

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A responsabilidade do médico, relacionado ao quadro hemodinâmico no atendimento do politraumatizado, inicia-se com o reconhecimento do estado de choque. Em relação ao choque no paciente politraumatizado, analise as assertivas abaixo:
I) O diagnóstico inicial esta baseado no reconhecimento clínico da presença de uma perfusão tecidual inadequada.
II) Perdas maciças de sangue são acompanhadas de quedas proporcionais do hematócrito.
III) O objetivo principal do tratamento do choque hipovolêmico envolve o controle da hemorragia é a restauração do volume circulatório adequado.
IV) A acidose metabólica ocorre devido ao metabolismo anaeróbico resultado da hipoperfusão tecidual e pode ser corrigida com infusão de bicarbonato de sódio.
Estão corretas as assertivas:
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, III e IV.
II, III e IV.
Analise as asserções a seguir:
-
O uso de um valor de hemoglobina para determinar a necessidade de hemotransfusão não é aceitável, visto que na queda da massa eritrocitária a oferta de oxigênio é mantida por mecanismos compensatórios.
-
PORTANTO
-
Não existe indicação para a transfusão de hemácias objetivando a melhora na cicatrização de feridas.
As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são proposições falsas.
Acerca das complicações da angioplastia coronariana, considere as assertivas abaixo:
I. É pouco frequente a ocorrência de infarto do miocárdio devido à oclusão aguda da artéria ou perda de ramo importante que esteja no interior da lesão ou próximo a ela pelo efeito snowplow.
II. Nas perfurações coronarianas, o paciente deve ser imediatamente submetido a tratamento cirúrgico.
III. Não é mais recomendável o implante rotineiro de marca-passo endocárdico temporário nas angioplastias transluminais da coronária direita pela baixa incidência de bradiarritmias severas (< 1%) e pela possibilidade de tamponamento cardíaco por perfuração do ventrículo direito.
Está correto o que se afirma em
As projeções axiais utilizadas em estudos angiográficos têm grande importância para a visualização de lesões em segmentos específicos das coronárias.
Assim sendo, assinale a assertiva INCORRETA.
A projeção OAD cranial não favorece a visualização das porções distais da coronária direita, dos ramos descendente posterior e ventricular(es) posterior(es).
A projeção OAD cranial é adequada para avaliar as porções média e distal da descendente anterior porque evita a sobreposição de imagens dos ramos septais e diagonais.
A projeção OAE cranial não é a mais indicada para visualizar a origem e as porções proximais da descendente anterior.
A projeção OAE caudal é utilizada para visualizar adequadamente o tronco da coronária esquerda e as porções proximais da circunflexa.
As imagens abaixo são de um paciente com diagnóstico anatômico de origem anômala independente das artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (Cx) em torno do óstio da coronária direita tópica.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo.
Para atingir o septo interventricular anterior, a DA cursa o trajeto .........., e, para atingir o sulco atrioventricular esquerdo, a Cx cursa o trajeto .......... .
posterior à aorta - entre a aorta e a via de saída do ventrículo direito.
entre a aorta e a via de saída do ventrículo direito - posterior à aorta.
pelo septo interventricular - posterior à aorta.
pelo septo interventricular - entre a aorta e a via de saída do ventrículo direito.
Portador de insuficiência mitral apresentou, à ventriculografia, volumes diastólico e sistólico finais de 197 ml e 42 ml, respectivamente. O volume sistólico quantificado pelo método de Fick foi de 58 ml.
Sobre o caso, assinale a assertiva INCORRETA.
O volume de regurgitação por batimento é calculado pela equação (197 - 42) - 58.
A fração de regurgitação é calculada pela divisão 58 ÷ 197.
O volume sistólico quantificado pelo método de Fick é valor médio, enquanto o angiográfico é valor absoluto de um determinado ciclo cardíaco.
Insuficiência mitral grau II, quantificada por angiografia, corresponde a uma fração de regurgitação entre 20% e 40%.
Em relação aos efeitos dos raios X na prática médica, assinale a assertiva correta.
A dose máxima de radiação tolerada para profissionais que trabalham em laboratório de hemodinâmica é de 75 Sv/ano.
A dose máxima de radiação recomendada para o cristalino, pelo risco do desenvolvimento de catarata, é de 10 rem/ano.
Efeitos determinísticos da radiação ionizante são dose-dependentes e incluem supressão da medula óssea (hematopoiese); efeitos não determinísticos provocam dano direto ao DNA celular e englobam diversos tipos de neoplasias.
No que diz respeito à absorção de radiação, não há diferença entre as diversas projeções ortogonais; a radiação emitida depende unicamente do tempo de fluoroscopia.
Sobre as anomalias das artérias coronárias, assinale a assertiva INCORRETA.
A origem de todas as artérias coronárias de um único seio de Valsalva compromete a perfusão miocárdica.
A origem da coronária esquerda do seio de Valsalva direito pode comprometer a perfusão miocárdica.
A origem anterior alta da artéria coronária direita não compromete a perfusão miocárdica.
A origem da artéria circunflexa do seio de Valsalva direito não compromete a perfusão miocárdica.
Homem de 62 anos, com diagnóstico prévio de doença coronariana de 2 vasos e angina estável classe III, foi encaminhado para angioplastia coronariana eletiva. Após a inserção do introdutor arterial, recebeu 5.000 unidades de heparina por via intravenosa seguida da administração de tirofibano em bolo e em infusão contínua. O tempo de coagulação ativada era de 320 segundos. Após a pré-dilatação inicial da coronária descendente anterior (DA), observou-se extensa dissecção retrógrada espiral do vaso até o tronco da coronária esquerda, comprometendo significativamente o fluxo anterógrado da DA. O paciente tornou-se hipotenso e passou a apresentar supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior.
