

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classe gramatical da palavra em destaque no trecho:
Desse jeito, você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso.
Advérbio.
Interjeição.
Pronome.
Verbo.
Conjunção.
Marque a alternativa, onde temos apenas advérbios de dúvida.
Efetivamente, talvez, bastante.
Quiçá, decerto, porventura.
Abaixo, lá, aquém.
Completamente, anteontem, menos.
Bastante, abaixo, agora.
Considere a frase: “O computador estimula as pessoas a imprimir coisas”. Marque a alternativa que apresenta as classes gramaticais presentes nessa frase, respectivamente:
artigo, substantivo, verbo, artigo, substantivo, preposição, verbo, substantivo.
artigo, substantivo, adjetivo, artigo, pronome, conjunção, verbo, advérbio.
artigo, substantivo, verbo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, adjetivo.
pronome, substantivo, advérbio, artigo, adjetivo, preposição, verbo, adjetivo.
As palavras “finalmente”, “basicamente” e “rapidamente", utilizadas no texto, são classificadas como:
Verbos.
Substantivos.
Adjetivos.
Advérbios.
No contexto da sentença, a palavra “sorteio” é um(a):
Pronome.
Substantivo.
Preposição.
Advérbio.
Conjunção.
Qual é a classe de palavras da palavra "por" na frase "Para chegar até ela, são necessários 15 dias de viagem por 400 quilômetros de rios e mais 40 quilômetros de caminhada pela mata densa"?
Preposição.
Advérbio.
Conjunção.
Pronome.
[...]. A" Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.”
Parafraseio o Alberto Caeiro: "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma".
Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer”. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio. (Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio.)
As questões 07 e 08 se relacionam com os parágrafos acima destacados.
Observe os elementos linguísticos destacados dos períodos para poder responder a esta questão.
I. Em que se mudou para os Estados Unidos estimulado o pronome só pode ser proclítico e o predicado é verbo-nominal.
II. O autor é repetitivo a fim de mostrar seu ponto de vista firme sobre o tema.
III. Os parágrafos possuem elementos circunstanciais de várias espécies.
IV. ...mais constante e sutil ... sútil e sutil são palavras homônimas homógrafas, mas não homófonas. Sutil= delicado, tênue e sútil= costurado, remendado.
V. Falhas de regência e de concordância não se encontram nos parágrafos.
Correta(s) est(á) (ão) apenas a(s) alternativa(s):
I, III, IV, V.
II, III, V.
I, II, V.
I, II, III, IV, V.
II, IV, V.
No trecho, “Saúde não é somente ausência de enfermidade, e sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, assinale a alternativa que indica corretamente a classe de palavras do termo “somente” no excerto.
Adjetivo
Advérbio
Conjunção
Pronome
Verbo
No trecho “Mas sem aquela pressão e eletricidade desses temporais que se formam atrás das montanhas de pedras” (1º parágrafo), as palavras destacadas são respectivamente classificadas como:
preposição – pronome – conjunção
conjunção – advérbio – conjunção
preposição – pronome – pronome
conjunção – advérbio – pronome
Ainda sobre Classe de Palavras, está CORRETO o que se afirma em
“...que SEMPRE iluminava tudo em redor.” – o termo destacado é invariável, classificado como advérbio de negação.
“...e a SUA chama se apagou de imediato.” – o termo destacado é classificado como pronome e exprime ideia de posse.
“QUANDO alguém veio reacendê-la, disse...” – o termo destacado é classificado como conjunção que exprime circunstância modal.
“...que ninguém é capaz de apagar a luz QUE vem dos astros.” – o termo destacado é classificado como pronome indefinido.
“...QUE também temos fraquezas.” – o termo destacado é pronome e se refere ao termo “orgulho”.