Questões de Concurso sobre Software

 
 
Disciplina 1
Assunto 33
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.577 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere as afirmativas abaixo sobre Inteligência Artificial Generativa (IAG), atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


( ) A IAG é baseada em modelos computacionais avançados que possuem a capacidade de aprender representações, regras, correlações e conhecimentos, a partir do contato com grandes conjuntos de dados.

( ) A IAG é projetada para criar conteúdos, como documentos textuais, imagens, vídeos, músicas, entre outros.

( ) Ao ser adotada de forma segura e em conformidade com as leis vigentes, as ferramentas de IAG oferecem, por exemplo, possibilidades de modernização e automação de tarefas repetitivas, redação de documentos textuais e criação de materiais visuais, sem nenhuma necessidade de revisão humana.

( ) Legalidade, moralidade e publicidade são princípios fundamentais que garantem, respectivamente, que os direitos dos cidadãos sejam respeitados, a imparcialidade em decisões assistivas e a auditoria nos processos envolvendo IAG.

( ) Perguntas mal formuladas, dados incompletos, enviesados ou desatualizados são exemplos de limitações que possibilitam a geração de respostas imprecisas, irrelevantes ou equivocadas, mesmo que pareçam confiáveis e coerentes por meio das IAG’s, fenômeno também conhecido como alucinação.

( ) Por gerar impactos significativos sobre direitos fundamentais, segurança, privacidade e bem-estar da sociedade, o uso de sistemas de IA de alto risco são proibidos.


Assinale a sequência CORRETA:


A

F, F, F, V, F, V.


B

V, F, V, V, V, F.


C

F, V, V, F, F, V.


D

V, V, F, F, V, F.

Em um órgão público como o Ministério Público Estadual, a automação de documentos e workflows administrativos com uso de inteligência artificial tem como objetivo:


A

substituir os sistemas de gestão documental por plataformas de mensagens instantâneas, visando agilidade na comunicação entre setores e redução de custos com infraestrutura.


B

reduzir a participação dos servidores nos processos decisórios, transferindo as decisões para sistemas automatizados, com foco na eliminação de erros humanos.


C

eliminar a necessidade de revisão humana em documentos gerados automaticamente, acelerando os fluxos.


D

centralizar todas as tarefas administrativas em um único sistema de IA, diminuindo a complexidade dos fluxos envolvidos.


E

integrar ferramentas inteligentes aos sistemas existentes, permitindo que documentos sejam gerados, classificados e encaminhados automaticamente, com supervisão humana e critérios definidos pela instituição.

Em um computador de um órgão público, foram identificados os seguintes elementos instalados:


I – Sistema operacional responsável pelo gerenciamento de hardware e execução de programas.

II – Programa editor de textos utilizado para elaboração de documentos oficiais.

III – Programa antivírus responsável pela proteção contra ameaças digitais.

IV – BIOS/UEFI responsável pela inicialização do hardware.


Com base nos conceitos básicos de software, assinale a alternativa correta:


A

Apenas os itens II e III são softwares aplicativos; o item I é software básico e o item IV é firmware.


B

Os itens I e IV são softwares aplicativos; os itens II e III são softwares de sistema.


C

Apenas o item III pode ser considerado software de sistema.


D

Todos os itens são exemplos de software aplicativo.

Durante auditoria interna, a equipe de tecnologia identificou que vários setores estavam utilizando programas inadequados às suas finalidades: um departamento utilizava software de entretenimento para realizar cálculos administrativos; outro instalou ferramenta de edição gráfica para substituir o sistema de gestão de ocorrências; e um terceiro tentou utilizar sistema operacional como se fosse um aplicativo de manipulação de dados. Com base nas definições e características dos tipos de software, é CORRETO afirmar que:


A

o sistema operacional é um tipo de software aplicativo, criado para executar tarefas específicas como edição de imagens, cálculos ou emissão de relatórios.


B

softwares de entretenimento podem substituir softwares utilitários, desde que possuam recursos suficientes para manipulação de dados corporativos.


C

softwares aplicativos têm como função principal gerenciar recursos de hardware, definir rotinas do sistema e controlar o funcionamento global da máquina.


D

softwares utilitários são equivalentes aos sistemas operacionais, podendo substituí-los integralmente na inicialização e controle do computador.


E

o sistema operacional é software básico responsável por gerenciar hardware e permitir a execução de softwares aplicativos, os quais, por sua vez, são desenvolvidos para realizar tarefas específicas como edição, cálculos, controle ou gestão.

A Inteligência Artificial (IA) Generativa tem transformado as práticas pedagógicas. Ao utilizar um Grande Modelo de Linguagem (LLM) para auxiliar no planejamento de aulas, o professor de informática deve estar ciente de uma limitação técnica inerente a essas ferramentas, conhecida no meio acadêmico como "alucinação". No contexto da IA, a alucinação refere-se:


A

À geração de respostas que parecem coerentes e articuladas, mas que contêm informações factualmente incorretas, inventadas ou sem base na realidade.