Sobre esse caso, assinale a assertiva correta.
A administração de fluidos por via intravenosa é suficiente para reverter o quadro clínico.
Deve-se administrar protamina para reverter os efeitos da heparina.
Cirurgia de revascularização não constitui boa alternativa frente à administração de antagonista dos receptores da glicoproteína IIb/IIIa pelo risco de hemorragia.
Se não houver ocorrido perfuração coronariana e o fio-guia estiver no lúmen arterial verdadeiro, devem ser tomadas medidas na tentativa de recuperar o fluxo arterial através do implante de stents, visando a selar a dissecção.
Constituem contraindicações para valvoplastia mitral percutânea:
trombose do átrio esquerdo (septo), ecoescore superior a 9 pontos e distúrbios da coagulação.
calcificação bicomissural importante, insuficiência mitral importante e trombose do átrio esquerdo (septo).
distúrbios da coagulação, doença coronariana grave associada que necessite de revascularização cirúrgica e insuficiência aórtica leve.
insuficiência mitral leve a moderada, trombose do átrio esquerdo e ecoescore superior a 12 pontos.
Em qual das posições abaixo a glândula tireoide do operador receberá maior quantidade de irradiação?
Qual dos fatores abaixo NÃO pode ser considerado preditor de oclusão aguda após intervenção coronariana percutânea?
A respeito das malformações congênitas que acometem o trato de saída do ventrículo esquerdo, considere as assertivas abaixo:
I. Valva aórtica bicúspide é uma malformação congênita pouco frequente.
II. Anormalidades da valva aórtica podem ser associadas com malformações do aparelho valvar mitral, do ventrículo esquerdo e do arco aórtico.
III. A estenose aórtica em túnel está relacionada com a síndrome de Williams.
Está correto o que se afirma em
Em relação às propriedades físico-químicas das substâncias contrastantes e a seus efeitos clínicos, assinale a assertiva correta.
Os contrastes iônicos com alta osmolaridade têm menor potencial de trombogenicidade.
Os contrastes iônicos de baixa osmolaridade são menos nefrotóxicos que os isosmolares.
Os contrastes não iônicos de baixa osmolaridade são os mais nefrotóxicos.
Os contrastes não iônicos e isosmolares têm menor potencial de trombogenicidade.
A curva pressórica abaixo foi obtida durante estudo hemodinâmico.
Qual a provável patologia do paciente?
LV: ventrículo esquerdo. FA: artéria femoral.
Pericardite constritiva com repercussão hemodinâmica significativa.
Miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.
Traçado pressórico normal com provável interferência negativa decorrente da presença de contraste no cateter.
Estenose valvar aórtica moderada a importante.
Quanto à anticoagulação com enoxaparina em angioplastias de pacientes não previamente anticoagulados, considere as assertivas abaixo:
I. A administração de 1 mg/kg, por via subcutânea, a cada 12 horas, permite que se realize a angioplastia coronariana dentro das primeiras 12 horas, após a última dose.
II Na angioplastia eletiva, a dose de 0,5 mg/kg, por via intravenosa, mostrou-se efetiva e segura.
III. Na angioplastia primária, a dose de 0,5 mg/kg, por via intravenosa, é adequada para a realização do procedimento com segurança.
Está correto o que se afirma em
Considere os dados angiográficos abaixo:
O índice de perda tardia (late loss index) é de
Paciente foi internado com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior. À admissão, 32 horas após o início dos sintomas, encontrava-se sem dor precordial, razão pela qual se optou por tratamento conservador. Transcorridas 36 horas da hospitalização, apresentou piora rápida com hipotensão arterial sistêmica grave. A monitorização invasiva mostrou pressão capilar pulmonar de 32 mmHg e saturação de oxigênio na artéria pulmonar de 91%.
Com base no quadro descrito, assinale a assertiva correta.
O quadro clínico apresentado sugere a possibilidade de cirurgia de urgência, cuja indicação pode ser confirmada pelos achados angiográficos.
A realização de ventriculografia esquerda durante o procedimento diagnóstico está contraindicada, pois não contribui para o esclarecimento diagnóstico.
Para evitar demora no tratamento, deve-se iniciar a cateterização da coronária esquerda. Caso a artéria descendente anterior esteja ocluída, deve ser prontamente realizada a angioplastia.
O quadro clínico descrito representa uma contraindicação relativa ao uso de balão intra-aórtico.
Em relação à hemostasia do acesso arterial femoral, assinale a assertiva correta.
Em paciente com tempo de coagulação ativado inferior a 150 segundos, o introdutor arterial femoral pode ser retirado e a hemostasia, feita por compressão manual.
A utilização de dispositivos percutâneos de hemostasia vascular reduz a taxa de ocorrência de pseudoaneurisma, porém não altera o risco de desenvolvimento de fístula arteriovenosa.
O uso crônico de anticoagulantes orais contraindica o acesso femoral, mesmo quando há disponibilidade de dispositivos percutâneos de hemostasia vascular.
Após hemostasia femoral por compressão manual, deve ser prescrito repouso no leito por 6 horas, independentemente do diâmetro do introdutor arterial.
Em pacientes portadores de oclusão crônica submetidos à tentativa de recanalização, qual dos fatores abaixo é o maior preditor de mortalidade a longo prazo?