Questões de Concurso de Análise das estruturas linguísticas do texto - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1115050

Concurso Arquiteto 2019

Questão 9

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Leia o texto para responder às questões de números 06 a 10.

A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.

No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?

Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.

A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.

“A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.

(Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

Os trechos destacados em “... ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento ‘Occupy Wall Street’ nos Estados Unidos...” (1o parágrafo) e “... o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.” (4o parágrafo) expressam, correta e respectivamente:

  • A. exemplificação e causa.
  • B. causa e consequência.
  • C. comparação e consequência.
  • D. comparação e comparação.
  • E. exemplificação e finalidade.

Questão de Concurso - 957579

Concurso STM Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Revisão de Texto 2017

Questão 63

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue os itens que se seguem.

O termo “entre os mais mal pagos do orbe” (l.24) exerce a função de complemento da forma verbal “inclui”.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123608

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 11

Instituto Quadrix

Nível Superior

No trecho “com aquela voz que ele gostava” (linha 23), a inserção do elemento de antes de “que” prejudicaria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 962188

Concurso ABIN Agente de Inteligência - Língua Espanhola 2018

Questão 6

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Julgue os itens seguintes, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA.

As orações “de auxiliar o usuário” (l.11) e “a tomar decisões de maneira mais fundamentada” (l. 11 e 12) exercem a função de complemento do nome “objetivo” (l.11).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1010415

Concurso MPE Analista Ministerial - Área Processual 2018

Questão 25

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB1A4-I, julgue os itens que se seguem.

O sentido do texto seria preservado, embora sua correção gramatical fosse prejudicada, caso se suprimisse a expressão “por uma inspiração inexplicável, por um impulso sem cálculo” (l. 49 e 50), uma vez que esse trecho apenas reforça a ideia contida em “Subitamente” (l.49).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 956757

Concurso CRO Auxiliar de Serviços Gerais 2017

Questão 21

Instituto Quadrix

Nível Fundamental

De acordo com o texto acima, julgue os itens a seguir.

No verso 4, “Recria tua vida, sempre, sempre”, o primeiro “sempre” é adjetivo e o segundo é substantivo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 863925

Concurso DPE Assistente Administrativo 2015

Questão 9

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Nos segmentos abaixo, a relação estabelecida pelo termo sublinhado está indicada corretamente em:
  • A. ... se usasse um deles num poema cabuloso que estava precisando de um boi... − O pronome retoma o segmento um deles.
  • B. Tudo bem, mas onde o boi ia entrar no poema? − O pronome se refere ao segmento no poema.
  • C. Mas você disse que era um poema panfletário. − A conjunção introduz um complemento do verbo dizer.
  • D. ... a minha namorada visse que eu seria capaz de pegar um boi... − A conjunção introduz uma explicação relativa à oração precedente.
  • E. ... queria um boi poema concreto no asfalto, para que minha impotência diante dos donos do poder se configurasse... − A locução introduz uma consequência.

Questão de Concurso - 984961

Concurso TRT 1 Analista Judiciário - Área Judiciária 2018

Questão 6

Instituto AOCP (AOCP)

Nível Superior

Assinale a alternativa correta.
  • A. Em: “[...] E o futuro? Como nos projetamos nesse tempo que ainda não existe… ‘Pode deixar que amanhã eu entrego tudo o que falta’; ‘Semana que vem nos encontramos, está combinado’ [...]”, todos os termos em destaque têm função de conjunção integrante.
  • B. Em “[...] Há dias em que o tempo não passa, anda devagar, como se os ponteiros do relógio (alguém ainda usa modelo analógico?) parecessem pesados. Arrastam-se como se houvesse bolas de ferro em suas engrenagens.”, predomina a linguagem denotativa.
  • C. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, estabelece-se entre a primeira e a última oração uma relação semântica de consequência.
  • D. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, o elemento em destaque estabelece uma relação semântica de comparação entre os eventos traumáticos e as ideias de Freud.
  • E. Em “[...] Jamais poderia ser: no dia 14 de março de 2023, às 17h12, você estará no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, lendo o conto A Cartomante, de Machado de Assis.”, os dois pontos são utilizados para apresentar uma citação indireta.

Questão de Concurso - 1123218

Concurso Administrador 2019

Questão 3

Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda (CETAP)

Nível Superior

Leia o texto e responda o que é pedido no comando da questão.

A análise correta da estrutura: "Somos a mesma plateia rindo de novas humilhações que nos chegam pelas novas mídias (...)":

  • A.

    o verbo chegar é transitivo direto e indireto.

  • B. o pronome "nos" é objeto direto.
  • C. não há denotador de inclusão no fragmento.
  • D.

    "pelas novas mídias" é adjunto adverbial de meio.

Questão de Concurso - 1215152

Concurso FHGV Médico Auditor 2019

Questão 3

Instituto Quadrix

Nível Superior

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A.

    Os vocábulos “têm” e “além” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • B.

    Os vocábulos “piora” (linha 40) e “falta” (linha 41) são empregados no texto como verbos.

  • C.

    Na oração “entre os quais se incluem tumores, mal de Alzheimer e ataques do coração” (linhas 5 e 6), a partícula “se” indica que o sujeito é indeterminado.

  • D.

    Na linha 46, o vocábulo “como” introduz uma oração comparativa.

  • E.

    Na oração “considera o pesquisador” (linhas 58 e 59), o sujeito está posposto ao verbo.