Questões de Concurso sobre Resoluções - CFP

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
746 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Resolução nº 7/2016 institui e normatiza a Mediação e outros meios de solução consensual de conflitos nos processos disciplinares éticos no Sistema Conselhos de Psicologia. Os mediadores ficarão sujeitos ao Código de Ética dos Mediadores do Sistema Conselhos de Psicologia, estabelecido por esta resolução (Anexo), que fixa os princípios que devem orientar os procedimentos conduzidos por esta Câmara de Mediação, quais sejam:


A

independência, imparcialidade, autonomia da vontade, confidencialidade, oralidade, informalidade e decisão informada.


B

dependência, imparcialidade, limitação da vontade, confidencialidade, oralidade, formalidade e decisão informada.


C

independência, imparcialidade, autonomia da vontade, confidencialidade, oralidade, formalidade e decisão informada.


D

independência, imparcialidade, limitação da vontade, confidencialidade, oralidade, informalidade e decisão informada.


E

dependência, imparcialidade, autonomia da vontade, confidencialidade, oralidade, informalidade e decisão informada.

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.


A

A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.


B

De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, os envolvidos no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e os resultados do serviço prestado, bem como de ter acesso ao documento produzido pela atividade do psicólogo.


C

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.


D

Os documentos emitidos pelo psicólogo concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validem a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.


E

O documento psicológico sistematiza uma conduta profissional na relação direta de um serviço prestado à pessoa, a um grupo ou a uma instituição.

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos, pelo psicólogo, no exercício profissional, assinale a alternativa correta.


A

A especificação da finalidade do documento é essencial e refere-se a um item obrigatório. É por meio da identificação da finalidade ou do motivo do documento que o psicólogo se resguarda em relação ao uso dado ao documento depois de sua entrega.


B

A declaração é o documento psicológico mais objetivo e sucinto entre todos. Responde a solicitações pontuais, que devem apresentar registro de sintomas ou estados psicológicos, além de informar situações que envolvem dia(s), horário(s) e tempo de atendimento do paciente/cliente e(ou) da pessoa que o acompanha.


C

O atestado é oriundo de um processo de avaliação psicológica realizado especificamente para diagnóstico nosológico. Esse documento também pode indicar a necessidade de afastamento laboral da pessoa atendida por um período de até trinta dias. Após esse período, a orientação, de acordo com a legislação brasileira, é encaminhar a pessoa atendida ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


D

O relatório psicológico foi diferenciado do laudo psicológico, sendo o relatório psicológico um documento informativo, de caráter administrativo ou protocolar, tal como relatórios de atividades ou relatos em ofícios, que são documentos frequentemente assinados por psicólogos, especialmente em serviços públicos, mas que não são elaborados com o fim de relatar o atendimento psicológico realizado.


E

No relatório psicológico, o psicólogo jamais poderá ser referir a relatos pontuais ou a uma exposição analítica maior, mas cabem juízos de valor e opiniões pessoais que possuam respaldo na ciência psicológica.

Acerca da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019 comentada, julgue os itens seguintes.


I. O relatório multiprofissional é resultante da atuação do psicólogo em contexto multiprofissional, interdisciplinar ou transdisciplinar, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos.

II. No relatório multiprofissional, quando a atividade desenvolvida no atendimento de pessoa/grupo/instituição consistir em métodos e técnicas privativos da psicologia, estes devem ser relatados em itens diferentes dos itens dos demais profissionais, destacando-se que foram utilizados apenas pelo psicólogo da equipe.

III. O título “Laudo Psicológico” deve ser alterado segundo a orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo. Caso queira, o psicólogo poderá substituir o título “Laudo Psicológico” pelo título “Avaliação Neuropsicológica”.

IV. Na elaboração de laudos psicológicos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas, preferencialmente em nota de rodapé. Contudo, no relatório multiprofissional e no parecer psicológico, essa é uma questão facultativa.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item IV está certo.


C

Apenas os itens I e II estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Apenas os itens III e IV está certo.

Tendo em vista a Resolução CFP n.⁰ 8/2010, julgue os itens a seguir.


