

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa cujo termo destacado corresponde ao ser que pratica a ação:
Nós compramos todos os materiais.
Os convidados foram cercados pelos artistas.
As vítimas foram encaminhadas à delegacia.
As questões foram respondidas com muita atenção.
A água foi derramada no chão.
Sobre a sentença “Ele fez um empréstimo consignado pelo aplicativo do banco”, é correto afirmar que se encontra na voz
ativa, uma vez que o verbo é transitivo direto e indireto, solicitando como complementos os constituintes “um empréstimo consignado” e “pelo aplicativo do banco”.
passiva analítica, tendo como agente da passiva o constituinte “pelo aplicativo do banco”.
ativa, uma vez que é composta por verbo ativo, seu sujeito é o agente e seu objeto o paciente.
passiva analítica, já que se observa a concordância do sujeito paciente com o verbo transitivo direto e indireto.
passiva sintética, tendo como agente da passiva o constituinte “pelo aplicativo do banco”.
A oração “A suplementação deve ser reservada a situações clínicas específicas...” encontra-se na
voz ativa.
voz passiva analítica.
voz reflexiva.
voz reflexiva recíproca.
voz ativa com sujeito indeterminado.
“somos conquistados por espelhinhos e colares” (1º parágrafo). Na voz ativa, essa frase seria corretamente reescrita da seguinte forma:
Espelhinhos conquistam colares
Espelhinhos e colares conquistam
Espelhinhos e colares nos conquistam
Espelhinhos e colares conquistam-lhes
No trecho do segundo parágrafo: "(...) o que parecia uma viagem breve, porém, foi prolongado por conflitos e prioridades militares..., a estrutura verbal configura a Voz Passiva Analítica.
Nela, o termo “por conflitos e prioridades militares” exerce a função sintática de Agente da Passiva. A escolha por essa construção sintática, em detrimento da voz ativa ("Conflitos prolongaram a viagem), produz o efeito discursivo de:
Ocultar completamente a causa do atraso, tornando a frase impessoal.
Dar destaque (topicalizar) ao paciente da ação (a viagem/o retorno) e não à causa do atraso, mantendo o foco narrativo no drama dos colonos e de John White.
Indicar que a ação de prolongar a viagem foi praticada intencionalmente por John White.
Transformar o verbo "prolongar" em um adjetivo estático, descrevendo uma característica inerente da viagem.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta deste trecho: “Na ocasião, serão apresentadas à população as metas e diretrizes que irão orientar o orçamento do município para o próximo ano [...]”.
O verbo principal está na voz ativa e indica sujeito agente.
Em “à população”, o uso de acento grave, indicativo de crase, é inadequado.
O item “que” é um pronome relativo que retoma os substantivos “metas” e “diretrizes”.
Há um desvio de concordância verbal no trecho sob análise.
Caso a voz verbal da oração “o monstro come vocês!” fosse alterada, o resultado seria: “vocês serão comidos pelo monstro!”. Sobre isso, é CORRETO afirmar que:
a voz verbal passa a ser passiva e o termo em destaque exerce a função sintática de adjunto adverbial.
a voz verbal passa a ser passiva e o termo em destaque exerce a função sintática de agente da passiva.
a voz verbal passa a ser ativa e o termo em destaque exerce a função sintática de objeto direto.
a voz verbal passa a ser ativa e o termo em destaque exerce a função sintática de objeto indireto.
a voz verbal passa a ser ativa e o termo em destaque exerce a função sintática de complemento nominal.
“Fica decretado que agora vale a verdade.”
“Decreta-se que nada será obrigado nem proibido.”
Em relação à estrutura sintática dos termos destacados, é correto afirmar que
a primeira é própria da voz passiva, e a segunda é própria da voz reflexiva; a primeira é acompanhada de oração subordinada com função de objeto direto, e a segunda é acompanhada de oração subordinada com função de sujeito.
a primeira é própria da voz passiva, e a segunda é própria da voz reflexiva; a primeira é acompanhada de oração subordinada com função de sujeito, e a segunda é acompanhada de oração subordinada com função de objeto direto.
a primeira é própria da voz ativa, e a segunda é própria da voz reflexiva, e ambas são acompanhadas de orações subordinadas com função de objeto direto.
ambas são próprias da voz passiva e são acompanhadas de orações subordinadas com função de objeto direto.
ambas são próprias da voz passiva e são acompanhadas de orações subordinadas com função de sujeito.
Assinale a alternativa em que a função das preposições demarcadas em 1 e em 2 está corretamente descrita. “
A trama clássica da¹ Disney conta a história da² primeira princesa do estúdio.”
É ativa em 1 e em 2.
É passiva em 1 e em 2.
É integrante em 1 e em 2.
É passiva em 1 e ativa em 2.
É ativa em 1 e passiva em 2.
