

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual das seguintes afirmações sobre a Interação Nuclear Forte é correta?
A Interação Nuclear Forte é responsável pela força de repulsão entre os prótons no núcleo atômico.
A Interação Nuclear Forte é uma força de longo alcance que atua de forma predominante entre os elétrons e os núcleos atômicos.
A Interação Nuclear Forte é uma força de curto alcance que mantém os núcleos atômicos unidos, superando a força de repulsão eletromagnética entre os prótons.
A Interação Nuclear Forte é a responsável pela atração entre nêutrons e prótons, mas não influencia a estabilidade dos núcleos atômicos.
Durante um experimento de efeito fotoelétrico, um metal com função trabalho de 3,0 eV é iluminado por luz de comprimento de onda λ = 250 nm. Considerando que a constante de Planck (h) é 4,135×10−15 eV·s e a velocidade da luz (c) é 3,00×108 m/s. Determine a energia cinética máxima dos elétrons emitidos.
1,962 eV
3,484 eV
4,468 eV
5,948 eV
A fissão de 37Li em 24He induzida por prótons é descrita pela seguinte reação:
p+ +37He → 2α
Sendo 1 u.m.a. = 931,5 MeV, a energia liberada na reação é, em joules:
Dadas as massas:
Próton: 1,007276 u.m.a.
Lítio-7: 7,016005 u.m.a
Alfa: 4.001506 u.m.a.
1,89 x 101
2,39x 10-9
2,03 x 10-2
3,02 x 10-12
5,999 x 10-10
Uma lente convergente possui um comprimento focal de 15 cm e está posicionada em um ambiente com um índice de refração de 1,2. Um objeto é colocado a 25 cm da lente. Determine a posição da imagem formada pela lente no ar.
di = 75,0 cm
di = 68,4 cm
di = 55,2 cm
di = 37,5 cm
O Método de Monte Carlo (MMC) é uma ferramenta estatística amplamente utilizada para realização de cálculos de dose absorvida e kerma, entre outras grandezas. Entre os códigos do MMC destaca-se o Geant4 (G4). Dentre suas características, é correto afirmar que:
O G4 pode ser utilizado para todos os tipos de partículas, enquanto alguns códigos trabalham apenas com determinadas partículas e fótons.
O G4 tem como limitação a falta de capacidade em lidar com campos elétricos e magnéticos.
O G4 é um programa pago, e permite ao usuário usar o código fonte e modificá-lo.
O G4 não tem a capacidade de modelar fontes e geometrias em movimento.
Utiliza programação orientada em FORTRAN.
Na medição da exposição à radiação, a dose equivalente é uma métrica importante que leva em consideração não apenas a quantidade de radiação absorvida, mas também o tipo de radiação e seu efeito biológico. Qual é a unidade utilizada para expressar a dose equivalente?
Grays (Gy)
Becquerels (Bq)
Curies (Ci)
Sieverts (Sv)
Um átomo emite luz. O tempo da transição eletrônica que produz essa radiação é 𝜏. Admitindo que a incerteza na posição do fóton seja igual ao comprimento do pulso de luz associado ao fóton emitido, qual a incerteza mínima no número de onda desse fóton?
2ct
ct
ct1
2ct1
3ct1
Analise o quadro abaixo, que se refere às características das radiações em função de sua origem:
TIPO | DESIGNAÇÃO | EVENTO GERADOR | ENERGIA | |
Valores | Distribuição | |||
1.___________ | Radiação α | Decaimento em núcleos pesados instáveis | MeV | 2.___________ |
Nêutrons | 3.___________ | Fissão espontânea | MeV (pode ser moderado a eV) | 4.___________ |
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do quadro acima.
1. Fóton – 2. Contínua – 3. Raios gama – 4. Discreta
1. Fóton – 2. Discreta – 3. Raios gama – 4. Discreta
1. Partícula α – 2. Discreta – 3. Nêutrons – 4. Contínua
1. Partícula α – 2. Contínua – 3. Raios gama – 4. Contínua
1. Partícula α – 2. Contínua – 3. Radiação β+ – 4. Discreta
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de decaimento demonstrado abaixo.
