Questões de Concurso sobre Hardware

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.222 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O HDD (Hard Disk Driver), também conhecido com HD, pode ser substituído por um produto que está sendo difundido atualmente. Nesse caso, o hardware que está em ascensão é:


A

BD-R (Blu-ray Recordable Disc).


B

Pendrive.


C

SSD (Solid State Drive).


D

CMOS(Complementary metal-oxide-semiconductor).

Os únicos dispositivos que não podem ser conectados por meio de uma rede sem fio são as impressoras, pois o sistema de impressão somente consegue enviar os pacotes por meio das portas LPT1 e USB.


C

Certo


E

Errado

Além do HD, existem outros dispositivos muito utilizados para armazenamento e para backup dos dados:


(I)CD-R.

(II)CD-RW.

(III)DVD.

(IV)DVD-RW.

(V)Pendrive.


Enumere as lacunas abaixo de acordo com os dispositivos acima:


(__)Assim como o DVD, também é utilizado para gravar dados, músicas e filmes. Porém, esta mídia é um disco óptico regravável, permitindo ser gravado várias vezes.

(__)Foi criado no ano de 1995. Ele tem uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD dados, músicas e filmes.

(__)Também utilizado para gravar músicas ou dados. Porém, esta mídia, introduzida no mercado em 1997, é um disco óptico regravável, permitindo ser gravado várias vezes.

(__)Utilizado principalmente para gravar músicas ou dados. Permite ser gravado apenas uma única vez.

(__)É um dispositivo de armazenamento, com conexão USB, constituído por uma memória flash.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde a sequência de cima para baixo das lacunas acima:


A

IV, II, III, I, V.


B

IV, III, II, I, V.


C

V, IV, III, II, I.


D

III, IV, II, I, V.


E

II, III, I, V, IV.

Os controladores dos dispositivos de E/S (Entrada/Saída) permitem que esses dispositivos se conectem ao computador.


C

Certo


E

Errado

O alicate especial para trabalhar com os conectores de cabo de rede RJ45 é denominado tecnicamente como sendo:


A

alicate para selar, ou selador


B

alicate para primar, ou primador


C

alicate para crimpar, ou crimpador


D

alicate para crespar, ou crespador

Alguns dispositivos são considerados tanto como de entrada quanto como de saída. Um exemplo desse tipo de dispositivo é o pen drive.


C

Certo


E

Errado

Marque a opção na qual um ou mais dispositivos diverge(m) em sua utilidade básica, com relação aos demais.


A

HD , SSD , PenDrive


B

Monitor de Vídeo , Impressora, Mouse


C

Porta USB, RS-232 , RJ-45


D

Teclado, TouchScreen , Mouse

Analise a imagem e assinale a alternativa CORRETA:


Imagem associada para resolução da questão


A

É uma Unidade Central de Processamento.


B

É uma Placa Mãe.


C

É uma Memória RAM.


D

É uma Placa de Rede.


E

É uma Fonte de Alimentação.

As teclas do teclado podem ser divididas em vários grupos de acordo com sua função. Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a correta.


I. Essas chaves incluem a mesma letra, número, pontuação e teclas de símbolo encontradas em uma máquina de escrever tradicional.

II. Essas teclas são usadas sozinhas ou combinadas com outras teclas para executar determinadas ações. As mais usadas são Ctrl, Alt e Esc.

III. São usadas para executar tarefas específicas. Elas têm nomes como F1, F2, F3 etc., até F12. A funcionalidade dessas chaves difere de programa para programa.

IV. Essas teclas são usadas para a movimentação em documentos ou páginas da Web e ao editar texto. Elas incluem as teclas de seta, Home, End, Page Up, Page Down, Delete e Insert.

V. É útil para inserir números rapidamente. As chaves são agrupadas em um bloco como uma calculadora convencional ou adicionando máquina.


A

I. Teclado numérico; II. Teclas de digitação (alfanuméricas); III. Teclas de controle; IV. Teclas de função; V. Teclas de navegação.


B

I. Teclas de controle; II. Teclas de função; III. Teclas de navegação; IV. Teclado numérico; V. Teclas de digitação (alfanuméricas).


C

I. Teclas de navegação; II. Teclado numérico; III. Teclas de digitação (alfanuméricas); IV. Teclas de controle; V. Teclas de função.


D

I. Teclas de função; II. Teclas de navegação; III. Teclado numérico; IV. Teclas de digitação (alfanuméricas); V. Teclas de controle.


E

I. Teclas de digitação (alfanuméricas); II. Teclas de controle; III. Teclas de função; IV. Teclas de navegação; V. Teclado numérico.

A figura abaixo ilustra um dispositivo de armazenamento de dados bastante utilizado nas configurações atuais dos notebooks.