B

À capacidade avançada da IA de gerar imagens e vídeos fotorrealistas a partir de descrições textuais abstratas.


C

Ao processo invasivo em que a IA acessa a webcam do usuário sem permissão para analisar suas reações biométricas e emocionais.


D

À sobrecarga do servidor que faz com que a IA responda em idiomas desconhecidos ou em códigos binários incompreensíveis

Em relação aos conceitos de redes de computadores, ao OneDrive e aos conceitos de inteligência artificial, julgue os itens seguintes.


Assistentes virtuais e sistemas de recomendação são exemplos de aplicações práticas de inteligência artificial utilizadas em ambientes corporativos e serviços digitais.


C

Certo


E

Errado

No que tange à arquitetura de computadores e à hierarquia de memória, o desempenho global de um sistema é frequentemente limitado pela discrepância de velocidade entre a Unidade Central de Processamento (CPU) e a memória principal (RAM), fenômeno conhecido como o "Gargalo de von Neumann". Sobre os mecanismos de mitigação desse impacto e os fundamentos de hardware e software, assinale a alternativa correta:


A

A utilização de memória cache de múltiplos níveis (L1, L2, L3) baseia-se estritamente no princípio da localidade espacial, ignorando a localidade temporal, visto que o processador busca reduzir apenas o tempo de deslocamento físico dos dados no barramento.


B

O Sistema Operacional atua como uma camada de abstração de hardware (HAL), sendo responsável, dentre outras funções, pelo gerenciamento de interrupções de hardware (IRQ), que permitem que periféricos sinalizem ao processador a necessidade de atenção imediata sem a necessidade de polling constante.


C

A memória ROM (Read-Only Memory) é classificada como um dispositivo de armazenamento secundário volátil, pois, embora mantenha instruções de boot (BIOS/UEFI), ela depende da constante refrescagem (refresh) de capacitores para não perder a integridade dos dados durante a execução.


D

Em sistemas com arquitetura de memória compartilhada, a latência de acesso é uniforme para todos os núcleos de processamento (SMP - Symmetric Multiprocessing), independentemente da topologia de interconexão ou da distância física entre o controlador de memória e o socket da CPU.


E

Dispositivos periféricos de saída, como placas de vídeo dedicadas, operam de forma autônoma e assíncrona ao processador, utilizando memória dedicada (VRAM) apenas para armazenamento de buffers de vídeo, não sendo capazes de realizar tarefas de processamento paralelo ou computação de propósito geral (GPGPU).

O Guia de Inteligência Artificial Generativa do Governo Federal (2026), elaborado como parte das ações do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA) do Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos (MGI), apresenta orientações sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG) no setor público. Assinale a alternativa que NÃO corresponde, de acordo com o NIA, a um risco associado ao uso de ferramentas de inteligência artificial generativas, como o ChatGPT, o Gemini e o Copilot.


A

A IAG pode expor a organização e os usuários a uma série de riscos relacionados à segurança da informação caso não sejam adotadas práticas robustas de mitigação.


B

A IAG pode falhar em interpretar ou aplicar os dados corretamente em contextos diferentes daquele em que foi treinada.


C

A IAG pode incentivar o desenvolvimento de soluções locais de inteligência artificial, o que não é recomendado.


D

A IAG pode não considerar aspectos legais e éticos ligados a direitos autorais e propriedade intelectual.


E

A IAG pode gerar respostas que parecem plausíveis e confiáveis, mas que são incorretas ou inventadas, podendo induzir ao erro.

O sistema operacional Android é composto de diversas camadas arquiteturais responsáveis por fornecer serviços às aplicações e permitir a interação com os recursos de hardware do dispositivo. Com base nessa informação, assinale a opção que apresenta o componente do Android responsável por gerenciar o ciclo de vida das aplicações, a pilha de atividades e a interação entre processos de aplicativos.


A

SQLite


B

Activity Manager


C

WebView


D

SurfaceFlinger


E

MediaCodec

No que diz respeito a um sistema computacional, é correto afirmar que


A

o hardware corresponde aos programas executados pelo computador.


B

o software é constituído, exclusivamente, por dispositivos físicos.


C

o hardware compreende componentes físicos, enquanto o software consiste em programas e em instruções.


D

os periféricos são apenas dispositivos de saída.


E

o sistema operacional é considerado hardware.

Em uma unidade administrativa, os computadores utilizados para elaboração de documentos e acesso a sistemas corporativos passaram por uma atualização de rotina. Durante o procedimento, a equipe verificou os componentes físicos das máquinas, conferiu o funcionamento do sistema operacional e orientou os usuários quanto aos cuidados diante de arquivos recebidos por correio eletrônico. Em uma das estações, um arquivo de origem desconhecida apresentou comportamento suspeito após ser executado.

Considerando essa situação e os conceitos de hardware, software, sistemas operacionais e segurança da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. O processador é um componente de hardware responsável pelo processamento das instruções, enquanto aplicativos utilizados para edição de documentos pertencem à categoria de software.

