

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Pode-se afirmar que, em A natureza não é maldosa como alguns humanos, no terceiro quadrinho, o vocábulo como expressa ideia de:
Adversidade.
Conclusão.
Explicação.
Comparação.
Em “Como a Terra é inclinada em seu eixo, os raios solares incidem de forma diferente em diferentes partes do mundo, a depender do momento do ano - assim, a energia do Sol incide com mais intensidade nos meses de verão e menos intensidade nos de inverno.”, a oração em destaque estabelece qual relação de sentido com a subsequente?
Comparação.
Conformidade.
Causa.
Conclusão.
Condição.
A oração “que até ganhou uma data especial para ser debatido e desmistificado” (linhas 4 e 5) expressa, em relação à oração que a antecede, circunstância de
causa.
finalidade.
consequência.
proporcionalidade.
comparação.
O termo Assim como (l.17) introduz uma oração:
Subordinada adverbial causal.
Coordenada sindética comparativa.
Coordenada assindética
Subordinada substantiva subjetiva.
No segundo período do segundo parágrafo, a oração “como a maior parte das distrações é causada pela audição” expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de comparação.
Certo
Errado
Tendo a Lua
Paralamas do Sucesso
Eu hoje joguei tanta coisa fora
Vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora
A casa fica bem melhor assim
O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Querendo ver o mais distante e sem saber voar
Desprezando as asas que você me deu
Tendo a lua
aquela gravidade onde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
mas de bailarinos
e de você e eu.
In: https://www.letras.mus.br/os-paralamas-do-sucesso/30133/. Acessado em novembro de 2022
“Tendo a lua”, no verso 9, expressa circunstância de:
explicação.
concessão.
causa.
consequência.
comparação.
“Embora também fosse restrito...” Esta oração pode ser classificada corretamente como:
Coordenada explicativa.
Coordenada causal.
Subordinada adjetiva explicativa.
Subordinada adverbial comparativa.
Subordinada adverbial concessiva.
Embora a situação não tenha fugido ao controle, é importante agirmos com cautela caso algum imprevisto volte a acontecer. Como nossa função exige mais atenção do que as demais, não podemos dar chance para o azar.
No texto acima há, dentre outras, as orações subordinadas adverbiais
causal e temporal.
comparativa e condicional.
concessiva e proporcional.
conformativa e comparativa.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.
-
I O trecho “Examina, cheira, fuça e vem com um grego: ‘Rinite atrófica” (linhas 9 e 10) apresenta a figura de linguagem gradação, de modo que uma sequência de palavras intensifica a ideia de investigação até culminar em um diagnóstico.
II Infere-se do trecho “Voltamos para Taubaté, muito desapontados” (linhas 12 e 13) que o narrador se decepcionou com a atitude do especialista com quem Edgard se consultou.
III A oração ‘O melhor é ver um especialista em São Paulo’ (linhas 7 e 8) classifica-se como adverbial comparativa, estando um dos termos da comparação implícito.
IV Quanto à tipologia textual, predominam no texto o tipo narrativo, na medida em que se relatam acontecimentos em ordem cronológica, e o tipo argumentativo, uma vez que o narrador defende um ponto de vista a respeito da homeopatia.
-
Assinale a alternativa correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e IV estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Apenas os itens II, III e IV estão certos.
Todos os itens estão certos.
No trecho “Em vez disso, tive a impressão de que estava no mar, em pleno dia”, a oração destacada é:
Coordenada sindética explicativa.
Subordinada adverbial comparativa.
Subordinada substantiva objetiva direta.
Subordinada substantiva completiva nominal.
Em Apesar de as garantias fundamentais do cidadão estarem bem definidas pela maioria das constituições democráticas, o exercício da cidadania plena no Brasil sempre foi limitado para a maior parte da população. (1o parágrafo), a oração sublinhada expressa, em relação à oração que a sucede, ideia de
comparação.
consequência.
causa.
concessão.
condição.
“Mas mesmo as paisagens desmatadas estão mudando à medida que o abandono da agricultura leva ao crescimento da floresta secundária.” 3º§
A oração destacada nesse período exprime valor semântico de:
comparação.
consequência.
proporção.
condição.
explicação.
Em se tratando de orações subordinadas, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
-
( ) Como não encontrou a peça correta, não pôde consertar o fogão. (Oração subordinada adverbial causal).
( ) Ele agia como se fosse o dono da verdade. (Oração subordinada adverbial comparativa).
( ) Embora tivesse excelente formação, não conseguiu a vaga. (Oração subordinada adverbial concessiva).
( ) Falava tão alto que ficava rouco constantemente. (Oração subordinada adverbial consecutiva).
( ) Caso você termine os exercícios, antecipe a lição de casa. (Oração subordinada adverbial condicional).
V – V – V – V – V.
F – V – V – V – F.
V – V – F – F – V.
V – F – V – V – V.
