Questões de Concurso sobre Pressupostos e subentendidos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
32.159 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:


A

os surpreendentes benefícios do tédio (1º parágrafo) = os improcedentes ganhos da rotina.


B

citam pesquisas por ouvir dizer (2º parágrafo) = glosam estudos de valor irrelevante.


C

Que tal aplicar essa hipótese no campo da educação? (3º parágrafo) = É o caso dessa inserção escolástica?


D

levando apenas o ser que você tenha esvaziado (6º parágrafo) = conduzindo assim seu vazio original.


E

há lições a observar (6º parágrafo) = há casos instrutivos para se considerar.

De acordo com o texto, a confiança do cidadão no setor público exige do governo cumprimento legal estrito e prescinde da prestação concreta de serviços públicos para ser mantida.


C

Certo


E

Errado

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. A autora considera que assumir seus próprios medos pode ser algo que apresente aspectos positivos para o seu autoconhecimento.

II. São nossos medos conscientes e inconscientes que podem nos definir, na medida em que trazem à tona uma versão menos pública de nós.

III. A autora inicia seu texto fazendo referência a um poeta que pode ser descrito como uma figura pragmática, a partir disso ela constrói suas reflexões.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

Analise a charge a seguir e as asserções a respeito de sua relação com o texto:

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://blogdoafm.com.br/charge-medo-2/.

I. Os medos expressos na charge podem ser tomados como exemplos dos medos que a autora chama de “óbvios”.

POIS

II. São medos concretos, assim como o medo que ela sente de aranha ou de altura.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.


D

A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.

Considerando a articulação entre linguagem verbal e não verbal ao longo dos quatro quadrinhos da tirinha, conclui-se que o objetivo predominante do Texto II é:


A

provocar humor a partir da quebra de expectativa, pois o elogio inicial dirigido à personagem funciona como pretexto para uma atitude inesperada no último quadrinho.


B

criticar, de forma direta e argumentativa, a baixa qualidade das histórias em quadrinhos produzidas atualmente no país.


C

defender a importância da leitura de tirinhas na formação cultural do público, apresentando razões que sustentam esse ponto de vista.


D

relatar uma experiência pessoal da autora com a finalidade de emocionar e sensibilizar o leitor diante de uma situação difícil.


E

instruir o leitor, passo a passo, sobre como produzir e divulgar suas próprias histórias em quadrinhos.

No texto, defende-se que países da América Latina, da África subsaariana e da Ásia são potencialmente capazes de liderar um programa com vistas à segurança alimentar para a população mundial, dadas as suas características edafoclimáticas, isto é, relativas ao solo e ao clima.


C

Certo


E

Errado

Ao mencionar o sentimento de "irritação", o autor refere-se


A

à ideia de que qualquer forma de arte pode se apresentar como mero objeto de consumo.


B

ao descompasso entre a expectativa do público e as práticas artísticas contemporâneas.


C

à crítica do público ao caráter enigmático manifestado pela arte contemporânea.


D

à falta de critérios lógicos para determinar a função das práticas artísticas.


E

ao caráter regressivo da arte contemporânea, quando comparada às práticas artísticas do passado.

A expressão “mar de biodiversidade subameaçado” no título sugere uma contradição inerente à situação do Cerrado, que, apesar de sua riqueza natural, enfrenta riscos significativos de degradação.


C

Certo


E

Errado

O texto contrapõe ficção e ciência ao afirmar que


A

a ciência atual já ultrapassa o grau de realismo presente na ficção.


B

a ciência não consegue alcançar os sonhos literários antigos.


C

a ficção é mais confiável do que os avanços médicos modernos.


D

a ficção nunca abordou a imortalidade em suas obras.

Entende-se da leitura do texto que a situação de insegurança alimentar em certas regiões do planeta ficou evidenciada durante a pandemia de covid-19.


C

Certo


E

Errado

No quarto parágrafo, a matéria do jornal cita a opinião do professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia. Esse recurso textual tem o objetivo de


A

convalidar a postura das bancas de heteroidentificação, por associação com as opiniões do professor citado.


B

preservar a idoneidade do jornal, evitando que seja acusado de veicular fatos que carecem de prova consistente.


C

apaziguar a polêmica em torno do assunto, deslocando a questão identitária do centro das atenções do leitor.


D

comprovar a conveniência de a matéria se ater a opiniões que divirjam das suas, a fim de estimular o debate em torno do tema.


E

ratificar o ponto de vista do jornal, mediante menção a uma fonte abalizada pela credencial acadêmica.

Assinale a alternativa cuja ideia se encontra no texto “Nem salvação nem apocalipse: a IA como uma terceira inteligência”.


A

A IA é só uma ferramenta nova, não é uma nova dimensão da inteligência.


B

A inteligência individual e a social são feitas de algoritmos, dados e processamento.


C

A inteligência artificial não foi construída; ela nasceu naturalmente.


D

A evolução biológica e cultural deu origem às inteligências individual e social.


E

Não existe possibilidade de interação entre as inteligências individual, social e artificial.

