

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual das alternativas abaixo apresenta um erro de ortografia oficial?
Pretensão.
Ascensão.
Obsessão.
Analizar.
O domínio amplo do vocabulário e da grafia exige o claro reconhecimento do gênero masculino e feminino, a precisa aplicação da formação do plural aos substantivos terminados em vogal e a organização atenta em ordem alfabética. Diante disso, considere as palavras presentes na charge ESTRESSE, TRABALHO, SAÚDE e REDE e analise as partes abaixo:
(1ª parte): Organizando esses quatro vocábulos em estrita ordem alfabética, a sequência oficial correta será: ESTRESSE, REDE, SAÚDE e TRABALHO.
(2ª parte): Os substantivos TRABALHO e ESTRESSE pertencem ao gênero masculino e, conforme a regra normativa de formação do plural aos substantivos terminados em vogal, ambos vão para o plural com o acréscimo da consoante S no final.
Acerca disso, pode-se afirmar que:
Apenas a 1ª parte está correta.
Ambas as partes estão incorretas.
Ambas as partes estão corretas.
Apenas a 2ª parte está correta.
Assinale a alternativa em que a série de palavras está correta quanto à ortografia.
Obsessão, catequisar, distenção, irascível.
Transcender, pretenção, broxe, alforge.
Jiboia, subterfúgio, manjericão, vagem.
Fantoxe, enchurrada, encharcar, mexerico.
Algumas manchetes abaixo foram adaptadas de notícias publicadas na imprensa. Em uma delas, há um erro de ortografia proposital. Assinale a alternativa que apresenta a palavra escrita incorretamente.
Prefeitura inaugura nova escola em bairro da capital. (G1)
Cientistas descobrem espécie rara de anfíbio. (Agência Brasil)
Hospital amplia atendimento à população. (Folha de S.Paulo)
Governo anuncia paralização de obras em rodovia. (O Globo)
Estudantes participam de feira de ciências. (CNN Brasil)
Leia o excerto a seguir e analise as alternativas quanto à ortografia:
Decisões ___________ podem transformar trajetórias, resgatar o propósito e construir uma vida com mais sentido, __________ e autoria. Olhar para ______ e reconhecer os caminhos que me levaram até ali não foi fácil, mas foi libertador.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas no excerto:
Conscientes − corajem − traz.
Consientes − coragem − traz.
Conscientes − coragem − trás.
Concientes − coragem − traz.
Concientes − corajem − trás.
Assinale a única alternativa onde ocorre desvio ortográfico.
Os nematoides são seres com formato cilíndrico.
O cofundador da empresa está ficando famoso.
Conheci diversas tradições dos povos norteamericanos.
Você sabe se eles vêm para o baile?
Assinale a alternativa em que todas as palavras obedecem à ortografia oficial:
Excessão – privilégio – análise
Exceção – privilégio – análise
Exceção – previlégio – analise
Excessão – previlégio – análise
Exceção – privilégio – análice
Assinale a alternativa em que há erro de ortografia:
exceção
necessário
possível
conciência
"Ibama registra primeiros filhotes de Arara-vermelha-grande após extinção."
Os vocábulos utilizados no trecho estão todos grafados corretamente. De acordo com o Acordo Ortográfico vigente, relacione os vocábulos da Coluna A à sua situação ortográfica na Coluna B.
Coluna 1
1.Ortografia vigente.
2.Ortografia desatualizada.
( )averíguo, sagui e feiura.
( )bocaiúva, semi-reta e maxi-resultado.
( )heroico, apoia e geleia.
( )águo, fiéis e paraquedas.
Assinale a sequência numérica que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo.
1, 2, 1, 1
1, 2, 2, 1
2, 1, 2, 1
2, 1, 2, 2
A ortografia oficial de uma língua corresponde ao conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, bem como o emprego adequado dos sinais de acentuação e de pontuação. Essas normas fundamentam-se em aspectos etimológicos e fonológicos da língua portuguesa e estão sistematizadas em acordos ortográficos.
Considerando o sistema ortográfico adotado no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I.A letra 'h' não se caracteriza propriamente como consoante, mas como um símbolo que, por razões etimológicas e pela tradição escrita da língua portuguesa, mantém-se no início de diversas palavras e no final de algumas interjeições, como observa-se em "Oh Marcela, não faça mais isso!".
II.A semelhança sonora entre certos grafemas consonânticos torna necessária a distinção de seus usos na escrita, a qual se orienta principalmente pela origem histórica das palavras, especialmente nos casos de 's', 'x' e 'z' com o mesmo valor fonético. Quanto à distinção gráfica entre esses grafemas, escrevem-se com 's':apoteose e bisonho; com 'z': 'catequizar' e 'destreza'; e com 'x': 'exame' e 'exagero'.
III.Não se usa hífen em locuções; assim, expressões como 'água de coco' e 'café da manhã' são grafadas sem hífen. No entanto, as locuções 'à queima-roupa' e 'água-de-colônia' são exceções consagradas pelo uso e estão grafadas corretamente com hífen.
