

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre os ramais de descarga e de esgoto, a NBR 8160 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução) estabelece algumas exigências. A NBR 8160 recomenda como declividades mínimas:
Os agregados para o concreto massa devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos. Não devem conter substâncias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação, o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade, ou o aspecto visual externo do concreto. A NBR 7211/2009 estabelece os limites máximos em porcentagem da quantidade de substâncias nocivas em relação à massa do material do agregado miúdo. Assim, assinale a opção cuja porcentagem de substância nociva apresentada está de acordo com o valor estabelecido nessa norma.
Torrões de argilas e materiais friáveis – 6,0%.
Materiais carbonosos para concreto aparente – 2,5%.
Materiais carbonosos para concreto não aparente – 1,0%.
Material fino que passa na peneira 75µm, pulverulento – concretos protegidos do desgaste superficial – 15,0%.
De acordo com os critérios da NBR 13749/2013 — Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas —, os limites de resistência de aderência à tração são especificados para diferentes substratos que venham a servir de base ao revestimento final em pintura, cerâmica ou laminado. Tais substratos são apresentados como paredes internas, externas e tetos. Assinale a opção cujo valor da resistência de aderência à tração, Ra em MPa, corresponde ao valor mínimo especificado na referida norma.
Parede interna para pintura ou base para reboco – Ra ≥ 0,15.
Parede interna para cerâmica ou laminado – Ra ≥ 0,20.
Parede externa para cerâmica ou laminado – Ra ≥ 0,30.
Parede externa para pintura ou base para reboco – Ra ≥ 0,15.
O projeto hidráulico-sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre, é normatizado pela NBR 9649/86, que estabelece as condições e critérios para sua correta elaboração. Para o dimensionamento hidráulico e suas condições específicas, é correto afirmar que
inexistindo dados pesquisados e comprovados de vazão, com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de 0,5 1/s em qualquer trecho.
os diâmetros a empregar devem ser os previstos nas normas e especificações brasileiras relativas aos diversos materiais, o menor não sendo inferior a DN 75 mm.
as lâminas d’água devem ser sempre calculadas admitindo o escoamento em regime turbulento e permanente, sendo o seu valor máximo, para vazão final (Qf), igual ou inferior a 50% do diâmetro do coletor.
cada trecho deve ser verificado pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo σt = 1,0Pa, calculada para vazão inicial (QI), sendo que a declividade mínima deve ser I0 mín. = 0,0055.(QI - 0,47) sendo I0 mín. em m/m e QI em l/s.
Segundo a NBR 6492/1994, o Programa de Necessidades caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores componentes, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes. Quanto à fase de projeto, o Programa de Necesidade é:
independente.
preliminar.
posterior.
indiferente.
complementar.
Segundo a NBR 12.217/1994, o volume do reservatório de abastecimento necessário para atender às variações de consumo deve ser avaliado a partir de dados de consumo diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2 ao volume assim calculado, para levar em conta incertezas dos dados utilizados.
Baseando-se nos dados da Tabela, considerando-se a adução contínua e o previsto na NBR 12.217/1994, o volume do reservatório, em m3, é de
982,8
960,0
1920,0
1965,6
3840,0
Considerando a ABNT NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura e os princípios básicos da construção, assinale a opção que apresenta a denominação dos elementos A e B representados abaixo, respectivamente.

Viga e verga.
Verga e pilar.
Verga e peitoril.
Contraverga e peitoril.
Viga e pilar.
Considerando a ABNT NBR 16636 - Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos, assinale a opção que NÃO apresenta elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos.
fundações.
coberturas.
memorial de cálculo.
revestimentos e acabamentos.
jardins e paisagismo.
Com relação à norma NBR 14.931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Para a remoção das formas, não é necessário considerar as condições ambientais a que será submetido o concreto após a retirada.
Em elementos de concreto protendido, é fundamental que a remoção das formas e escoramentos seja efetuada em conformidade com a programação prevista no projeto estrutural.
Escoramentos e formas não devem ser removidos, em nenhum caso, até que o concreto tenha adquirido resistência suficiente para evitar deformações que excedam as tolerâncias especificadas.
A retirada do escoramento e das formas deve ser efetuada sem choques e obedecer ao plano de desforma elaborado de acordo com o tipo de estrutura.
De acordo com a norma NBR NM 207, “Elevadores Elétricos de Passageiros − Requisitos de Segurança para Construção e Instalação” em seu item 13, são apresentadas as informações de instalação elétrica:
“13.1.1.1 As exigências desta norma, relacionadas com a instalação e dos seus componentes constituintes do equipamento elétrico, aplicam-se: a) à chave geral do circuito de potência e circuitos dependentes; b) ao interruptor do circuito de iluminação da cabina e circuitos dependentes. O elevador deve ser considerado como um todo, assim como uma máquina com o seu equipamento elétrico.
13.1.1.2 Os requisitos nacionais relacionados com os circuitos de fornecimento de eletricidade devem aplicar-se até os terminais de entrada dos interruptores referenciados em 13.1.1.1. Eles devem aplicar-se a todos os circuitos de iluminação da casa de máquinas, casa de polias (se existir), caixa e poço”.
São condições obrigatórias quanto às instalações elétricas:
I. Nas casas de máquinas e casas de polias é necessária uma proteção contra contato direto, por meio de coberturas possuindo um grau de proteção pelo menos IP 2X.
II. O condutor neutro e o condutor para a terra devem ser sempre distintos.
III. O valor médio em corrente contínua ou o valor eficaz em corrente alternada da tensão entre condutores ou entre condutores e terra não deve exceder 250 V para os circuitos de controle e de segurança.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.