Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Lei nº 7.287/1984 - Dispõe sobre a Regulamentação da Profissão de Museólogo.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os deveres fundamentais definidos Código de Ética Profissional do Museólogo (artigo 4°).


( ) Aplicar todo zelo, diligência e conhecimento em função do desenvolvimento da museologia, dos museus e de outras instituições onde a museologia pode ser exercida, como também contribuir para o ensino e formação de novos profissionais, procurando colocar as suas atividades e a própria museologia a serviço do aprimoramento da cultura, da preservação e divulgação do patrimônio.

( ) Ter sempre como princípio a honestidade, o respeito à legislação vigente sobre patrimônio e cultura, devendo assumir posição vigilante no momento da feitura das leis relacionadas na sua área profissional e da criação de novas instituições museológicas ou cursos de formação e aperfeiçoamento vinculados à disciplina museológica.

( ) Capacitar-se, pois a sua profissão não é exercida num círculo restrito de interesses pessoais, mas constitui um elemento substancial da sociedade.

( ) Angariar recursos financeiros que possibilitem a ampliação de coleções relevantes para o acervo da instituição na qual presta serviço, bem como aplicar os mesmos recursos na preservação preventiva do espaço museológico e suas peças.

( ) Cooperar para o progresso da profissão, trazendo sua contribuição intelectual e material para as atividades profissionais, mediante o intercâmbio de informações e apoio às associações de classe, escolas e órgãos de divulgação técnica e científica.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • F • V


B

V • F • V • V • F


C

V • F • F • V • V


D

F • V • V • F • V


E

F • V • F • V • V

De acordo com a Lei nº 7287/1984, que regulamenta a profissão de museólogo, o exercício da profissão é privativo dos seguintes perfis, exceto:


A

Dos diplomados em Bacharelado ou Licenciatura Plena em Museologia, por cursos ou escolas reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.


B

Dos diplomados em Museologia por escolas estrangeiras reconhecidas pelas leis do país de origem, cujos títulos tenham sido revalidados no Brasil, na forma da legislação.


C

Dos diplomados em Mestrado e Doutorado em Museologia, por cursos ou escolas devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.


D

Dos diplomados em outros cursos de nível superior que possuem pelo menos dez anos de exercício de atividades técnicas de Museologia, devidamente comprovados.


E

Dos diplomados em outros cursos de nível superior que, na data de publicação da Lei, possuíam pelo menos cinco anos de exercício de atividades técnicas de Museologia, devidamente comprovados.

Embora a Lei n.º 7.287/1984 preveja que o planejamento, a organização e a supervisão dos museus sejam atribuições do museólogo, a direção de museus pode ser exercida por qualquer outro profissional.

C
Certo

E
Errado
De acordo com o Código de Ética do Museólogo, do Conselho Federal de Museologia, NÃO é uma de suas competências:

A
cooperar para o progresso da profissão, trazendo sua contribuição intelectual e material para as atividades profissionais.

B
agir em qualquer circunstância, considerando os interesses da instituição a que serve e os do público envolvido.

C
assinar documentação elaborada por terceiros.

D
guardar sigilo profissional sobre o que souber em razão de suas funções.

E
defender a profissão, prestigiando suas entidades de classe.
 
 
Gerar simulado