

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Após a realização de uma toracocentese em um paciente com derrame pleural, a análise do líquido denotou um aspecto hemorrágico, que pode ocorrer devido à ocorrência de:
empiema
quilotórax
tuberculose
acidente de punção
anormalidade imunoalérgica
O padrão respiratório visto numa acidose metabólica importante é conhecido como:
Respiração de Biot.
Respiração de Cheyne Stokes.
Gasping.
Respiração de Kussmaul.
Respiração cetônica.
O tratamento da asma brônquica tem dois componentes. O primeiro é o uso de agentes de alívio agudo (resgate) (ou seja, broncodilatadores) para a obstrução asmática aguda das vias respiratórias. O segundo é o uso de tratamentos controladores, que modificam o ambiente das vias respiratórias asmáticas de modo que o estreitamento agudo das vias respiratórias, que exige tratamentos de resgate, ocorra em frequência muito menor. A partir do exposto, assinale a alternativa correta.
A maior parte dos pacientes com asma brônquica intermitente leve deve ser tratada com um inalador seletivo beta-2 de ação rápida (como o salbutamol ou o brometo de ipratrópio) conforme a necessidade.
Glicocorticoides inalados, que têm menos impacto sistêmico do que os esteroides sistêmicos para um dado nível de efeito terapêutico, são tratamentos de controle eficazes para melhorar a função pulmonar e prevenir exacerbações da asma em pacientes com asma brônquica persistente.
O tratamento com teofilina não é recomendado para pacientes com asma brônquica persistente moderada ou grave e que estejam recebendo medicamentos de controle, como esteroides inalados ou antileucotrienos, mas cuja asma brônquica não seja adequadamente controlada apesar desses tratamentos.
Em pacientes com asma brônquica alérgica moderada a grave com níveis elevados de IgE sérica e que estão recebendo glicocorticoides inalados, o tratamento com omalizumabe (anticorpo monoclonal que se liga à IgM) melhora o controle da asma brônquica, mesmo com a redução das doses de esteroides inalados.
Paciente de 23 anos, sexo feminino, queixou-se de dispneia progressiva e 2 episódios de síncope nos últimos 6 meses, e, após suspeita clínica e ecocardiográfica de hipertensão arterial pulmonar foi submetida a cateterismo cardáco direito. Qual resultado confirmaria a hipótese de Hipertensão arterial pulmonar (possíveis grupos I, III, IV ou V)?
PAPmédia > 20 mmhg, POAP < 15 mmHg, RVP > 3W
PAPmédia > 25 mmhg, POAP > 15 mmHg, RVP > 3W
PAPmédia > 20 mmhg, POAP < 15 mmHg, RVP < 3W
PAPmédia > 25 mmhg, POAP < 15 mmHg, RVP < 3W
PAPmédia > 20 mmhg POAP > 15 mmHg, RVP > 3W
A respeito do tratamento da tuberculose em adultos, assinale a alternativa correta.
Nos casos de recidiva, o esquema básico pode ser iniciado e não há indicação de teste de sensibilidade.
O tratamento da tuberculose extrapulmonar com esquema básico, em todas as suas formas, tem a duração de nove meses.
O tratamento da tuberculose extrapulmonar com esquema básico na forma meningoencefálica tem a duração de 12 meses.
O esquema básico não deve ser iniciado nos retratamentos até o resultado do teste de sensibilidade.
A associação de levofloxacino ao esquema básico está indicada nos casos de reingresso após abandono, até o resultado do teste de sensibilidade.