

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando o funcionamento e os objetivos do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) no Brasil, assinale a alternativa correta.
É um sistema de monitoramento que utiliza imagens da banda de luz visível, o que limita sua capacidade de detectar mudanças na cobertura florestal durante períodos nublados.
Sua eficácia é mensurada pela comparação das taxas de desmatamento detectadas em tempo real com as estatísticas anuais de desmatamento fornecidas pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), permitindo intervenções imediatas por órgãos fiscalizadores.
É um sistema que, por seu design, permite a integração com outras tecnologias de sensoriamento remoto, tornando-se uma ferramenta potente no processo de monitoramento ambiental, porém a sua interface com sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) e com Landsat são precárias.
Os dados gerados são exclusivamente utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para a implementação de políticas de uso da terra e não são acessíveis à sociedade civil ou a organizações não governamentais.
É um sistema que realiza a detecção do desmatamento em áreas rurais e urbanas, disponibilizados em plataformas on-line, que podem ser visualizados apenas por pesquisadores e órgãos governamentais.
Conforme indicado no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2012-2021), alguns projetos estruturantes e mobilizadores são, hoje, considerados importantes para o Programa Espacial Brasileiro. Sobre esses projetos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Veículos Lançadores baseados no Programa Cruzeiro do Sul.
( ) Serviços de lançamento comerciais (Acordo BrasilEstados Unidos).
( ) Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
( ) Satélites de Observação da Terra da série Pantanal.
V/ F/ V/ F
F/ V/ V/ F
V/ F/ F/ V
F/ V/ F/ V
V/ V/ F/ F
Conforme indicado no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2012-2021), sobre o cenário internacional e os acordos de cooperação espacial assinados pelo Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. O Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) é criação brasileira e fruto de acordo de cooperação de 40 anos com a Alemanha.
II. Os projetos entre os países-membros do Mercosul são considerados limitados, não havendo importância estratégica global e sem projetos em andamento no momento.
III. Um dos acordos de cooperação mais importantes que o Brasil firmou é com a Ucrânia, com a criação da empresa binacional “Alcântara Cyclone Space” (ACS) para lançamentos comerciais do veículo ucraniano Cyclone-4 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.
IV. Em termos de presença internacional, hoje, a Venezuela está no mesmo nível que o Brasil, investindo entre 100 e 200 milhões de dólares ao ano.
É correto o que se afirma em
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
O Decreto nº 4.718/2003 estabelece as competências da Diretoria de Política Espacial e Investimentos Estratégicos. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas competências.
Realizar estudos e análises pertinentes à área espacial.
Coordenar a concessão de licenças e autorizações relativas às atividades espaciais, bem como a fiscalização dessas concessões e autorizações.
Promover iniciativas de comercialização de bens e serviços espaciais.
Promover a transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Promover a capacitação de recursos humanos para atuação em atividades espaciais.
A criação da Agência Espacial Brasileira, por meio da Lei nº 8.854/1994, implicou a extinção de um órgão também vinculado a projetos espaciais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Fundo Setorial Espacial.
Conselho Nacional de Política Espacial – Existe e exerce importante função estratégica.
Engesa – Engenheiros Especializados S.A.
Satelbrás – Satélites do Brasil S.A.
COBAE – Comissão Brasileira de Atividades Espaciais.
Em observância ao disposto na Lei nº 8.854/1994, sobre o patrimônio da Agência Espacial Brasileira – AEB, assinale a alternativa correta.
É constituído apenas por bens móveis e imóveis que receba de doações e legados de pessoas naturais e jurídicas.
É constituído somente por bens móveis e imóveis que venha a adquirir.
É constituído somente pelos bens anteriormente pertencentes à Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (COBAE).
É constituído apenas por meio de receita oriunda das dotações orçamentárias consignadas na lei orçamentária da União.
O Poder Executivo Federal pode ceder imóveis da União para uso da AEB no exercício e no desenvolvimento de suas atividades.
De acordo com a Lei nº 8.854/1994 e o Decreto nº 4.718/2003, sobre a Agência Espacial Brasileira – AEB –, assinale a alternativa correta.
O Procurador-Chefe será nomeado por indicação do Ministro da Justiça.
A administração da AEB cabe a um Presidente, indicado pelo Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia e nomeado pelo Presidente da República.
A nomeação do Presidente da AEB é função privativa do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia.
O Auditor Chefe é nomeado pela Controladoria-Geral da União.
O Decreto nº 4.718/2003 criou o cargo de Diretor-Geral que administrará a AEB em conjunto com o Presidente.
De acordo com o Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE 2012-2021, a indústria espacial brasileira depende de um tipo específico de empresa para que possa se desenvolver e ser capaz de lançar novos produtos com crescente valor agregado. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de empresa.
Empresas de produção modulada.
Pequenas e médias empresas.
Prime-contractors.
Empresas estrangeiras.
Empresas nacionais.