"O corpo de uma mulher de 30 anos foi encontrado dentro de uma cobra píton de 9 metros."
Em relação à voz ativa e passiva no trecho acima, verifique as afirmativas:
I.O agente que pratica a ação do verbo é 'uma cobra'.
II.O sujeito está na voz passiva, pois sofre a ação do verbo.
III.Não é possível identificar quem praticou a ação do verbo, uma vez que o agente da passiva foi omitido, assim é considerado agente da passiva indeterminado.
IV.O verbo está na voz ativa e o sujeito foi quem praticou a ação sobre o verbo.
Estão corretas:
Apenas I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas IV.
Apenas I e IV.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“[...] A missão anterior, Shanzhou-17, consertou um cabo que conecta os painéis solares da estação e havia sido danificado por um detrito espacial. [...]”. Sobre a forma sublinhada, é CORRETO afirmar que se trata de:
Tempo composto de voz passiva, conjugado no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.
Tempo composto de voz ativa, conjugado no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.
Tempo composto de voz passiva, conjugado no pretérito imperfeito composto do indicativo.
Tempo composto de voz ativa, conjugado no pretérito imperfeito composto do indicativo.
Analise o trecho a seguir, retirado do texto-base:
“Esse cenário se agrava quando consideramos as condições em que muitas crianças ingressam na vida escolar”.
Considerando o trecho apresentado e o emprego das vozes ativa e passiva, analise as assertivas abaixo:
I. Uma possibilidade de transposição da primeira oração para a voz passiva seria: “Esse cenário é agravado”.
II. Uma possibilidade de transposição da segunda oração para a voz passiva seria: “quando as condições são consideradas”.
III. A terceira oração está na voz ativa.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
A frase retirada do texto “Acabei sendo encontrada por uma tia” apresenta o verbo na voz passiva analítica. Assinale a alternativa que apresenta a conversão correta da oração para a voz ativa.
Uma tia foi encontrada por mim.
Uma tia acabou me encontrando.
Acabei, por uma tia, sendo encontrada.
Acabei encontrando uma tia.
Acabou que a tia foi sendo encontrada.
“[...] a brusca queda foi impulsionada pelas condições climáticas adversas” (2º parágrafo). Na voz ativa, essa frase passaria a:
“as condições climáticas adversas impulsionou a brusca queda”
“as condições climáticas adversas impulsionaram a brusca queda”
“a brusca queda impulsionou as condições climáticas adversas”
“a brusca queda impulsionaram as condições climáticas adversas”
“A informação foi divulgada pela agência estatal TASS nesta semana” (1º parágrafo). Na voz ativa, essa frase seria reescrita da seguinte forma:
“A agência estatal TASS divulgou a informação nesta semana”
“A agência estatal divulgou a informação TASS nesta semana”
“Esta semana, a agência estatal divulgou a informação TASS”
“Esta semana divulgou a informação pela agência estatal TASS”


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Todas as frases a seguir estão na voz passiva à exceção de uma.
Assinale a única que se mostra na voz ativa.
Comprou-se um móvel novo para a sala.
O presidente da República foi eleito pelo povo.
Muitos alunos foram repreendidos pelo diretor.
Todos foram selecionados pelo diretor da empresa.
Elegeram os deputados em rápido processo eletivo.
Assinale a frase a seguir que se apresenta na voz ativa.
A beleza da lama reflete-se no corpo.
Ouviu-se numa loja: “Gosto de meus músculos, mas detesto a cama de gordura que os cobre”.
Em caso de chuva, cobrem-se todas as barracas da feira.
Caso se protegessem os crânios dos vendavais, nunca se veria a beleza de seus entalhes.
Não se quer um penteado de 100 dólares numa cabeça de 50 centavos.
Quanto à relação entre sujeito e verbo em “Entendia-se a ética como a resposta à pergunta ‘o que devo ser?’.” (8º§), é correto afirmar que se trata da voz
ativa.
reflexiva.
passiva analítica.
passiva sintética.
"Por isso, os produtos das classes terapêuticas com grande diversidade de marcas poderiam ser liberados do controle de preços, como já acontece com os medicamentos isentos de prescrição." (L.35-38)
No período acima, há exemplo de:
Voz ativa e voz passiva.
Somente voz ativa.
Somente voz passiva.
Voz ativa e voz reflexiva.
Voz passiva e voz reflexiva.
Assinale a alternativa correta em relação à passagem de voz passiva para voz ativa na oração: Um raro adereço indígena foi encontrado pelo Iphan.
O Iphan encontrara um raro adereço indígena.
Um raro adereço indígena tinha sido encontrado pelo Iphan.
O Iphan encontra um raro adereço indígena.
Um raro adereço indígena teria sido encontrado pelo Iphan.
O Iphan encontrou um raro adereço indígena.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.