Questões de Concurso de Sujeito - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1205983

Concurso

Questão 8

Nível

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do fragmento, julgue os itens a seguir.

A função sintática de sujeito da locução verbal “sabia ler” (l. 15) é desempenhada por “o coronelzinho” (l. 15).

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 957609

Concurso STM Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Revisão de Texto 2017

Questão 93

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue os próximos itens.

No período “A liderança (...) tomada de decisão” (l. 34 a 37), a expressão “A liderança” (l.34) exerce a função de sujeito da forma verbal “é” em suas duas ocorrências.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1139343

Concurso Técnico em Informática 2019

Questão 2

Universidade de Blumenau (FURB)

Nível Médio

As 10 questões a seguir se referem ao texto abaixo:

Na sexta-feira passada, dia 13, a Escola Municipal Tiroleses promoveu seu III JEPP – Jovem Empreendedor Primeiros Passos. Os trabalhos apresentados foram elaborados de forma a destacar os 150 anos de fundação de Timbó.

De acordo com a diretora, Talita Nazario Bristot Silva, entre os principais objetivos do projeto JEPP, está o de desenvolver nos alunos atitudes empreendedoras e estimular ações inovadoras de raciocínio para o uso adequado de recursos econômicos, planejando gastos e o consumo de modo responsável, contribuindo para proteção dos recursos naturais.

Ainda segundo ela, Timbó é sem dúvida uma cidade empreendedora e contar um pouco dessa história também foi o objetivo da mostra de trabalhos, “já que comemoramos este ano uma data muito importante, o sesquicentenário do nosso município”, explicou Talita.

Disponível em: https://www.timbonet.com.br/prefeitura-de-timbo-boletim-17-09-2019/ Acesso em: 17/set/2019. [adaptado]

Analisando sintaticamente o termo destacado da oração “explicou Talita”, temos:

  • A. objeto direto
  • B. objeto indireto
  • C. sujeito
  • D. predicado
  • E. vocativo

Questão de Concurso - 955240

Concurso IHB Técnico de Enfermagem 2018

Questão 19

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Considerando os aspectos linguísticos do texto precedente e as informações nele veiculadas, julgue os próximos itens.

O sujeito da forma verbal “é” (l.4) está elíptico e retoma “um chamado” (l.2), o que justifica a flexão verbal na terceira pessoa do singular.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1203765

Concurso CREFONO 5 Assistente Administrativo 2019

Questão 10

Instituto Quadrix

Nível Superior

 

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 10.

Na última oração do texto, o sujeito está posposto ao verbo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1207786

Concurso CRMV Serviços Gerais 2019

Questão 3

Instituto Quadrix

Nível Fundamental


Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O sujeito da oração “também atrapalha outros bichos na busca por presas” (linhas 11 e 12) está elíptico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123038

Concurso Técnico Municipal - Área Administração Básica. 2019

Questão 17

Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda (CETAP)

Nível Médio

A alternativa em que a oração subordinada é sujeito:

  • A.

    “É possível reutilizar uma seringa?”

  • B.

    “Agente quer mostrar como realmente acontece.”

  • C.

    “A diretora me revelou outras coisas de arrepiar.”

  • D.

    “Achava que seria um fracasso absoluto, (...)”.

Questão de Concurso - 1040968

Concurso SEE Oficial Administrativo 2018

Questão 10

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão em destaque identifica corretamente o sujeito da oração.
  • A. A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu…
  • B. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado.
  • C. Os viciados em smartphones são uma legião.
  • D. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.
  • E. … o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso.

Questão de Concurso - 1142571

Concurso CGE/CE Auditor de Controle Interno - Área Auditoria Governamental 2019

Questão 2

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No texto CB1A1-I, o sujeito da oração “Era custoso” (R.5) é

  • A.

    o segmento “acreditar que morasse alguém naquele cemitério de gigantes” (R. 5 e 6).

  • B.

    o trecho “alguém naquele cemitério de gigantes” (R.6).

  • C.

    o termo “custoso” (R.5).

  • D.

    classificado como indeterminado.

  • E.

    oculto e se refere ao período “Nem o ar tinha esperança de ser vento” (R. 4 e 5).

Questão de Concurso - 1181337

Concurso IAPEN Educador Social Penitenciário 2018

Questão 4

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5. 


      A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1948. Com a Declaração, estabeleceu-se que a humanidade compartilha de alguns valores comuns, considerados fundamento, inspiração e orientação no processo de desenvolvimento da comunidade internacional, compreendida não apenas como uma comunidade constituída por Estados-nação independentes, mas também de indivíduos livres e iguais. 
      A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma resposta à intolerância étnica e racial verificada durante a Segunda Guerra Mundial. O holocausto, os campos de concentração, a morte de milhares de seres humanos, a maior parte judeus – além de comunistas, homossexuais e todos aqueles que se opunham à marcha dos regimes autoritários europeus – constituem desdobramentos dramáticos dessa intolerância. Para entender por que os direitos humanos se converteram em bandeira de luta, é preciso entender os acontecimentos da Segunda Guerra. 
      A afirmação dos direitos humanos é ao mesmo tempo universal e positiva. Universal porque alcança todos os homens, independentemente de raça, cor, credo religioso, classe, gênero, nacionalidade ou qualquer outra sorte de clivagem econômica, política, social ou cultural. Positiva porque coloca em movimento um conjunto de preceitos que visam proteger os direitos humanos. Agora, não se trata apenas de proclamar princípios e atribuir-lhes fundamento teórico. Trata-se, antes de tudo, de assegurá-los mediante a criação de leis, normas e regulamentos, seja no âmbito de um Estado nacional, seja no âmbito de convenções internacionais. 
      Os direitos humanos não constituem uma agenda com fim determinado. À medida que as sociedades humanas se transformam, e se tornam mais complexas as relações sociais, novos direitos vão sendo criados. Isso significa que as lutas em torno das conquistas desses direitos são contínuas, visando vigiar o rigoroso cumprimento dos acordos e das leis.  
          (Adaptado de: ADORNO, Sérgio. “Os Primeiros 50 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU”. Disponível em: nevusp.org)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1948. (1º parágrafo) 

Transformando-se o segmento sublinhado no sujeito da frase acima, a forma verbal resultante será:

  • A.

    tinha sido aprovado.

  • B.

    aprovaram.

  • C.

    aprovaram-se.

  • D.

    aprovou.

  • E.

    haviam aprovado.