No texto, a enumeração de bancos, consórcios, financeiras e corretoras contribui para:


A

restringir o alcance do serviço


B

detalhar possíveis origens dos valores esquecidos


C

indicar as instituições autorizadas a administrar o FGO


D

apresentar a lista completa das entidades supervisionadas pelo Banco Central

Qual a finalidade do autor do texto "POLUIÇÃO E SOCIEDADE"?


A

descrever exclusivamente as consequências da poluição para os ecossistemas terrestres.


B

demonstrar que os efeitos da poluição atingem apenas determinadas regiões do planeta.


C

defender a ampliação do uso de fontes alternativas de produção de energia.


D

relatar experiências individuais relacionadas aos prejuízos provocados pela poluição.


E

apresentar informações sobre os impactos da poluição e destacar medidas para sua redução.

O objetivo principal do texto é:


A

criticar a política de renegociação de dívidas


B

demonstrar a insuficiência dos mecanismos de controle financeiro


C

relatar dados recentes sobre valores esquecidos e orientar os procedimentos de consulta e recuperação desses recursos


D

defender a transferência integral dos recursos do sistema financeiro para fundos públicos voltados ao combate da inadimplência

Leia atentamente o texto a seguir.

A cidade que não dorme

Em algumas cidades, as luzes permanecem acesas durante toda a noite. Ruas movimentadas, vitrines iluminadas e veículos circulando dão a impressão de que o dia simplesmente decidiu não terminar. Para quem observa de fora, pode parecer sinal de progresso: quanto mais tempo a cidade funciona, mais oportunidades ela oferece. Entretanto, há outro lado nessa aparente vitalidade. Quando o comércio, os serviços e as atividades de lazer ocupam continuamente os espaços urbanos, o silêncio torna-se quase um luxo. Descansar deixa de ser apenas uma necessidade individual e passa a depender das condições oferecidas pelo próprio ambiente.

Talvez uma cidade verdadeiramente desenvolvida não seja aquela que permanece acordada o tempo inteiro, mas aquela que sabe equilibrar movimento e pausa, produção e descanso, atividade e silêncio.

A construção do texto apresenta uma reflexão sobre a organização da vida urbana e, especialmente, sobre a ideia de que o funcionamento contínuo de uma cidade seria necessariamente um indicador de desenvolvimento.

Considerando o assunto, a relação entre as ideias, os sentidos implícitos e a conclusão apresentada pelo autor, assinale a alternativa CORRETA.


A

O texto afirma explicitamente que cidades movimentadas durante a noite são menos desenvolvidas, pois o funcionamento de estabelecimentos comerciais prejudica obrigatoriamente a qualidade de vida.


B

O texto parte de uma percepção segundo a qual a atividade urbana contínua pode representar progresso, mas posteriormente relativiza essa ideia ao defender a necessidade de equilíbrio entre atividade e descanso.


C

O texto apresenta como ideia principal a necessidade de aumentar o funcionamento noturno das cidades para ampliar as oportunidades de trabalho, comércio e lazer.


D

Ao afirmar que “o silêncio torna-se quase um luxo”, o autor pretende informar que o silêncio passou a ser um produto comercializado nas grandes cidades.

Imagem associada para resolução da questão

BROWNE, Dik. Hagar o horrível. Disponível em <https://www.instagram.com/p/DY8AUL0JrbL/>.

Na última fala da personagem na tirinha acima, no âmbito dos elementos linguísticos, o que é responsável pela produção do humor?


A

A ocorrência de “ir a lugar nenhum” em vez de “ir para lugar nenhum”.


B

A ocorrência de “Decidimos” em vez de “Nós decidimos”.


C

O emprego pouco usual do verbo “decidir” para a situação de “não ter dinheiro”.


D

A ocorrência de “não temos dinheiro” em vez de “não possuímos dinheiro”.


E

O emprego pouco usual do verbo “decidir” para a situação de “não ir a lugar nenhum”.

A partir da leitura do texto, analise as sentenças e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A maioria da população brasileira (69%) é beneficiária da Tarifa de Água e Esgoto.

(__)Dados estatísticos confirmam que o acesso aos serviços de água e esgoto está atrelado à classe social brasileira, isto é, as pessoas pertencentes a classes sociais mais empobrecidas estão mais suscetíveis a não ter acesso aos serviços.

(__)Hoje, 38% da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto, reforçando a necessidade de políticas públicas como a Tarifa Social.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

V − V − F.


B

F − F − F.


C

V − F − V.


D

F − V − F.


E

F − V − V.

A expressão "como é próprio da ciência" é empregada ao final do segundo parágrafo para indicar que é típico do fazer científico utilizar-se da bioprospecção para transformar riqueza natural e cultural em riqueza material e social.


C

Certo


E

Errado

“A praça do bairro deve ser preservada, pois muitas famílias utilizam esse espaço para lazer, prática de atividades físicas e convivência comunitária.” Nesse trecho, o autor apresenta uma opinião e uma justificativa para defendê-la.

Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a justificativa utilizada pelo autor:


A

A praça está localizada no bairro.


B

Os moradores conhecem a praça há muitos anos.


C

A praça possui árvores e bancos.


D

Algumas pessoas passam pela praça diariamente.


E

Muitas famílias utilizam esse espaço para lazer, prática de atividades físicas e convivência comunitária.

   
Gerar simulado