e proibir o restante.
bloquear todas as conexões.
liberar todas as conexões.
A Medida Provisória 2.200-2/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, estabelece que os documentos assinados digitalmente com certificado digital ICP-Brasil têm validade jurídica equivalente aos documentos com assinaturas manuscritas em papel. Nesse contexto, é correto afirmar que a assinatura digital oferece os seguintes serviços apresentados, EXCETO:
Irretratabilidade.
Integridade.
Disponibilidade.
Não repúdio.
Autenticidade.
A técnica de criptografia consiste na utilização de métodos de modificação de textos, visando a não os transmitir em sua forma clara e, assim, protegê-los preventivamente em relação à eventual interceptação.
Sobre o uso de criptografia e certificados digitais, considere as seguintes afirmativas:
(I) Um método de criptografia que utiliza uma mesma chave na origem e no destino (para codificar e decodificar) é denominado método simétrico ou baseado em chave secreta.
(II) Nos métodos de criptografia assimétricos ou baseados em chave pública, todos os usuários tornam públicas suas chaves de codificação e mantêm privadas suas chaves de decodificação.
(III) A ICP–Brasil tem por objetivo garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos que utilizam certificados digitais.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Alguns dos mecanismos e técnicas utilizados para implantar processos de segurança de redes de computadores são o uso de criptografia assimétrica e o uso de assinatura digital. Considere as assertivas a seguir acerca dos atributos da assinatura digital:
I. Garante autoria, ou seja, quem recebe a mensagem pode confirmar que a assinatura foi feita pelo emitente da mensagem;
II. Garante o sigilo, de forma que somente o destinatário da mensagem poderá ter acesso ao seu conteúdo;
III Garante integridade, pois, caso a mensagem seja alterada, a assinatura digital será invalidada, ou seja, será possível verificar que a mensagem foi alterada após ter sido assinada;
IV. Garante a irretratabilidade (não repúdio), ou seja, o emitente da mensagem não pode negar ser o responsável por seu conteúdo.
A(s) assertiva(s) que define(m) corretamente os atributos de uma assinatura digital é (são):
Somente I e II
Somente I, III e IV
I, II, III e IV
Somente I
Somente I e IV
A cópia de segurança chamada de backup diferencial é a cópia que usa a seguinte regra para sua realização:
Faz cópia de todos os dados alvos independentemente da data da última cópia.
Faz cópia de todos os dados alvos desde o último backup total ou incremental.
Faz cópia de todos os dados alvos desde o último backup total.
Faz cópia apenas de dados selecionados manualmente pelo operador.
A cópia de segurança que leva os dados de um computador local para um servidor remoto, ao qual você pode acessar pela internet, está descrita de forma CORRETA na alternativa:
Backup na nuvem
Suporte remoto
Nobreak Backup
Backup completo
De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chave assimétrica. Sobre isso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Chave simétrica.
(2) Chave assimétrica.
( ) Também chamada de criptografia de chave secreta ou única. Utiliza a mesma chave para decodificar informações.
( ) Conhecida como criptografia de chave pública. Utiliza duas chaves distintas.
1 - 2.
2 - 1.
1 - 1.
2 - 2.
Leia o fragmento a seguir.
“X.509 é um padrão importante porque a estrutura de certificado e os protocolos de autenticação definidos nele são usados em diversos contextos. O núcleo do esquema X.509 é o certificado de _________ associado a cada usuário. Esses certificados do usuário são considerados como sendo criados por alguma _________ confiável e colocados no diretório pela CA ou pelo usuário. O próprio ________ não é responsável pela criação das chaves públicas ou pela função de certificação; ele simplesmente oferece um local de fácil acesso para os usuários obterem certificados”.
Assinale a opção cujos itens completem corretamente as lacunas do fragmento acima.
confiabilidade – instituição – usuário.
segurança cibernética – empresa – servidor de segurança.
transparência digital – autoridade certificadora – administrador.
chave privada – autarquia – servidor de autenticação.
chave pública – autoridade certificadora – servidor de diretório.
Em uma organização com muitos usuários que precisem acessar diferentes serviços em inúmeros locais na Internet, como em uma escola, a política padrão descartar é a mais recomendada para a configuração do firewall da instituição para a rede de pesquisa acadêmica.
Certo
Errado
Existem procedimentos realizados em nome de uma pessoa jurídica nos quais podem ser utilizados os certificados digitais de um sócio (pessoa física), mesmo que este não seja o responsável pela empresa perante a Secretaria da Receita Federal.
Certo
Errado
PGP (Pretty Good Privacy) é um padrão de criptografia que fornece privacidade e autenticidade dos dados enviados e recebidos.
Todas as afirmativas sobre o padrão PGP estão corretas, EXCETO:
A chave principal do padrão PGP é a chave pública e não deve ser distribuída.
PGP é um sistema de criptografia híbrido, que combina criptografia com chave privada e criptografia com chave pública.
PGP faz compressão de dados, reduzindo o tempo de transmissão e o espaço em disco ocupado.
PGP utiliza um par de chaves assimétricas.
Para que o usuário consiga proteger por completo seu computador, é necessário adquirir um software antivírus pago, já que os softwares antivírus gratuitos não fornecem proteção alguma contra ameaças virtuais.
Certo
Errado
O firewall é um programa muito eficiente no combate aos vírus em computadores locais. Contudo, ele possui algumas limitações, como, por exemplo, o fato de não conseguir vigiar o tráfego das portas dos protocolos e de não conseguir detectar tentativas de intrusão, no sistema do usuário, por um computador remoto.
Certo
Errado
Método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação (arquivo), independentemente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único (valor) e de tamanho fixo. Trata-se de
Assinatura Digital.
Certificado Digital.
Chave Mestra.
Função de Resumo.
Um usuário, preocupado com a segurança de seus dados, agiu de forma preventiva e realizou cópias de segurança (backups) de seus arquivos em um HD externo.
Nessa situação hipotética, como forma de verificar a integridade nesses arquivos de backups, é possível utilizar
criptografia.
firewall.
compactação.
hash.
Atualmente tem crescido a preocupação com a segurança relacionada à navegação na internet, tendo a criptografia se tornado um recurso no sentido de evitar fraudes. Por definição, a criptografia constitui o processo de transformar dados usando um algoritmo criptográfico e uma chave e, neste contexto, dois tipos são caracterizados a seguir.
I. Também conhecido como criptografia de chave secreta, representa um modo no qual a criptografia e a decriptografia usam a mesma chave.
II. Também conhecido como criptografia de chave pública, representa um modo no qual a criptografia e a decriptografia usam uma chave diferente, porém matematicamente relacionada.
Os tipos descritos em I e II são denominados, respectivamente, criptografia de chave:
analógica e digital
digital e analógica
simétrica e assimétrica
assimétrica e simétrica
O backup é um sistema que permite a cópia de arquivos recém‐criados pelos sistemas operacionais. Logo, um arquivo com data de criação superior a um ano não poderá ser copiado pelo software de backup.
Certo
Errado
O administrador da rede de computadores de determinada organização informou aos usuários, por meio de nota, que haviam sido configurados serviços na rede que permitiam bloquear tráfego de entrada, de modo a impedir, por exemplo, que os computadores fossem acessados por invasores.
Os serviços mencionados nessa situação hipotética são característicos da implantação de
antivírus.
filtro anti-spam.
anti-malware.
firewall.