

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Analise o caso a seguir.
Paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) classe funcional IV e hipertensão arterial, 65 anos, sexo masculino, 58 kg, índice de massa corporal de 21,4 kg/m², perda de peso involuntária de 12% nos últimos 6 meses, depleção moderada da circunferência do braço, e redução leve na contagem total de linfócitos. A ingestão oral está abaixo de 50% das necessidades energéticas e proteicas, na última semana, devido a presença de anorexia, plenitude gástrica e dispneia. Internado devido descompensação da IC, anasarca, e tratamento clínico de edema agudo de pulmão.
Em relação ao tratamento nutricional do paciente, indicase:
nutrição enteral, dieta com densidade calórica em torno de 1,5 kcal/mL, com aporte calórico e proteico aumentado, e restrita em sódio, potássio e cálcio.
dieta oral pastosa, hipossódica e hipercalêmica, associada à suplementação calórico-proteica (com densidade calórica de 2,0 kcal/mL), e suplementação de tiamina.
dieta oral branda, hipossódica, associada à suplementação proteica para atingir a necessidade (2,0 g/proteína/kg/peso/dia), e suplementação de potássio, cálcio e magnésio.
nutrição enteral, dieta polimérica com densidade calórica de 1,5 a 2,0 kcal/mL, sendo hipercalórica, hiperproteica e hipossódica, e com suplementação de potássio.
nutrição enteral, dieta oligomérica e com densidade calórica de 1,2 kcal/mL, sendo normocalórica, hiperproteica e hipossódica, e com suplementação de potássio e tiamina.