

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que indica a correta opção de reescrita do trecho a seguir sem causar alteração de sentido.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos por combinar fortalecimento, controle corporal”.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos mesmo que combine fortalecimento, controle corporal”.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos por mais que combine fortalecimento, controle corporal”.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos caso combine fortalecimento, controle corporal”.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos nem que combine fortalecimento, controle corporal”.
“a modalidade ganha fôlego entre diferentes públicos, pois combina fortalecimento, controle corporal”.
No primeiro parágrafo, a correção gramatical do texto seria mantida caso se empregasse ponto no lugar da vírgula logo após “2023”, com a devida alteração da inicial minúscula para maiúscula na palavra “compartilhando”.
Certo
Errado
Assinale a opção correta no que se refere aos aspectos linguísticos do seguinte trecho do texto CG2A2-I: “Pancrácio aceitou tudo: aceitou até um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade.”
O segmento “efeitos da liberdade” funciona sintaticamente como aposto, pois retoma e explica o termo “um peteleco”.
O emprego do sinal de dois pontos sinaliza uma pausa breve entre os termos da oração e introduz um aposto — “aceitou até um peteleco”.
A estrutura “um peteleco que lhe dei” poderia ser reescrita, com correção gramatical e manutenção dos sentidos do texto, como um peteleco que lhe foi dado.
A expressão temporal “no dia seguinte” poderia ser deslocada, com o devido ajuste de iniciais maiúsculas e minúsculas, para o início do período, sem prejuízo da correção gramatical ou dos sentidos do texto.
Na estrutura “por me não escovar bem as botas”, o pronome átono pode ocupar, com correção, a posição proclítica ao verbo — por não me escovar bem as botas —, sem prejuízo do sentido, tampouco da correção gramatical.
Mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto, o trecho “a mesma fonte poder ser interpretada pela ótica do dominante e do dominado” (último parágrafo) poderia ser reescrito da seguinte forma: as mesmas fontes poder serem interpretadas sob a ótica do dominante e a do dominado.
Certo
Errado
Observe as reescrituras a seguir, atentando à manutenção do sentido original e à correção gramatical.
“Para tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao uso do celular, unidades da rede estadual da Bahia estão promovendo atividades que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes.”
A alternativa em que a estruturação frasal mantém tanto o sentido principal do enunciado quanto a correção formal é:
Unidades da rede estadual da Bahia, que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes, oferecem alternativas ao uso do celular e tornam os intervalos mais interativos.
Promovem-se atividades que socializam os estudantes e tornam os intervalos mais interativos, pois as unidades da rede estadual da Bahia desejam oferecer alternativas ao celular.
Com o propósito de estimular a socialização e ampliar o lazer dos estudantes, as unidades da rede estadual da Bahia, sem uso de celulares, buscam tornar os intervalos mais interativos.
As unidades da rede estadual da Bahia realizam atividades que promovem a socialização e o lazer estudantil, visando tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao celular.
As unidades da rede estadual da Bahia estimulam a socialização e o lazer, oferecendo atividades mais criativas ao longo dos intervalos, cujo objetivo principal é tornar o celular dispensável.
Sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do texto, o trecho “é descartada e acaba” (penúltimo período do texto) poderia ser substituído por são descartados e acabam, caso em que a concordância passaria a ser estabelecida com o vocábulo “resíduos”.
Certo
Errado
A redação alternativa de um comentário baseado em trecho do texto, em que se mantém a correção gramatical, está em:
Caberiam explorar com mais profundidade, os malefícios advindos do ultraprocessamento dos alimentos, das transformações genéticas e das radiações eletromagnéticas.
Tanto os objetivos desejáveis como os caminhos para alcançá-los deveriam ser debatidos por jornalistas, influenciadores e meios de comunicação social.
Como existem entre ambas, relação de dependência mútua, devem ser resgatadas simultaneamente a terra e a humanidade.
Pouco se explora os efeitos adversos do ultraprocessamento dos alimentos, o mesmo ocorrendo com as transformações genéticas e as radiações eletromagnéticas.
Dizem que não se tratariam apenas de pessoas desavisadas aquelas que vem abrindo atualmente, a caixa de Pandora.
O último período do primeiro parágrafo poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido e da clareza do texto, da seguinte forma: A criação é servida até hoje, com o nome de Coppola.
Certo
Errado
No segundo parágrafo, o trecho “Na dimensão educacional, o enfrentamento dos problemas de saúde que atingem as populações, tanto de países ricos como de países pobres, requer a formação de profissionais socialmente responsáveis, politicamente conscientes e aptos a se engajar em um processo permanente de formação e instrução.”, sem prejuízo da correção gramatical, poderia ser reescrito como
Na dimensão educacional, enfrentar os problemas de saúde que impactam as populações, tanto as de países ricos quanto as de países pobres, exige a formação de profissionais que tenham responsabilidade social, consciência política e aptidão para participar continuamente de um processo de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Na dimensão educacional, o enfrentamento das mazelas de saúde que atinge as populações, especialmante as nações ricas como os países pobres, pressupõe a formação de profissionais socialmente responsáveis, com políticas conscientes e habilidosos em se envolver em uma jornada contínua de aprendizado e capacitação.
O enfrentamento das enfermidades de saúde, na dimensão educacional que atingem as populações, tanto países ricos quanto países pobres, requer a preparação de profissionais socialmente responsável, políticamente consciente e qualificado à participação continua de um processo de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Sob a perspectiva educacional, encarar de frente os problemas de saúde que alcançam as populações tanto os povos ricos como os pobres, requer a formação de profissionais socialmente responsáveis, politicamente conscientes e aptos a engajar em um processo permanente de formação e instrução.
Na dimensão educacional, o enfrentamento das moléstias que atinge as populações, tanto o de países ricos como o de países pobres, requer sejam formados profissionais socialmente responsáveis, politicamente conscientes e preparados para um treinamento e desenvolvimento constantes.
Quanto à organização dos períodos do terceiro parágrafo do texto, a reordenação em orações completas que mantém a correção gramatical e as ideias originais do texto é
Para se incentivar o comércio local, são formas comuns seguintes como comprar, sempre que possível, produtos e serviços localmente e divulgar o comércio no boca‑a‑boca.
Fornecer reação positiva aos proprietários de empresas locais, para que possam melhorar produtos e serviços e incentivar o comércio local.
Optar por produtos e serviços que tenham impacto social e ambiental positivo demonstra consciência por parte do consumidor, e é uma das formas de incentivo ao comércio local.
As maneiras mais importantes para incentivar o comércio local são, sempre que possível: divulgar o comércio local nas redes sociais e de boca em boca.
São formas mais comuns para se incentivar o comércio local comprar sempre que possível, produtos e serviços locais e participar das feiras e exposições.
E não invejemos as criaturas que estão mais alto: o que parece altura é também precipício.
Numa nova redação, a frase acima manterá sua correção e sua coerência caso se substitua o segmento sublinhado por:
a precipitação supõe a maior altura.
o precipício ilude quanto à sua altura.
assemelha-se ao que é alto tudo o que pode cair.
precipita-se de tão alto quanto parecia ser.
a ilusão da altura leva à grande queda.
Em “A reportagem não conseguiu localizar parentes de Leandro para comentar o assunto.”, a oração “para comentar o assunto” poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto, por que comentariam o assunto.
Certo
Errado
Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto, o segmento “88% da população urbana está conectada” (segundo período do segundo parágrafo) poderia ser assim reescrito: 88% dos habitantes das cidades estão conectados.
Certo
Errado
Considerando as possibilidades de reescrita e os termos que compõem a voz passiva, analise o trecho a seguir:
“[...] quando a capital foi devastada por um grande incêndio” (l. 02-03).
Acerca do trecho, analise as assertivas a seguir:
I. Uma possibilidade correta de reescrita do trecho, sem alteração de seu sentido original, seria: “[...] quando um grande incêndio devastou-se pela capital”.