II. O sistema operacional atua na administração de recursos computacionais e oferece serviços necessários à execução de programas, estabelecendo uma interface entre o usuário, os aplicativos e o hardware.

III. Um programa antivírus pode identificar e tratar determinadas ameaças digitais, mas sua utilização não elimina a necessidade de cuidados com arquivos, links e programas de procedência desconhecida.

IV. A instalação de um programa obtido de fonte desconhecida representa uma medida de proteção, pois o sistema operacional consegue verificar a intenção do aplicativo antes de permitir sua execução.

V. A memória RAM constitui um dispositivo de armazenamento destinado à conservação permanente dos arquivos administrativos, enquanto o sistema operacional utiliza o SSD ((Solid State Drive) como memória principal para executar os programas.

Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


D

As afirmativas I, II, III, IV, V são verdadeiras.


E

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Sobre a relação entre hardware e software em sistemas computacionais, assinale a afirmativa CORRETA:


A

O hardware corresponde aos componentes físicos do computador, enquanto o software representa os programas e instruções executados pelo sistema.


B

O software de sistema é formado pelos componentes físicos utilizados para funcionamento do computador.


C

Os dispositivos periféricos são classificados como programas responsáveis pela execução das aplicações.


D

O hardware realiza operações sem depender de instruções fornecidas por componentes lógicos.


E

Os aplicativos instalados no computador integram a estrutura física dos equipamentos utilizados.

Em um setor administrativo, foi necessário instalar um novo scanner para digitalização de documentos físicos. Após a conexão ao computador, o equipamento não funcionou imediatamente, exigindo configuração adicional. Diante do exposto, o elemento essencial para que o sistema operacional reconheça e opere CORRETAMENTE o dispositivo é denominado como:


A

BIOS.


B

Spool.


C

Cache.


D

Driver.

O mecanismo de segurança nativo do iOS conhecido como App Sandboxing garante que cada aplicativo seja executado em seu próprio ambiente isolado, impedindo que um aplicativo acesse ou modifique dados gerados por outro aplicativo ou pelo próprio sistema operacional sem autorização explícita do usuário.


C

Certo


E

Errado

Uma empresa de médio porte identificou que seus computadores estão apresentando lentidão ao executar, simultaneamente, múltiplas aplicações , especialmente navegadores com várias abas e sistemas corporativos. O gestor de TI propôs algumas soluções para melhorar o desempenho das máquinas sem alterar os softwares utilizados.

Considerando-se os conceitos de hardware e software, assinale a alternativa que apresente uma ação que efetivamente melhore o desempenho físico do equipamento.


A

Reinstalar o sistema operacional Linux.


B

Limpar arquivos temporários do sistema.


C

Aumentar a quantidade de memória RAM instalada nos computadores.


D

Atualizar o navegador de internet para a versão mais recente.

Software do tipo ERP são utilizados para simplificar funções, processos e fluxos de trabalho de uma organização por meio da automação e integração. São exemplos de software do tipo ERP:


A

SAP Business One e Protheus.


B

Protheus e PMBOK.


C

Scrum e SAP Business One.


D

Scrum e Visual Studio Code.


E

Visual Studio Code e PMBOK.

Considere os seguintes softwares amplamente utilizados no contexto do mercado corporativo:

1. Microsoft Excel versão desktop (Planilha Eletrônica).

2. Oracle Database Standard Edition 2 (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

3. Mozilla Firefox (Navegador de Internet).

4. Adobe Photoshop (Editor de Imagens).

Quais dos softwares listados dependem de uma licença proprietária (de código fechado comercial) para a sua utilização comercial?


A

1 e 4, apenas.


B

2 e 3, apenas.


C

1, 2, 3 e 4.


D

1, 3 e 4, apenas.


E

1, 2 e 4, apenas.

Um software proprietário é aquele que tem sua distribuição ou alteração limitada por questões de registro ou patente, o que implica na aquisição de uma licença para uso. São exemplos desse tipo de software, EXCETO:


A

iOS


B

Microsoft Office


C

GIMP (GNU Image Manipulation Program)


D

Mac OS


E

Adobe Photoshop

O Android oferece suporte à atualização automática de aplicativos por meio da Google Play Store, desde que essa funcionalidade esteja habilitada nas configurações do dispositivo e que existam condições compatíveis com a política definida pelo usuário.


C

Certo


E

Errado

Considere a charge a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: GALHARDO, Caco. Bicudinho. Folha de S.Paulo, 30 jul. 2026.

Transpondo a crítica construída na charge para o uso de inteligência artificial no ambiente profissional, o risco enunciado em tom de humor consiste em


A

multiplicar respostas orientadas por uma mesma perspectiva e apresentá-las como construção da equipe.


B

reduzir a interação entre os integrantes pela substituição de momentos deliberativos por sínteses automatizadas.


C

dificultar o reconhecimento da autoria pela padronização da linguagem das diferentes contribuições.


D

concentrar o domínio da ferramenta em um integrante e produzir dependência informacional na equipe.


E

diluir a responsabilidade humana pela atribuição de decisões profissionais ao sistema automatizado.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado