Questões de Concurso sobre Regência nominal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.249 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere o trecho reproduzido a seguir para responder à questão 9.


[...] é um exemplo límpido do nosso “eterno retorno” à sanha censória ligado ao mundo dos livros.


O elemento linguístico em destaque evidencia


A

a fusão de um artigo com uma preposição exigida por um nome, que é o termo regente.


B

a fusão de um artigo com uma preposição exigida por um verbo, que é o termo regido.


C

a fusão de um artigo com outro artigo exigido por um nome, que é o termo regente.


D

a fusão de uma artigo com outro artigo exigido por um verbo, que é o termo regido.

Assinale a alternativa CORRETA para as regências: verbal e nominal.

“ I- Estamos acostumados com as novas máquinas. ”

“ II- Em que bairro você mora? ”


A

I -regência verbal e II-regência nominal.


B

I-regência nominal e II-regência verbal.


C

I-regência nominal e II-regência nominal.


D

Nenhuma das alternativas.

Considerando-se as normas de regência, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Quando ele aspira ao ar gelado da montanha, doem os pulmões.

( ) Vamos assistir o novo filme que acabou de estrear?

( ) Eu me esqueci das chaves.


A

E - C - C.


B

C - C - C.


C

E - E - C.


D

C - E - E.


E

E - C - E.

Quanto às regras de Regência Nominal e Verbal, assinale a alternativa correta.


A

As moças foram a pé ao cinema para assistir o novo lançamento de sucesso.


B

Obedecer as normas de trânsito evita problemas futuros.


C

Embora houvesse clima adverso à situação, a vítima entregou a carta à polícia.


D

Esta sala é acessível à cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa cuja regência nominal esteja adequada:


A

Ele é devoto em santos.


B

Viajamos à São Paulo.


C

Estamos em ressaca.


D

Subiremos ao apartamento.


E

Iremos ao teatro à pé.

Em “[...] atenda às necessidades da população [...]”, a presença das preposições é devida, respectivamente, por haver

A
regência verbal e regência nominal.

B
regência nominal e adjunto adnominal.

C
regência verbal e complemento nominal.

D
regência nominal e complemento verbal.

E
complemento verbal e regência nominal.

Assinale alternativa em que o verbo assistir foi empregado em DESACORDO com as normas de regência:


A

O promotor de justiça não viu a palestra, embora quisesse assistir-lhe.


B

É dever do poder público assistir os mais necessitados.


C

Não lhe assiste o direito de humilhar ninguém.


D

Assiste à mulher o direito à licença-maternidade.


E

Todos assistiram ao jogo atentamente.

Atendendo às regras de regência nominal segundo a norma-padrão da língua, a preposição que substitui a destacada na frase – Você tem apego a suas lembranças da infância? –, com o mesmo sentido, é


A

por


B

de


C

em


D

com


E

sobre

Leia a conversa abaixo:


Diz o ajudante de cozinha:

- Toda vez que decasco cebolas, eu choro.

Responde o cozinheiro:

- E eu choro toda vez que você diz que decasca as cebolas.


Assinale a alternativa que se aplica quanto ao diálogo:


A

Há um erro de ortografia.


B

Há um erro de regência verbal.


C

Há um erro de acentuação.


D

Há um erro de crase.

Com base na regência do verbo “acordar” (linha 1), assinale a alternativa em que tal verbo exerce função pronominal:


A

Aqui não se acorda tão cedo.


B

“Juju dormia. Resolveram não acordá-la […]”.


C

“Acordou o caixeiro para ir ao mercado […]”.


D

“E, quando Firmo acordar, diz-lhe que precisei ir à rua”.

Assinale a alternativa em que haja um ou mais erros de ortografia ou conjugação, concordância ou regência nominal ou verbal dentro do contexto dos períodos abaixo: (trechos extraídos de Casa de Pensão, do escritor naturalista brasileiro, Aluísio Azevedo, 1884)


A

Todos os pequenos da aula tinham birra ao Pires, homem grosseiro, bruto, nele enxergavam o carrasco, o tirano, o inimigo e não o mestre; mas visto que qualquer manifestação de antipatia redundava fatalmente em castigo [...] as pobres crianças iam-se habituando [...] ao servilismo e à mentira. Os pais ignorantes, viciados pelos costumes bárbaros do Brasil, atrofiados pelo hábito de lidar com escravos, entendiam que aquele animal era o único professor capaz de “endireitar os filhos”.


B

Apesar de inteligente e de brasileiro, Campos nunca logrou espantar de sua casa o ar triste que a ensombrecia. À mesa, quando raramente se palestrava, era sempre com muita reserva; não havia risadas expansivas, nem livres exclamações de alegria. Os hóspedes, pobre gente de província, faziam uma cerimônia espessa; o guarda-livros poucas vezes arriscavam a sua anedota e só se determinavam a isso tendo de antemão escolhido um assunto discreto e conveniente.


C

E, puxando a cadeira para mais perto de Amâncio, falou-lhe em voz baixa. Que no Rio de Janeiro era preciso terem um amigo sincero, que não “primasse nos menus”, mas que fosse capaz, que tivesse imputabilidade moral! – Amâncio estava defronte de duas estradas; uma que conduzia à verdadeira felicidade, e outra que conduzia à desordem, ao vício e à completa desmoralização! Que não se deixe levarem pelos pândegos!... E olhava à esconsa os dois outros companheiros. Aquilo eram gente sem nada a perderem!... Amâncio, enfim, que aparecesse no domingo e teriam ocasião de falar mais de espaço. Não deixasse de ir: haviam muito o que dizer e conversar.


D

Oh! ele agora pensava em Ângela com muito mais ternura; nela resumia toda a família e tudo o que houvesse de bom no seu passado. Só com a ausência pôde avaliar o muito que a respeitava e o muito que a estremecia. Ele, que não chorara ao despedir-se da mãe; Ele, que algumas vezes chegou até a aborrecer-se de seus desvelos e da insistência de seus carinhos – agora não a podia ter na memória, sem ficar com o coração opresso e os olhos relentados de pranto.

Alguns nomes e verbos regem seus complementos com o uso de preposições. A esse respeito, atribua valor Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas abaixo.

( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.

( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal.

( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição.

( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, V, F, F.


B

F, V, F, V.


C

F, F, V, V.


D

V, F, V, F

Em relação ao texto é correto afirmar:


A

A supressão do termo “até mesmo” (L.2) da frase não afetaria a correção gramatical, uma vez que se trata apenas de uma expressão de reforço.


B

A expressão “argumento” (L.22) completa o sentido do verbo.


C

A retirada da preposição, em “de que” (L.22) violaria as regras de gramática da língua portuguesa, já que essa expressão complementa o sentido de um verbo na forma de objeto indireto.


D

A ausência do acento indicativo de crase no “a”, em “para atender a necessidades básicas e vitais” (L.4/5), indica que nesse trecho não foi empregado o artigo, ainda assim poderia tê-lo sido usado que manteria a correção gramatical da língua portuguesa.

Acerca das regras da regência verbal e nominal, indique a alternativa em que o emprego do elemento destacado atende à norma culta:


A

As tensões e incertezas de que o casal faz alusão devem ser encaradas como aprendizagem.


B

As tensões e incertezas por que o casal se lembra devem ser encaradas como aprendizagem.


C

As tensões e incertezas de que o casal reclama devem ser encaradas como aprendizagem.


D

As tensões e incertezas às quais o casal convive devem ser encaradas como aprendizagem.


E

As tensões e incertezas às quais o casal resolve devem ser encaradas como aprendizagem.

Ano: 2019
Prova: FURB - Prefeitura - Professor - Área: Português - 2019

Na oração “...dá direito a uma visita técnica.”, quanto à transitividade, o verbo DAR é:


A

transitivo direto e indireto


B

transitivo indireto


C

intransitivo


D

de ligação


E

transitivo direto

Assinale a alternativa que apresenta o termo retirado do trecho abaixo responsável por exigir a preposição sublinhada, devido à sua regência:


“[...], mais eficientes na gestão da própria energia e com maior facilidade de encontrar o caminho mais rápido para terminar uma tarefa.” (linhas 20 a 22)


A

“eficientes”


B

“energia”


C

“facilidade”


D

“encontrar”

Assinale a alternativa que, mantendo o sentido original do texto, reescreve passagem com a regência correta de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.


A

Manchas vermelhas na cabeça e no corpo, além de tosse, dor de cabeça, coriza e conjuntivite resultam com o contágio do sarampo.


B

Tanto a pneumonia como algumas complicações neurológicas são as mais perigosas evoluções no sarampo.


C

A reversão dos atuais números de contágio com os índices registrados antes de 2018 só se dará pela intensificação de campanhas educativas.


D

A maior parte do público-alvo deve ser imunizada contra o sarampo, conforme a recomendação dos epidemiologistas.


E

O sarampo ressurgiu em 2018 depois de ter sido erradicado ao Brasil em 2016.

Observe na estrutura o uso do acento grave: “(...) que ela não poderia ir à balada de adultos (...)”, é possível afirmar sobre o excerto e a aplicação do acento:


A

É um caso de regência nominal.


B

“poderia ir” corresponde a “irá”.


C

A pluralização de “balada” elimina o acento grave.


D

"não” e de “adultos” são adjuntos adverbiais.

Observe o trecho transcrito do texto.


“... a ciência estava certa, segundo preconizou o físico alemão Albert Einstein, desde que nos legou a sua Teoria da Relatividade. Foi um momento digno para com a comemoração.” (§ 3)


É correto afirmar que uma das frases do trecho não está adequada ao padrão culto da linguagem porque apresenta desvio com relação à


A

regência verbal.


B

regência nominal.


C

concordância verbal.


D

concordância nominal.

Assinale a alternativa em que as normas de regência (nominal e verbal) estão em conformidade com o padrão culto da língua.


A

O aumento de doenças psíquicas é devido o exagero de tempo no mundo virtual.


B

Os dispositivos móveis chegam no Brasil com a mesma velocidade com que são lançados.


C

Os jovens se esquecem facilmente de que os amigos são importantes na nossa caminhada.


D

Estabelecer relações com o outro é inerente da condição himana.


E

É incrível como as crianças que nascem hoje já são peritas com as redes sociais.

   
Gerar simulado