Questões de Concurso sobre Perímetro e Áreas de superfícies planas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.465 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em um projeto original, uma grande sala retangular tem 112,5 m2 de área de superfície, com a largura correspondente à metade do comprimento. Depois de modificado o projeto, a área de superfície dessa sala diminuiu 36%, mas foi mantida a proporcionalidade entre o comprimento e a largura. Dessa forma, o perímetro, em metros, dessa sala, após a modificação do projeto, passou a ser igual a


A

20.


B

28.


C

36.


D

41.


E

45.

Hipócrates de Qhios viveu em torno de 430 a.C. e foi um geômetra que ficou conhecido por encontrar uma relação entre um triângulo retângulo e duas lúnulas formadas em seus catetos. Entende-se por lúnula, a figura geométrica limitada por dois arcos circulares de raios distintos.

A figura a seguir representa o problema clássico da Matemática chamado “Lúnulas de Hipócrates”, em que há um triângulo retângulo a partir do qual são formadas três semicircunferências que têm seus lados como diâmetros.

Com bases nas informações contidas na figura, determine a soma dos valores das três áreas sombreadas na imagem.


Lembre-se de que a área do círculo pode ser determinada utilizando-se a fórmula , em que é a medida do raio do círculo e a área do triângulo é dada por , em que é a medida da base e a medida da altura do triângulo.


Imagem associada para resolução da questão


A

14


B


C

12


D


E

10

Considere as regiões retangulares M e N, mostradas nas figuras, cujas dimensões estão indicadas em metros.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que as regiões M e N têm perímetros iguais, é correto afirmar que a área da região N é superior à área da região M em:


A

15%


B

18%


C

20%


D

25%


E

28%

O quadro de avisos de uma firma tem a forma de um retângulo com 80 cm de altura e 1,2 m2 de área. A medida do comprimento desse quadro é


A

1,2 m.


B

1,3 m.


C

1,4 m.


D

1,5 m.


E

1,6 m.

Na casa nova de Mara, o espaço reservado para o jardim e em forma circular, possuindo 20 metros de raio. Assim sendo, quantos metros de grama Mara precisa adquirir para realizar o plantio (Considere 𝜋= 3,14):


A

628 m².


B

848 m².


C

1256 m².


D

1276 m².


E

1296 m².

   
Gerar simulado