I. Conforme a especificidade de cada situação, o trabalho pericial poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

II. A realização da perícia exige espaço físico apropriado que zele pela privacidade do atendido, bem como pela qualidade dos recursos técnicos utilizados.

III. O psicólogo perito poderá atuar em equipe multiprofissional desde que preserve sua especificidade e seu limite de intervenção, não se subordinando, técnica e profissionalmente, a outras áreas.

Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item III está certo.


B

Apenas os itens I e II estão certos.


C

Apenas os itens I e III estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

O Conselho Federal de Psicologia, em documento no qual estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional do psicólogo e regulamenta o Satepsi (Resolução n.ᵒ 9/2018), define várias normas profissionais. Com relação a elas, julgue os itens a seguir.


I. Ao psicólogo, na produção, validação, tradução, adaptação, normatização, comercialização e aplicação de testes psicológicos, é vedado realizar atividades que caracterizem negligência, preconceito, exploração, violência, crueldade ou opressão.

II. Os psicólogos poderão elaborar, validar, traduzir, adaptar, normatizar, comercializar e fomentar instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar convicções políticas, filosóficas, morais ou ideológicas.

III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, atuará considerando processos de desenvolvimento humano, configurações familiares, conjugalidade, sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero, identidade étnico-racial, características das pessoas com deficiência, classe social e intimidade como construções sociais, históricas e culturais.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas o item III está certo.


D

Apenas os itens I e II estão certos.


E

Apenas os itens I e III estão certos.

A Resolução nº 06 de 29 de março de 2019 do Conselho Federal de Psicologia − Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019 – estabelece, no Capítulo II - Disposições Especiais, Seção IV - ‘Guarda dos Documentos e Condições de Guarda’ as instruções detalhadas neste âmbito, precisamente abrangidas no Artigo 15. Assinale dentre as alternativas abaixo a incorreta quanto ao que estabelece este Artigo 15:


A

Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, conforme Resolução CFP nº 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.


B

A responsabilidade pela guarda do material cabe à(ao) psicóloga(o) e, tendo em vista o sigilo profissional previsto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, não deverá ser compartilhada com a instituição em que ocorreu a prestação dos serviços profissionais.


C

O prazo determinado de guarda de documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos e todo o material que os fundamentaram poderá ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que as circunstâncias determinem que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.


D

No caso de interrupção do trabalho da(o) psicóloga(o), por quaisquer motivos, o destino dos documentos deverá seguir o recomendado no Art. 15 do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Considerando a Resolução do CFP nº 11, de 11 de maio de 2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação, NÃO está correto o que indica a alternativa:


A

Atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres.


B

Consultas e/ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos de maneira síncrona ou assíncrona.


C

Processos de Recrutamento e Seleção de Pessoas.


D

Supervisão técnica dos serviços prestados por psicólogos nos mais diversos contextos de atuação.

De acordo com a Resolução do CFP sobre normas de atuação do psicólogo em relação ao preconceito e à discriminação racial, NÃO é correto afirmar que o psicólogo


A

deverá atuar conforme os princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e a eliminação do racismo.


B

não deverá exercer qualquer ação que beneficie a discriminação ou o preconceito de raça ou etnia.


C

não se pronunciará nem participará de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar o preconceito racial.


D

poderá quebrar o sigilo feito pelo paciente quando tratar de fato delituoso cujo conhecimento tenha sido obtido através de relato no consultório.

Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das considerações da Resolução nº 1/2018, que estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis?


A

Os princípios fundamentais previstos no Art. 1º da Constituição Federal de 1988, que estabelece a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito, e o Art. 5º, que dispõe que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.


B

O Art. 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10 de dezembro de 1948, que enuncia: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.


C

Os princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero presentes na Convenção de Yogyakarta, de novembro de 2006.


D

As decisões finais das Assembleias Populares LGBT realizadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, entre 2003 a 2017.

A Resolução nº 1/2018 do CFP estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis, afirmando que, na sua prática profissional, devem _______________________________ a autodeterminação dessas pessoas em relação às suas identidades de gênero. Ainda, é vedado às psicólogas e aos psicólogos propor, realizar ou colaborar, sob uma perspectiva _______________, com eventos ou serviços privados, públicos, institucionais, comunitários ou promocionais que visem a terapias de conversão, reversão, readequação ou reorientação de identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

ignorar e problematizar – normalizante


B

reconhecer e legitimar – patologizante


C

reconhecer e legitimar – preconceituosa


D

rechaçar e problematizar – patologizante

O Conselho Federal de Psicologia, em contribuição ao Ministério do Trabalho, emitiu um documento de Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil (CFP, 1992), no qual descrevia a função de várias ocupações dos psicólogos, dentre elas, a de psicólogo jurídico. Segundo o referido documento, o(a) psicólogo(a) jurídico(a) colabora, dentre outros, com

A
o âmbito jurídico.

B
o cumprimento e o rigor das leis.

C
a prevenção da violência.

D
o aumento da desigualdade.

E
o enriquecimento das famílias.
Uma das funções do profissional da Psicologia, nos diversos âmbitos em que está inserido, é a da Avaliação Psicológica. De acordo com a Resolução CFP nº 009/2018, que estabelece diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica, é correto afirmar que a avaliação psicológica tem como objetivo

A
avaliar fenômenos psicológicos.

B
prover informações para a tomada de decisões.

C
classificar os diversos graus de inteligência.

D
produzir um laudo psicológico.

E
produzir um relatório psicológico.

De acordo com a Resolução CFP N.º 007/2003, a avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.


Sobre a elaboração de documentos psicológicos, no que diz respeito aos princípios norteadores éticos, é correto afirmar que


A

o emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.


B

os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos, observando-se a responsabilidade por eles, tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.


C

o prazo de validade do conteúdo dos documentos escritos, decorrentes das avaliações psicológicas, deverá considerar a legislação vigente nos casos já definidos. Não havendo definição legal, o psicólogo, onde for possível, indicará o prazo de validade do conteúdo emitido no documento em função das características avaliadas, das informações obtidas e dos objetivos da avaliação.


D

o processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. Os documentos, portanto, devem considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.


E

na elaboração de documentos, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, principalmente no que tange aos cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações, identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.

A Resolução do CFP N.º 002/2016 regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada. Com base nessa Resolução, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:


A

A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos (as) é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do (a) candidato (a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.


B

O (A) psicólogo (a) deverá declarar-se impedido (a) de avaliar candidatos (as) com os quais tenha relação que possa afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou os resultados da avaliação.


C

Optando pelo uso de testes psicológicos, o (a) psicólogo (a) deverá utilizar testes aprovados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP).


D

A fim de identificar aspectos psicológicos do (a) candidato (a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo se faz necessário selecionar métodos e técnicas psicológicas com base nos estudos científicos, que contemplem as atribuições e responsabilidades dos cargos, incluindo a descrição detalhada das atividades e profissiografia do cargo, identificação dos construtos psicológicos necessários e identificação de características restritivas e/ou impeditivas para o desempenho no cargo.

Caso o médico suspeite de agressão ou algum tipo de violência doméstica nesse caso, só poderá realizar notificação compulsória após o acionamento dos serviços de assistência social e psicologia.


C
Certo

E
Errado

É função exclusiva do psicólogo conduzir os grupos propostos pelas equipes de saúde da família, sendo possível realizar escuta, acolhimento e triagem para demandas de atendimento individual ou domiciliar.


C
Certo

E
Errado

A construção conjunta de projetos terapêuticos é uma atribuição do NASF-AB; já o atendimento individual é vedado.


C
Certo

E
Errado

Para que um teste psicológico possa ser aplicado como um instrumento de trabalho por um psicólogo, deve ter sido avaliado e ter recebido um parecer da Comissão Consultiva em Avaliação. A instituição responsável por essa avaliação e sua aprovação é:


A

Casa do Psicólogo


B

Conselho Regional de Psicologia


C

Conselho Federal de Psicologia


D

Comissão Nacional de Psicometria

   
Gerar simulado