A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública, sendo a deficiência nutricional de maior magnitude no Brasil. Os elevados requerimentos de ferro para o crescimento tornam as crianças menores de 2 anos mais vulneráveis. Assim, o Ministério da Saúde propõe diferentes estratégias de prevenção e controle da anemia. Sobre o tema exposto marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente em casa.
II A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente na escola.
III O incentivo à amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e a promoção da alimentação complementar saudável e em tempo oportuno, por meio da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, são considerados estratégias de prevenção da anemia.
IV Em casos em que a criança esteja recebendo a suplementação de ferro por meio do Programa Nacional de Suplementação de Ferro nas unidades de saúde, recomenda-se somar a utilização do NutriSUS para potencializar a terapêutica.
A opção correta é:
I – V; II-F; III-V; IV- F.
I – F; II-V; III-F; IV- F.
I – F; II-V; III-V; IV- F.
I – V; II-F; III-V; IV- V.
I – F; II-F; III-V; IV- F.