614C→714N + 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑢𝑡𝑟𝑖𝑛𝑜 + 𝑒𝑙é𝑡𝑟𝑜n
e
410C→510B + 𝑛𝑒𝑢𝑡𝑟𝑖𝑛𝑜 + 𝑝ó𝑠𝑖𝑡𝑟𝑜n
α e β-
β + e α
β - e α
β - e β +
β + e β -
Existem diferentes métodos de produção de radiofármacos aplicados em Medicina Nuclear. Entre os métodos mais utilizados estão o reator, o acelerador/cíclotron e o gerador. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os radionuclídeos correspondentes ao produto de cada um dos métodos.
131I, 123I, 99mTc.
67Ga, 67Cu, 68Ga.
67Cu, 99Mo, 123I.
68Ga, 67Ga, 18F.
15O, 177Lu, 68Ga.
Devido à diferença de meia-vida entre 99Mo e 99mTc, que é de cerca de 11 vezes, esses dois radionuclídeos são ideais para a construção de um gerador útil. A grande utilidade desse gerador se deve às excelentes características de radiação do 99mTc, que incluem sua meia-vida de ______ horas, uma emissão eletrônica muito _____ e um _____ rendimento de raios gama de 140 keV (90%), que são quase ideais para a atual geração de dispositivos de imagem em Medicina Nuclear.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
66 – alta – alto
12 – baixa – baixo
12 – baixa – alto
6 – alta – baixo
6 – baixa – alto
Suponha que um próton de hidrogênio na molécula de água seja submetido a um campo magnético uniforme e constante, paralelo ao eixo z. Nesse caso, a componente Hz do momento magnético de spin pode ter dois valores: +μz se o momento magnético e o campo magnético forem paralelos e -μz se o momento magnético e o campo magnético forem antiparalelos. A energia associada a essas duas orientações
é igual para +μz e —μz.
é variável para cada próton, com distribuição normal e média igual a intensidade do campo magnético aplicado.
é uma variável contínua, com distribuição randômica em torno da média, equivalente à metade do campo magnético aplicado.
tem valores diferentes, dependentes do momento magnético dos prótons e do campo magnético aplicado.
tem valores diferentes, independentes do campo magnético aplicado.
Considerando a Norma CNEN NN 3.01, que se refere aos requisitos básicos de radioproteção e segurança radiológica de fontes de radiação, Capítulo V, Seção IV, sobre exposição ocupacional, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os IOE não podem ter idade inferior a 16 anos.
( ) Trabalhadores sujeitos à exposição ocupacional devido à execução de atividades em áreas supervisionadas ou em áreas controladas devem ser classificados como IOE.
( ) Os titulares e empregadores devem registrar qualquer relato recebido de um IOE que identifique alguma situação que possa afetar a conformidade com os requisitos desta Norma, e adotar as medidas de mitigação necessárias.
( ) Os empregadores que também exerçam o papel de titular não devem acumular as responsabilidades de empregador e de titular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – F.
F – V – V – V.
V – F – F – V.
F – V – V – F.
F – F – V – F.
Sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg, assinale a afirmativa correta.
É possível determinar simultaneamente a posição exata e o momento de uma partícula, desde que esta esteja a uma velocidade próxima à da luz.
O Princípio da Incerteza aplica-se apenas a partículas com massa definida.
Quanto mais conhecemos a posição de uma partícula, menos precisamente podemos conhecer seu momento, e vice-versa.
O Princípio da Incerteza de Heisemberg é um dos pilares da mecânica quântica, pois permite descrever as órbitas dos elétrons em um átomo estacionário.
Incerteza refere-se a uma definição intrínseca do objeto, ao passo que indeterminação se refere a uma ignorância do observador em relação a uma propriedade bem definida do objeto.
Sobre o comportamento do material radioativo durante um incêndio, assinale a alternativa INCORRETA.
As fontes seladas contidas em cápsulas de aço inoxidável ou as fontes de material sólido não dispersivo resistem bem ao fogo, assegurando boa proteção aos radionuclídeos que elas contêm.
