Questões de Concurso sobre Endocrinologia

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.958 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Homem de 57 anos com diabetes tipo 2 em uso de empagliflozina é internado após jejum prolongado por cirurgia. Apresenta náuseas, dor abdominal e taquipneia. Glicose 184 mg/dL, pH 7,22, bicarbonato 11 mEq/L, ânion gap 24 mEq/L, beta hidroxibutirato 5,8 mmol/L e potássio 5,6 mEq/L.

A conduta mais apropriada é


A

descartar cetoacidose porque a glicose é inferior a 250 mg/dL.


B

administrar bicarbonato até normalização do pH em todos os casos.


C

suspender a empagliflozina, iniciar fluidos, insulina intravenosa com glicose precoce e monitorar eletrólitos.


D

reiniciar empagliflozina durante a infusão de insulina para aumentar glicosúria como medida exclusiva.


E

manter empagliflozina, iniciar apenas solução salina e aguardar queda espontânea das cetonas como medida exclusiva.

As doenças endócrinas envolvem alterações na produção, secreção ou ação hormonal, com repercussões metabólicas sistêmicas variadas. Considerando os princípios dessa patologia, analise as afirmativas a seguir.

I.O hipotireoidismo primário caracteriza-se por redução da produção de hormônios tireoidianos, com elevação compensatória do TSH e manifestações como fadiga, ganho ponderal e intolerância ao frio.

II.O diabetes mellitus tipo 2 envolve resistência à insulina e disfunção progressiva das células beta pancreáticas, podendo ser diagnosticado por glicemia de jejum elevada ou hemoglobina glicada aumentada.

III.A síndrome de Cushing decorrente de uso exógeno de glicocorticoides apresenta níveis elevados de ACTH, hiperplasia adrenal bilateral e aumento da secreção endógena de cortisol.

Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I e II apenas.


C

I, II e III.


D

II apenas.

Um laboratório recebeu amostras de um paciente com suspeita de doença endócrina e de lesão tecidual. O bioquímico responsável observou que os exames solicitados incluíam dosagem de TSH, T4 livre e creatina quinase (CK). Considerando os princípios bioquímicos envolvidos na determinação laboratorial de hormônios e de enzimas, pode-se afirmar que:


A

as dosagens hormonais e enzimáticas são realizadas exclusivamente por métodos espectrofotométricos, pois ambas dependem da quantificação direta da atividade catalítica da molécula analisada


B

a concentração sérica de hormônios peptídicos e esteroides é determinada, predominantemente, por métodos imunológicos, enquanto a atividade de enzimas como a creatina quinase é geralmente avaliada pela velocidade de conversão de substratos em produtos


C

a dosagem da creatina quinase baseia-se na ligação específica entre anticorpos monoclonais e a enzima, sendo expressa em ng/mL, da mesma forma que a maioria dos hormônios


D

tanto a dosagem de TSH quanto a atividade da creatina quinase sofrem influência exclusiva da concentração da proteína transportadora plasmática, razão pela qual ambas devem ser interpretadas apenas após correção pela albumina sérica

A respeito da crise tireotóxica, marque a alternativa CORRETA.


A

Betabloqueadores são contraindicados durante a crise tireotóxica por aumentarem a mortalidade em pacientes hipertireoideos graves.


B

Quando comparado ao Metimazol, o Propiltiouracil é considerado, por boa parte dos autores, como primeira escolha para tratamento da crise tireotóxica por seu efeito adicional de inibir a conversão periférica de T4 em T3.


C

O uso de glicocorticóides não apresenta benefícios na crise tireotóxica.


D

A hipertermia pode ser tratada com dipirona, paracetamol, salicilatos e medidas físicas.

Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL (high-density lipoprotein) (HDL-C) que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídeos e lipoproteínas individuais. O tratamento envolve alterações alimentares, atividade física e fármacos hipolipemiantes. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Os ácidos graxos trans são ácidos graxos mono ou poli-insaturados aos quais foram acrescentados átomos de hidrogênio; são utilizados em alguns alimentos processados e são tão aterogênicos quanto as gorduras saturadas.


B

O diabetes é uma causa secundária especialmente significativa porque os pacientes tendem a ter combinação aterogênica de triglicerídeos elevados, concentração elevada de LDL pequenas e densas e HDL baixo (dislipidemia diabética, hiperapo B hipertrigliceridêmica). Pacientes com diabetes tipo 2 são especialmente suscetíveis.


C

Altos níveis de HDL-C podem causar xantomas tendinosos nos tendões do calcâneo, do cotovelo e do joelho e sobre as articulações metacarpofalângicas. Outros achados clínicos que ocorrem em pacientes com HDL-C alto (p. ex., na hipercolesterolemia ou disbetalipoproteinemia familiares) incluem xantomas planares ou tuberosos. Xantomas planares são manchas amareladas chatas ou ligeiramente elevadas. Xantomas tuberosos são nódulos firmes e indolores normalmente localizados ao longo das superfícies extensoras das articulações.