IV.Quando o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por 'r' ou 's' não se usa o hífen, devendo-se duplicar essas consoantes. É o que ocorre em palavras como 'minissaia' e 'maxirresultado', que anteriormente eram grafadas com hífen, mas que, segundo o Acordo Ortográfico vigente, passaram a ser escritas sem esse sinal.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em relação à ortografia, assinale a alternativa completamente correta:
Os clientes estavam anciosos pela resposta do diretor e preocupados.
Derrepente, o assessor interrompeu a reunião, por conta da hora.
A viajem de negociação será remarcada para a próxima semana.
Com certeza, o relatório será encaminhado ao setor responsável.
A ortografia oficial da língua portuguesa reúne convenções destinadas a uniformizar a escrita dos vocábulos, permitindo que a comunicação escrita ocorra de forma estável entre os diferentes usuários da língua, independentemente das variações de pronúncia existentes (BECHARA, 2024).
Com base nesse princípio, assinale a alternativa CORRETA.
A uniformidade ortográfica depende da correspondência exata entre cada fonema e um único grafema.
A representação gráfica dos vocábulos modifica-se quando ocorre alteração na pronúncia culta da língua.
As convenções ortográficas são definidas pelas relações sintáticas estabelecidas entre os termos da oração.
A padronização ortográfica assegura a uniformidade da escrita, apesar das diferenças de pronúncia entre os falantes.
A escrita oficial deve acompanhar as variações de pronúncia predominantes em cada região, preservando as características fonéticas locais.
A compreensão da relação entre letras e fonemas é importante para perceber que a quantidade de letras de uma palavra nem sempre corresponde à quantidade de sons nela representados. Também é necessário distinguir dígrafos, em que duas letras representam um único fonema, de encontros consonantais, nos quais duas consoantes mantêm seus respectivos sons.
Considerando essas informações e observando as palavras “esperar”, “processo”, “construção”, “resultado” e “passivo”, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta acerca da estrutura sonora e gráfica dessas palavras.
Em “processo”, o grupo “ss” constitui um dígrafo, pois as duas letras representam um único fonema consonantal.
Em “construção”, o grupo “tr” constitui um dígrafo, pois as duas letras correspondem a apenas um som.
Em “resultado”, a letra “s” representa obrigatoriamente o mesmo fonema que representa em “passivo”.
Em “esperar”, o primeiro “e” e o último “r” não representam fonemas, pois aparecem em posições consideradas não acentuadas.
Carney citou outro caso: uma indústria de biotecnologia surgiu porque dois cientistas queriam entender "por que" certas bactérias sobrevivem em fontes termais.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.O emprego da expressão destacada está correto no trecho.
PORQUE
II.Nesse contexto, "por qual motivo" pode substituir a referida expressão, justificando sua grafia em duas palavras.
Assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Analise o período: “À medida que eles reconhecem esse novo papel e aprendem a desenvolver a autonomia, eles se mostram mais participativos e colaborativos com professores e colegas.”
Assinale a alternativa correta quanto à ortografia, à acentuação e à pontuação:
O uso da crase em “À medida” é facultativo, já que não há exigência de artigo definido.
A vírgula após “autonomia” é incorreta, pois separa oração subordinada adverbial do período principal.
O termo “colegas” deveria receber acento agudo, por ser palavra oxítona terminada em “-as”.
O emprego do pronome “eles” no início do período fere a norma culta, devendo ser omitido.
A forma verbal “mostram-se” poderia ser grafada como “se mostram”, ambas corretas.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta desvio de ortografia, pontuação ou gramática, considerando a norma culta da língua escrita.
A criança passou a ocupar um espaço importante, influenciando, às relações familiares.
Os modelos familiares foram se alterando por diversos motivos socioculturais ao longo da história.
A família passou por transformações, e precisou encontrar novas forma de organisação.
Atualmente, existe diferentes modelos de família, mais nem todos são amplamente aceitos.
As interações entre as diferentes camadas sobrepostas são fracas o suficiente para permitir a clivagem, ao passo que as ligações entre os átomos de cada camada "mantêm" a integridade estrutural.
Em relação à ortografia oficial da língua portuguesa, analise as proposições a seguir.
I.O verbo destacado está corretamente grafado e flexionado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, estabelecendo concordância com o núcleo do sujeito "ligações".
PORQUE
II.O verbo "mantêm" recebe acento gráfico por se tratar de um monossílabo tônico terminado em "-em", submetendo-se à regra geral de acentuação aplicável a essa classe de vocábulos.
Assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente de acordo com as normas ortográficas da língua portuguesa:
jeito, seiscentos, esperiente, casa
geito, seiscentos, experiente, casa
jeito, seissentos, experiente, casa
jeito, seiscentos, experiente, casa
Marque a opção em que todas as palavras apresentadas sofreram mudança com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com vigência obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2016 e estão escritas em conformidade com a nova regra da ortografia.
Coautor - passatempo - microondas - voo
Micro-ondas - alcateia - saúde - vêem
Reeleição - vêm - saída - paranóia
Enjoo - androide - ultrassom - anti-inflamatório
Analisando a ortografia das palavras, qual grupo está totalmente correto de acordo com a norma culta?
Religião, Repressão, Raízes.
Relijião, Repressão, Raízes.
Religião, Repreção, Raízes.
Religião, Repressão, Raíses.