

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à pontuação empregada no texto, é correto afirmar que
os travessões do 1º parágrafo indicam que houve a intercalação de um trecho com informações adicionais sobre Ermanno Stradelli.
as vírgulas do 2º parágrafo, que isolam a expressão “na Europa do século XIX”, têm como função indicar o destino das expedições geográficas.
as vírgulas presentes no trecho “Escolhiam, de preferência, lugares exóticos da Ásia e da África” separam uma expressão que se refere ao tempo em que ocorreu a ação.
as reticências no trecho “subiram mais dois passageiros... e ele embarcou” denotam uma enumeração das ações de H. M. Tomlison.
as aspas em “Se aquele ônibus recolher mais dois passageiros naquele ponto, antes de passar por aqui, você embarcará” indicam o sentido pouco usual dos vocábulos usados na aposta.
Quanto à pontuação do período, é correto afirmar que:
a primeira vírgula é opcional.
a segunda vírgula antecede uma oração adversativa.
as duas vírgulas apresentam a mesma regra de uso.
a primeira vírgula separa o sujeito do predicado.
Assinale a única alternativa CORRETA com relação ao emprego da vírgula nos excertos a seguir, retirados do texto “Por que ler? Os benefícios da leitura”:
Em “Podemos afirmar que a presença do livro em nossa cultura foi a chave com a qual abrimos as portas da História, alargamos as fronteiras e construímos novos mundos”, a vírgula após “História” separa duas orações subordinadas.
Em “Mas, no Brasil, a leitura parece ser uma atividade apreciada e praticada pela minoria da população”, o uso das vírgulas deve-se à presença de um adjunto adverbial de lugar deslocado para o início do período.
Em “Isso ocorre também porque todo texto possuiu seus vazios, suas aberturas a serem preenchidas pelo leitor com as mais variadas significações”, a vírgula entre “seus vazios” e “suas aberturas” deve-se à separação obrigatória entre dois pronomes possessivos.
Em “Aliás, ao longo da história da humanidade, o hábito de ler representa um sinal distintivo de dignidade e saber”, o emprego das duas vírgulas deve-se ao fato de haver um aposto entre elas.
As reticências que encerram o último período do sexto parágrafo foram utilizadas:
Antes de uma oração apositiva.
Antes de uma enumeração.
Para assinalar a supressão de palavras numa frase transcrita.
Para indicar mudança de interlocutor.
Para sugerir certo prolongamento da ideia.
Em “[...] não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos – desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem [...]”, os travessões têm a função de
realçar um comentário irônico.
introduzir o discurso direto do autor.
destacar uma informação extra.
anunciar uma informação, substituindo os dois-pontos.
separar uma informação que pode ser deslocada para o fim da frase.