Imagem de fundo

O uso da terapia antirretroviral pode provocar efeitos...

O uso da terapia antirretroviral pode provocar efeitos colaterais que penalizam o paciente portador do vírus ou com a síndrome de imunodeficiência adquirida, pois são sintomas constantes, diários, que podem, muitas vezes, causar o abandono do tratamento. O Manual Clínico de Alimentação e Nutrição (Ministério da Saúde, 2006) para a assistência destes pacientes indica algumas estratégias nutricionais que podem ser usadas para minimizar tais desconfortos. Sobre tais estratégias, assinale a alternativa correta.


A

Consumir biscoitos secos pela manhã, chupar pedras de gelo e consumir bebidas gasosas podem aliviar as náuseas.


B

Não se devem ingerir líquidos durante a refeição quando estiverem presentes os sintomas de náusea, vômitos ou dificuldade de digestão. Os líquidos podem ser tomados uma hora antes ou duas horas após a refeição.


C

Mesmo com vômito, deve-se estimular a alimentação regular, procurando dar prioridade aos alimentos preferidos e com elevada densidade nutricional para garantir uma ingestão adequada de nutrientes.


D

Indivíduos com alteração no paladar devem evitar a utilização de produtos mais condimentados e cítricos.


E

Indivíduos com dificuldade de deglutição, inflamação na boca e/ou esôfago por Candida Albicans ou outras infecções devem preferir alimentos líquidos ou pastosos e aquecidos.