Imagem associada para resolução da questão



É um dispositivo que possui as características listadas a seguir.


Representa uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD).

Não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HD).

Não utiliza partes mecânicas, o que reduz as vibrações e torna esses dispositivos completamente silenciosos.

Apresenta a vantagem do tempo de acesso reduzido decorrente do uso da memória flash.


Esse dispositivo é conhecido pela sigla:


A

WVGA


B

SATA


C

SSD


D

BNC

BIOS (basic input/output system) é um hardware que armazena as configurações básicas para o funcionamento do computador, como data e hora, além de informações do disco rígido.


C

Certo


E

Errado

Sobre as SSDs (unidades de estado sólido), é correto afirmar que


A

são dispositivos de armazenamento magnético.


B

dependem de ímãs e discos.


C

escaneiam e magnetizam os fragmentos para gravar informações digitais.


D

usam a memória flash chamada NAND.


E

são compostas por uma pilha de discos metálicos.

A placa mãe de um computador é a responsável não só pela conexão entre processador, memórias e fonte de energia, mas também por prover diversas opções de conexão com dispositivos externos. A respeito dos tipos de conexão comumente presentes em uma placa mãe, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.


I. Os padrões VGA e HDMI são exemplos de tipo de conectores comumente presentes em placas mães e servem para ligar, por exemplo, TVs, monitores e projetores.

II. DVI é um tipo de conexão bastante utilizada para realização de conexão entre um computador e uma rede de computadores de alta velocidade.

III. As portas do tipo USB são bastante versáteis. Nelas podemos ligar um grande variedade de equipamentos, como por exemplo: teclado, mouse, pen drive, leitores biométricos e impressoras.


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas a afirmativa III está correta.


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Para funcionar corretamente, um computador exige que uma série de dispositivos funcione em conjunto com uma série de programas, cada um deles realizando sua função, entre estes encontram-se os discos rígidos. São os responsáveis por armazenar as informações de forma não volátil, onde ficam fotos, vídeos, filmes, e outros arquivos quando salvos.


Assinale a alternativa que NÃO contém um dos principais tipos de discos rígidos utilizados atualmente:


A

HDD


B

SSD


C

SCSI


D

SSHD

A CPU (Unidade Central de Processamento) é responsável pelo processamento das informações, sendo muitas vezes confundida com o “gabinete” da máquina. É o próprio processador e tem três funções básicas. As alternativas a seguir listam essas três funções com apenas uma exceção. Assinale a alternativa INCORRETA:


A

Administrar na memória central os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, viando o seu processamento.


B

Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.


C

Armazenar os dados em discos magnéticos que mantêm a gravação por vários anos.


D

Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, interpretando e gerenciando a execução de cada instrução dos programas.

Um HD portátil possui 1.5 GB de espaço livre. Assinale a alternativa que contém arquivos que podem ser armazenados simultaneamente nesse disco sem ultrapassar o limite de armazenamento nem excluir nenhum arquivo já gravado.


A

Três arquivos de vídeo de 800000KB cada e um arquivo de texto de 30MB.


B

Um arquivo de áudio de 600 MB, dois arquivos de vídeo de 100 MB cada e três arquivos .PDF de 400MB cada.


C

Um arquivo executável de 1TB, dois arquivos de áudio de 100MB cada.


D

Dois arquivos de vídeo de 300MB cada e um arquivo .PDF de 30MB.

O teclado é um periférico que possibilita digitar comandos de operação de um computador.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: JESUS, W. T. AZARA FILHO M. F. Informática Básica para estudos on-line. IFG. 2020. p 8. Disponível em: <https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/.pdf> Acesso em 02 fev 2022. (adaptado)


Associe as partes do teclado identificadas de 1 a 5 na figura com as suas respectivas características:


( ) É composto por letras e números.

( ) Podem ser usadas isoladamente ou em conjunto com outras teclas e executam funções específicas.

( ) Realizam funções específicas que mudam de acordo com o programa ou o sistema operacional utilizado. Também podem ser ativadas em conjunto com outras teclas.

( ) Possuem setas indicando o sentido de direção do cursor.

( ) Opera como uma calculadora.


A

5, 4, 2, 1, 3.


B

4, 2, 1, 5, 3.


C

3, 1, 4, 2, 5.


D

2, 1, 4, 3, 5.


E

1, 3, 5, 4, 2.

Para que serve a barra de espaços do teclado do computador?


A

Para desligar o computador.


B

Para apagar o caractere apontado pelo cursor.


C

Para pausar todas as atividades em andamento no computador.


D

Para mover o cursor um espaço para a frente.


E

Para mover o cursor um espaço para trás.

   
Gerar simulado