D

A prática de exercícios reduz o LDL-C e aumenta o HDL-C em alguns indivíduos, além de ajudar a manter o peso corporal ideal. A American Heart Association (AHA) recomenda 150 minutos de exercício de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade semanalmente, bem como 2 sessões de treinamento de força de intensidade moderada semanalmente.


E

Os valores de LDL-C são, na maioria das vezes, calculados como a quantidade de colesterol não contido em HDL e VLDL. O VLDL é estimado ÷ dos triglicerídeos por 5, pois a concentração de colesterol nas partículas de VLDL habitualmente corresponde a um quinto dos lipídios totais na partícula.

Qual é o tipo de diabetes que cursa com anticorpo anti-GAD positivo e ausência de necessidade de insulina por pelo menos 6 meses após o diagnóstico em indivíduos portadores de IMC < 23 kg/m2 com mais de 30 anos de idade?


A

Diabetes tipo 1A.


B

MODY-GCK.


C

Diabetes autoimune latente do adulto (Latent Autoimmune Diabetes in Adults – LADA).


D

MODY-HNF1A.


E

MODY-HNF4A.

O manejo do Diabetes Mellitus (DM (Diabetes Mellitus)) na Atenção Primária exige o domínio dos critérios diagnósticos e das metas terapêuticas para prevenir complicações crônicas. Segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023), analise as afirmativas a seguir.


I.A Hemoglobina Glicada (HbA1c) maior ou igual a 6,5% é considerada um critério diagnóstico para Diabetes Mellitus, desde que confirmada em uma segunda ocasião ou na presença de sintomas inequívocos de hiperglicemia.

II.A glicemia de jejum entre 100 mgdL e 125 mgdL é classificada como glicemia de jejum alterada, indicando risco aumentado para desenvolvimento de diabetes (pré-diabetes).

III.Em pacientes assintomáticos, um resultado isolado de glicemia ao acaso maior que 200 mgdL é suficiente para fechar o diagnóstico de Diabetes Mellitus, dispensando a necessidade de repetição do teste.

IV.O teste oral de tolerância à glicose (TOTG (Teste Oral de Tolerância à Glicose)) com 75g de glicose anidra, apresentando resultado de 2 horas maior ou igual a 200 mgdL, confirma o diagnóstico de Diabetes.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

II e III.


B

I, II e IV.


C

I e III.


D

II, III e IV.


E

I, III e IV.

Em um paciente com hipogonadismo hipogonadotrófico congênito, a presença de anosmia ou hiposmia associada a malformações do sulco olfatório na ressonância magnética de crânio é sugestiva de uma variante específica dessa condição. Essa variante, frequentemente relacionada a mutações no gene KAL1, é denominada:


A

Síndrome de Prader-Willi.


B

Síndrome de Kallmann.


C

Hipopituitarismo pan-hipofisário.


D

Síndrome de Klinefelter.


E

Deficiência isolada de LH.

O hipoparatireoidismo pós-operatório após tireoidectomia total manifesta-se por hipocalcemia aguda. A manifestação clínica neuromuscular clássica de hipocalcemia aguda severa, caracterizada por espasmo carpopedal involuntário com flexão do punho e articulações metacarpofalângicas, denomina-se:


A

Sinal de Trousseau positivo.


B

Sinal de Chvostek facial.


C

Sinal de Babinski extensor plantar.


D

Manobra de Valsalva paradoxal.


E

Reflexo aquileu abolido bilateral.

A Síndrome de Cushing refere-se ao hipercortisolismo. Analise as afirmativas sobre a diferenciação etiológica entre a Doença de Cushing e a Síndrome de Cushing ectópica:


I.A Doença de Cushing é causada por um adenoma hipofisário produtor de Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula difusamente ambas as adrenais.

II.A Síndrome de Cushing ectópica é causada por um tumor não hipofisário (ex: carcinoma de pequenas células de pulmão) que produz ACTH, também estimulando ambas as adrenais.

III.O teste de supressão com alta dose de Dexametasona (8mg) classicamente suprime a produção de cortisol na Doença de Cushing (origem hipofisária), mas falha em suprimir na produção ectópica.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.


A

I e III.


B

I, II e III.


C

I e II.


D

II e III.

Homem de 52 anos, com índice de massa corporal de 31 kg/m², recém-diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2. Apresenta glicemia de jejum de 148 mg/dL e hemoglobina glicada de 7,6%. Não há história de doença renal crônica, insuficiência cardíaca ou doença cardiovascular estabelecida. Qual é a melhor opção terapêutica inicial, associada a mudanças no estilo de vida?


A

Insulinoterapia basal imediata.


B

Metformina em monoterapia.


C

Sulfonilureia como primeira linha.


D

Inibidor da dipeptidil peptidase 4 em monoterapia.


E

Metformina associada ao agonista do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1.

A clínica médica abrange o diagnóstico de patologias que afetam múltiplos sistemas orgânicos. Sobre o tratamento das doenças endócrinas e digestivas, analise as afirmativas a seguir:


I.O hipotireoidismo é caracterizado pela deficiência de hormônios tireoidianos, sendo o tratamento padrão a reposição com levotiroxina sódica.

II.A doença do refluxo gastroesofágico resulta do retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, podendo causar sintomas como pirose e regurgitação ácida.

