

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
MJS, sexo feminino, 40 anos, comparece à unidade básica de saúde com artromialgias difusas, fadiga e sono irregular. Ao exame, refere dor à palpação do trapézio, ombros, trocânteres, epicôndilos laterais e glúteos. Radiografia das regiões apontadas, sem alterações. Exames hemograma, VHS e CK, com resultado normal. A melhor conduta médica a ser tomada é:
Iniciar programa de atividade física, analgésicos simples e antidepressivo tricíclico.
Solicitar fator reumatoide e fator antinuclear.
Iniciar programa de atividade física e anti-inflamatórios não esteroidais.
Solicitar início de programa de atividade física e corticoides orais.
Iniciar inibidor seletivo da recaptação da serotonina e derivado opioide.
RMS, sexo feminino, 50 anos, há dois anos apresenta quadro recorrente de xeroftalmia, xerostomia e cáries de repetição. Nesse período, apresentou parotidite duas vezes. Quais exames deve-se solicitar para confirmar o diagnóstico?
Anticorpos anti-SSA e anti-DNA.
Anticorpos anti-SSA e teste rosa-bengala.
Anticorpos anti-RNP e hemograma.
Fator antinuclear e hemograma.
Fator antinuclear e fundoscopia.
Um rapaz de 18 anos foi atendido em unidade básica de saúde, apresentando quadro de febre, calafrios e monoartrite no joelho direito há 5 dias. Refere quadro de infecção do trato urinário, com dor em região perineal e saída de secreção mucossanguinolenta via retal. Uma semana antes dos sintomas atuais, foi tratado pelo farmacêutico e não lembra o nome da medicação utilizada. Houve melhora parcial após o tratamento. Assinale a afirmativa CORRETA.
A dor na região perineal pode sugerir um quadro de prostatite ou de proctite pós-traumática.
A hipótese de uretrite fica descartada porque o paciente não referiu presença descarga uretral.
A identificação de diplococos Gram negativos na bacterioscopia do líquido sinovial de joelho é um resultado esperado.
A identificação de Shigella flexneri na bacterioscopia do liquído sinovial de joelho confirma o diagnóstico de Gota.
O acometimento articular sugere o agente etiológico chamydia trachomatis, por se tratar da síndrome de Reiter.
Sobre a profilaxia secundária da febre reumática com cardite e lesão valvar grave, o período recomendado para a continuidade do tratamento com penicilina G benzatina é de
até 21 anos de idade ou 5 anos do último surto (vale o que cobrir maior tempo).
até os 30 anos de idade.
até os 40 anos de idade ou 10 anos do último surto ou até mesmo considerar por toda a vida.
até 25 anos de idade ou 10 anos do último surto (vale o que cobrir maior tempo).
até os 25 anos de idade ou 15 anos do último surto.
Sobre a definição de fibromialgia e seu tratamento, é correto afirmar:
A hiperalgesia induzida por opioides pode ser um fator limitante ao uso dessas medicações.
Caracteriza-se por uma dor do espectro nociceptivo.
Na investigação, há a necessidade de exames confirmatórios para o início do tratamento apropriado.
A polissonografia é um exame indicado no protocolo de investigação inicial da fibromialgia.
A terapia cognitivo-comportamental se mostra de pouca efetividade na abordagem dos pacientes.