

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A competência para o licenciamento ambiental caberá ao IBAMA caso os impactos ambientais diretos do empreendimento ultrapassem os limites territoriais de um ou mais estados.
Certo
Errado
O uso de biossólidos requer, obrigatoriamente, projeto específico para a área de aplicação, que deve ser elaborado por profissional habilitado, com anotação de responsabilidade técnica (ART).
Certo
Errado
Caso seja concedida licença prévia ao empreendimento, o prazo de validade dessa licença poderá ser estendido por 10 anos, desde que se justifique, no cronograma de elaboração do projeto, o atraso na instalação do empreendimento.
Certo
Errado
É permitido utilizar lodo de esgoto gerado em estações de tratamento de portos e aeroportos na recuperação da faixa de domínio, desde que a classificação química final do material pertença à classe A.
Certo
Errado
De acordo com a Resolução CONAMA n.º 498/2020, o cálculo da carga acumulada teórica de metais pesados no solo não é dispensável nem mesmo no caso em que o biossólido é da classe A.
Certo
Errado
A Resolução CONAMA nº 498/2020 define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos.
Sobre os critérios de redução da atratividade de vetores no uso de biossólido em solos, assinale a alternativa correta.
Um dos processos de redução da atratividade de vetores é a incineração. Nesse processo, o lodo de esgoto sanitário deve ser incinerado a altas temperaturas para eliminar qualquer material orgânico e vetores.
O critério de estabilização química exige que o pH do lodo seja elevado a 12 por pelo menos duas horas e mantido acima de 11,5 por mais 22 horas, sem aplicação adicional de álcali.
No processo de compostagem, o biossólido deve apresentar uma relação entre sólidos voláteis e sólidos totais inferior a 0,65 e ser proveniente de processos de estabilização, como lagoas de estabilização ou sistemas alagados construídos.
No processo de digestão anaeróbia do lodo, deve‑se garantir uma redução de sólidos voláteis de 38% ou mais, independentemente do tempo e temperatura do processo, respeitando o pH maior que 12.
A Resolução CONAMA nº 498/2020 define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos, e dá outras providências. Ademais, essa resolução determina a frequência de monitoramento de biossólido a ser destinado para uso em solos.
Qual deve ser a frequência correta de monitoramento do biossólido destinado ao uso em solos quando a quantidade anual de sólidos totais (ST) é 1.000 toneladas?
Anual.
Semestral.
Trimestral.
Bimestral.
A resolução CONAMA nº 498, de 19 de agosto de 2020, define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos, e dá outras providências.
Sobre esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Biossólido é o produto do tratamento de resíduos de estação de tratamento de esgoto, como o lodo, escuma e areia retida no desarenador, que atende aos critérios microbiológicos e químicos, estando apto a ser aplicado no solo.
( ) O biossólido classe B deve atender ao limite máximo de 106 Escherichia coli por grama de sólidos totais (g–1 de ST) e deve ser proveniente de um processo de redução de patógenos como a compostagem, a digestão aeróbia termofílica ou a secagem térmica.
( ) É permitida a aplicação de biossólido em áreas degradadas, em áreas protegidas e Unidades de Conservação de Proteção Integral, contudo não será permitida a aplicação de biossólido em Áreas de Preservação Permanente – APP de recursos hídricos.
Assinale a sequência correta.
V V V
F F F
V F V
F V F
Conforme a Resolução Conama 498/2020, é proibido misturar ou incorporar os seguintes materiais ao biossólido destinado para uso em solos:
I. Resíduos sólidos de serviços de manutenção de rede de esgoto e de unidades de pré-tratamento de estações de tratamento de efluentes, tais como resíduos de grades e de desarenadores.
II. Resíduo sólido gerado no processo de tratamento de esgoto sanitário por processos de decantação primária, biológico ou químico.
III. Material flutuante contendo resíduos não degradáveis, tais como plástico, de decantadores primários, caixas de distribuição, digestores de lodo e outros tipos de reatores.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
De acordo com a Resolução Conama 498/2020, que define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos, NÃO é vedado o uso em solo de:
Lodo de estação de tratamento de efluentes de estabelecimentos de serviços de saúde.
Lodo de estação de tratamento de efluentes de portos e aeroportos.
Lodo de estação de tratamento de esgoto sanitário.
Lodos provenientes de sistema de tratamento individual, coletados por veículos, antes de seu tratamento por uma Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL).
Lodo classificado como perigoso de acordo com as normas brasileiras vigentes.