II. O trecho original está na voz passiva, sendo que o agente da ação é “um grande incêndio”, introduzido pela preposição “por”.
III. Na construção do trecho anterior, o termo “a capital” tem a função sintática de sujeito.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
No trecho “Expulso pela União Soviética em 1974, ele deveria ter se extasiado com o Ocidente, chorado diante da fartura das prateleiras de um supermercado americano - aconteceu com outros exilados do comunismo - e louvado o papel dos Estados Unidos na defesa das liberdades. Fez exatamente o contrário.” Temos dois períodos separados por ponto final. Ao juntarmos os dois períodos e explicitarmos a relação semântica entre eles, teremos correta apenas a alternativa:
Expulso pela União Soviética em 1974, ele deveria ter se extasiado com o Ocidente, chorado diante da fartura das prateleiras de um supermercado americano - aconteceu com outros exilados do comunismo - e louvado o papel dos Estados Unidos na defesa das liberdades, por isso fez exatamente o contrário.
Expulso pela União Soviética em 1974, ele deveria ter se extasiado com o Ocidente, chorado diante da fartura das prateleiras de um supermercado americano - aconteceu com outros exilados do comunismo - e louvado o papel dos Estados Unidos na defesa das liberdades, embora fez exatamente o contrário.
Expulso pela União Soviética em 1974, ele deveria ter se extasiado com o Ocidente, chorado diante da fartura das prateleiras de um supermercado americano - aconteceu com outros exilados do comunismo - e louvado o papel dos Estados Unidos na defesa das liberdades, mas fez exatamente o contrário.
Expulso pela União Soviética em 1974, ele deveria ter se extasiado com o Ocidente, chorado diante da fartura das prateleiras de um supermercado americano - aconteceu com outros exilados do comunismo - e louvado o papel dos Estados Unidos na defesa das liberdades, pois fez exatamente o contrário.
“Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.” (Texto 1, 8º parágrafo)
A reescritura da passagem acima que NÃO apresenta erro gramatical é:
Esses dados permitem que seja direcionado ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
Esses dados permitem que se direcione ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
Esses dados permitem que ações preventivas – como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais – sejam direcionadas antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões.
Esses dados permitem o direcionamento de ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que se intensifique nessas regiões, a transmissão da doença.
Com esses dados, pode-se direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que ocorra a intensificação da transmissão da doença nessas regiões.
O trecho “Segundo sua tese, as pessoas não vão mais possuir coisas, vão apenas ter acesso a elas.” (terceiro período do segundo parágrafo) poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, da seguinte forma: De acordo com sua teoria, as pessoas vão ter acesso apenas às coisas e não mais possuí-las.
Certo
Errado
Releia esta passagem: “A elegância, quando usada para desqualificar o outro, não é uma virtude; ao contrário, torna-se um instrumento de exclusão.” (4º§). Outra possibilidade de pontuação e de reestruturação do fragmento, mantendo-se a coesão, a coerência e a correção linguística se encontra em:
A elegância quando usada, para desqualificar, o outro não é uma virtude. Torna-se ao contrário; um instrumento de exclusão.
A elegância quando, usada para desqualificar, o outro, não é uma virtude; ao contrário, se torna um instrumento de exclusão.
A elegância, quando usada para desqualificar o outro, não é uma virtude ao contrário; torna-se um instrumento de exclusão.
A elegância, quando usada para desqualificar o outro, não é uma virtude. Ao contrário, torna-se um instrumento de exclusão.
Assinale a opção em que a reescrita do período “A mentira existe desde o começo da civilização.” mantém a correção gramatical, com relação à pontuação.
A mentira, existe desde o começo da civilização.
A mentira, existe, desde o começo da civilização.
A mentira existe, desde o começo da civilização.
A mentira existe, desde o começo, da civilização.
A mentira existe desde o começo, da civilização.
O quarto período do texto pode ser reescrito, sem prejuízo da correção gramatical e com mais formalidade, da seguinte forma: Conhecemo-nos no Café des Arts, que eu distribuía material de divulgação sobre minhas aulas de português.
Certo
Errado