As fontes não seladas, como soluções radioativas ou os gases, em embalagens frágeis (vidro, plástico etc.) não são vulneráveis ao fogo.
No caso de líquidos, deve-se empregar produtos absorventes não combustíveis, tais como argila, areia, vermiculita ou cinza.
No caso de sólidos finamente divididos, e salvo instruções específicas, o local deverá ser ligeiramente umedecido com água pulverizada, para evitar ressuspensão.
Manter-se a uma distância segura da fonte radioativa: quanto mais afastado da fonte radioativa, menor a exposição à radiação.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada região de operação de detectores a gás à sua descrição.
Coluna 1
1. Região de saturação iônica.
2. Região proporcional.
3. Região de proporcionalidade limitada.
4. Região Geiger-Müller.
Coluna 2
( ) Nessa região, o número de pares de íons passará a ser sempre da mesma ordem, independentemente do número de pares criados originalmente e, portanto, o sinal será independente da energia da radiação.
( ) Os elétrons criados pela multiplicação são rapidamente coletados no ânodo, enquanto os íons positivos se movem mais lentamente para o cátodo. A concentração dessa nuvem de íons positivos tem como efeito criar uma carga especial próxima ao cátodo, alterando a forma do campo elétrico no detector.
( ) O valor do sinal permanece o mesmo para um intervalo de variação do campo elétrico, em que a coleta das cargas não traz nenhum processo adicional.
( ) Com o aumento do campo elétrico, os elétrons acelerados têm energia suficiente para arrancar elétrons de outros átomos e, dessa forma, criar novos pares de íons, ocorrendo uma multiplicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 4 – 3.
2 – 3 – 4 – 1.
4 – 3 – 1 – 2.
3 – 2 – 1 – 4.
1 – 2 – 3 – 4.
O detector utilizado para imagem de PET (Positron Emission Tomography) é chamado de câmera de pósitrons, que consiste em um grande número de contadores de cintilação ao redor do paciente. Assinale a alternativa que apresenta o principal determinante da resolução espacial da câmara.
Utilização de limite de energia entre 250 e 400 keV.
Alcance do pósitron.
Energia do pósitron.
Distância entre os detectores e o ponto de aniquilação.
Dimensão dos elementos cristalinos.
Existem características que são desejadas para que um dispositivo seja classificado como detector apropriado. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas características com a sua correta definição.
Reprodutibilidade – grau de concordância dos resultados obtidos sob as mesmas condições de medição.
Estabilidade – grau de concordância dos resultados com o “valor verdadeiro” ou valor de referência a ser determinado.
Precisão – grau de concordância dos resultados obtidos em diferentes condições de medição.
Eficiência – capacidade de converter em sinais de medição os estímulos recebidos.
Sensibilidade – aptidão do instrumento de conservar constantes suas características de medição ao longo do tempo.
O espalhamento Compton descreve o comportamento de um fóton que colide com um elétron em repouso. A interação entre o fóton e o elétron altera a energia e a direção do fóton, transferindo parte dessa energia ao elétron, que então passa a se mover. Considerando esse fenômeno, avalie as seguintes proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)Quando um fóton colide com um elétron em repouso, o fóton perde parte de sua energia e sua direção é desviada. A energia transferida ao elétron faz com que ele se mova.
(__)A energia do fóton antes da colisão é dada como 30 keV (quiloeletronvolts).
(__)Após a colisão, parte da energia do fóton é transferida para o elétron, resultando em sua velocidade de recuo.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta.
V − F − F.
V − F − V.
V − V − V.
F − F − F.
O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como acidente com o césio-137, foi um desastre de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil, em 1987. Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete. A radiação ionizante causa risco à saúde humana porque
ocasiona ruptura da membrana das células do tecido cutâneo e leva à anemia.
promove danos nos mecanismos de respiração e provoca óbito por insuficiência respiratória.
danifica o DNA das células e gera mutações com potencial cancerígeno.
armazena-se em tecidos glandulares e origina a deficiência hormonal múltipla.