Questões de Concurso sobre Lei nº 14.640/2023 - Institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera a Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e a Lei nº 14.172, de 10 de junho de 2021.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640/2023, tem como finalidade ampliar a jornada escolar diária com foco em:


A

atividades suplementares restritas a oficinas extracurriculares de adesão voluntária, desvinculadas do currículo.


B

experiências formativas integradas que articulem conteúdos escolares com ações sociais, culturais, artísticas e esportivas, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes.


C

padronização nacional de currículo único, eliminando variações locais e regionais entre redes de ensino.


D

priorização de investimentos federais apenas na expansão de escolas técnicas, desvinculando a formação cidadã e cultural da educação básica.

A Lei Federal nº 14.640, de 31 de julho de 2023, institui o Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com o Art. 3º, a União está autorizada a transferir recursos para Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de fomentar a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, conforme a disponibilidade orçamentária. A criação dessas matrículas deve observar alguns critérios. Com base nisso, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):


(__)Priorizará os estabelecimentos de ensino que ofertem matrículas de ensino médio articuladas com a educação profissional e tecnológica, nas modalidades integrada ou concomitante.

(__)Priorizará as escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

(__)Priorizará as escolas que tenham programas de intercâmbios entre instituições de ensino.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.


A

V, V, V.


B

V, V, F.


C

F, F, V.


D

V, F, F.


E

F, V, F.

A Lei nº 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, se articula com a Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio, ao:


A

compatibilizar a ampliação da jornada escolar com os itinerários formativos, fortalecendo a integração entre currículo, áreas do conhecimento e atividades complementares.


B

substituir os itinerários formativos por matriz curricular obrigatória e uniforme, válida para todas as redes em tempo integral.


C

delegar ao Conselho Nacional de Educação a criação de itinerários específicos para as escolas que aderirem ao tempo integral.


D

restringir a oferta de itinerários formativos às ciências exatas e aplicadas, vinculando o tempo integral às demandas imediatas do mercado de trabalho.

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.


https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral


A respeito dos principais pontos do Programa Escola em Tempo Integral, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A carga horária das escolas passará para período igual ou superior a sete horas diárias ou a 35 horas semanais.

( ) A distribuição dos recursos para criação de novas matrículas priorizará as escolas que atenderem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

( ) A alocação de recursos dependerá do compromisso da escola de realizar a Meta 6 do PNE: oferecer educação em tempo integral para, no mínimo, 50% do alunado da Educação Infantil.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – F.


B

V – F – V.


C

F – V – V.


D

F – V – F.


E

V – V – V.

 
 
Gerar simulado