Na passagem – Comecei a sofrer tanto com os meus males carnais, que a vida se tornou insuportável. – a relação de sentido entre os enunciados é de
comparação, como ocorre na frase – Há mais dores no coração que no corpo
concessão, como ocorre na frase – Não mudarei de ideia, nem que me repreendam.
explicação, como ocorre na frase – Ajudem-me, que eu não consigo mais controlar a dor.
consequência, como ocorre na frase – A inteligência da criança é tamanha, que nos assusta.
conclusão, como ocorre na frase – O ônibus atrasou, de modo que cheguei tarde.
A oração As pessoas que são alegres vivem melhor trata-se de uma:
Oração subordinada adverbial concessiva.
Oração subordinada adjetiva explicativa.
Oração subordinada adverbial alternativa.
Oração subordinada adjetiva restritiva.
Oração subordinada adverbial comparativa.
Atenção! O texto a seguir serve de base para as questões de 01 a 07:
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
O termo “responsabilidade” é o conhecido pelo senso comum. É utilizado para qualquer situação em que alguém deva responder pelas consequências de atos ou fatos lesivos – toda pessoa que é apta a ter direitos deve responder por suas obrigações. No campo do Direito, verifica-se a existência de uma tríplice responsabilidade: a administrativa, a penal e a civil, inconfundíveis e independentes entre si e, eventualmente, cumuláveis.
No entanto, a regra da independência não é absoluta, existindo a possibilidade de interdependência entre tais instâncias. É corrente, no Direito Civil, que não se pode mais questionar a existência do fato ou sua autoria, quando a questão estiver decidida no juízo criminal, o que reforça a ideia de uma autonomia relativa entre as esferas. Essa relativização da independência de jurisdições se justifica em virtude de o Direito Penal incorporar a exigência de provas mais rígidas para a solução das questões submetidas a seus ditames, sobretudo em virtude do princípio da presunção de inocência. Porém, nem sempre as questões decididas definitivamente no juízo criminal irradiarão efeitos vinculantes nos juízos cível e administrativo.
A sentença penal absolutória, tanto no caso em que fundamentada na falta de provas para a condenação quanto na hipótese em que ainda não tenha transitado em julgado, não vinculará o juízo cível ou administrativo no julgamento das respectivas ações. Sobre o tema, no RE 1164236/MG, o STJ registrou-nos que "a ação em que se discute a reparação civil somente estará prejudicada na hipótese de a sentença penal absolutória fundamentar-se, em definitivo, na inexistência do fato ou na negativa de autoria'.
A responsabilização civil tem origem no Direito Civil, em que se verifica, no mais das vezes, a responsabilidade contratual, pois fundada em acordos prévios entre os particulares. Em regra, a responsabilidade do Estado constitui modalidade extracontratual, por inexistir um contrato que sustente o dever de reparar, distintamente do que ocorre nas relações travadas entre os particulares. A seguir, aprofundemos a distinção entre a responsabilidade extracontratual e contratual.
A responsabilidade extracontratual ou aquiliana é a que decorre da ação ou omissão, lícita ou ilícita, que provoque dano a alguém, independentemente de prévia obrigação contratual. É o exemplo da responsabilidade civil do Estado, a qual se destina a salvaguardar os "terceiros': assim entendidos aqueles que não se acham submetidos a qualquer vínculo especial com o Poder Público (§ 6.0 do art. 37 da CF/1988). Já a responsabilidade contratual origina-se no descumprimento de cláusulas contratuais entre as partes. É o exemplo da indenização decorrente da anulação do contrato administrativo de prestação de serviços de limpeza, devido à culpa atribuível ao Estado-administrador.
(Adaptado de Borges, Cyonil e Sá, Adriel. Manual de Direito Administrativo Facilitado. São Paulo: Editora Juspodivm, 2018. 2ª edição).
“Em regra, a responsabilidade do Estado constitui modalidade extracontratual, por inexistir um contrato que sustente o dever de reparar, distintamente do que ocorre nas relações travadas entre os particulares” (4º parágrafo). Nesse trecho do texto, que é um período composto, a oração destacada funciona:
Como consequência da oração anterior.
Como causa da oração anterior.
Como concessão da oração anterior.
Como comparação da oração anterior.
Assinale a alternativa cuja oração é subordinada adverbial comparativa.
Essas gêmeas falam mais que papagaios.
Desmaiou porque estava com sede.
Fizemos os embrulhos conforme você nos ensinou.
Caso você precise de caneta, use a minha.
Assinale a frase que não se estrutura com base em uma comparação.
A saúde é como a porcelana: se não tomar cuidado, quebra.
Todas as doenças são como visões: aparecem quando menos se espera.
Tal qual o médico, as enfermeiras devem cuidar do corpo e da alma.
Os hospitais, assim como os hotéis, só recebem gente em trânsito.
O cliente nunca sabe como chegar a curar-se sozinho.
Em “O plano econômico naufragou na Bolívia, assim como afundou o McDonald's”, a expressão em destaque é uma oração:
subordinada adverbial causal;
coordenada sindética aditiva;
coordenada sindética explicativa;
subordinada adverbial comparativa.
“Assim como nossos corpos se beneficiam da manutenção diária, nossas mentes também.” (1º parágrafo). Na oração transcrita, apresenta-se uma relação de:
oposição
exclusão
igualdade
alternância