III.O tratamento da cirrose hepática descompensada envolve o consumo livre de bebidas alcoólicas destiladas para estimular a regeneração das células do pâncreas.


Está correto o que se afirma em:


A

III apenas.


B

I e II apenas.


C

II apenas.


D

I, II e III.

A utilização do oxigênio pelas células é influenciada por vários fatores, entre eles a função tireoidiana. Assim, no hipotireoidismo, há redução da atividade metabólica corporal com consequente verificação de:


A

RDW dimunuído


B

CHCM aumentado


C

citologia com raros acantócitos


D

contagem de reticulócitos normal

A insulina Lispro apresenta a seguinte farmacocinética:


A

Duração de ação aproximada de 12 horas.


B

Pico efetivo de 6 a 8 horas.


C

Inicio de ação de 15 a 30 minutos.


D

Duração de ação aproximada de 24 horas.


E

Meia vida de 1 semana.

Leia o caso a seguir.


Paciente, 21 anos, homem trans em uso atual de hormonização para afirmação de gênero, solicita procedimento de inserção de implante subdérmico de etonogestrel, mas tem dúvidas se essa é uma medicação de que pode fazer uso.


A orientação adequada para essa pessoa deve informar que a medicação é


A

segura para uso na população trans em hormonização com testosterona.


B

contraindicada devido ao uso de estrógeno.


C

segura para uso na população trans em hormonização com estrógeno.


D

contraindicada devido ao uso de testosterona.

Homem, 36 anos, refere cefaleia progressiva há oito meses, redução importante da libido e disfunção erétil. Evoluiu nas últimas semanas com dificuldade para dirigir à noite.


• Ao exame: hemianopsia bitemporal; testículos de volume reduzido; sem galactorreia.

• RM de sela túrcica: Lesão expansiva selar e suprasselar de 2,3 cm, heterogênea, com compressão do quiasma óptico e desvio do pedículo hipofisário.

• Laboratório (8 h): Prolactina: 85 ng/mL (VN < 20); TSH: normal; T4 livre: normal; Cortisol basal: 17 mcg/dL; ACTH: normal; LH e FSH: baixos; Testosterona total: reduzida.

• Nova dosagem de prolactina após diluição seriada: 92 ng/mL.


O diagnóstico mais provável é o


A

macroprolactinoma.


B

macroadenoma não funcionante com hiperprolactinemia por efeito haste.


C

craniopharingioma com hiperprolactinemia secundária.


D

adenoma corticotrófico silencioso.


E

hipofisite linfocítica.

Homem 24a, hiponatremia 118 mEq/L, hipotensão postural, hiperpigmentação, K 5,8. Cortisol basal baixo; ACTH elevado. Qual abordagem terapêutica inicial mais correta em crise adrenal suspeita?


A

Restringir água e observar.


B

Hidrocortisona EV imediata + reposição volêmica com cristaloide; corrigir hipoglicemia e hipercalemia conforme necessidade.


C

Fludrocortisona isolada é suficiente na fase aguda.


D

Dexametasona oral e alta se melhorar.

O Sr. C.D.E. de 48 anos, hipertenso de difícil controle, em uso de três anti-hipertensivos, apresenta hipocalemia recorrente. Exames laboratoriais mostram aldosterona plasmática elevada e atividade de renina plasmática suprimida. Qual é o diagnóstico mais provável? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde ao questionamento.


A

Hiperaldosteronismo primário.


B

Hipertensão renovascular.


C

Síndrome de Cushing.


D

Feocromocitoma.

A Srta. H.G.T. 29 anos procura atendimento por amenorreia há 8 meses e galactorreia bilateral. Refere cefaleia esporádica, sem alterações visuais. Exames laboratoriais mostram prolactina sérica persistentemente elevada em duas dosagens, com TSH e função renal normais, pesquisa de GcH negativo no sangue por enzimaimunofluorimetria. A investigação indicou a presença de microprolactinoma. Das condutas listadas abaixo qual é a mais adequada? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde ao questionamento.


A

Iniciar anticoncepcional hormonal combinado para regular o ciclo menstrual.


B

Solicitar campimetria visual e indicar cirurgia hipofisária imediatamente.


C

Acompanhar clinicamente, pois a hiperprolactinemia é autolimitada.


D

Iniciar agonista dopaminérgico.

A Srta. G.F.R. de 29 anos, com diabetes mellitus tipo 1 desde a infância, utiliza múltiplas doses de insulina e refere dificuldade para reconhecer episódios de hipoglicemia, especialmente durante a madrugada. Relata que, apesar de ajustes frequentes, mantém variabilidade glicêmica importante. Qual tecnologia em diabetes está mais diretamente associada à redução do risco de hipoglicemia nesse contexto? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde ao questionamento.


A

Substituição da insulina basal por insulina regular em dose noturna fixa.


B

Uso de insulina humana NPH em esquema basal-bolus.


C

Monitorização glicêmica capilar intermitente, apenas em jejum e antes das refeições.


D

Sistema de monitorização contínua da glicose (CGM), com alarmes para hipoglicemia.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado