

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia a descrição do local de bloqueio abaixo:
“Ele pode ser bloqueado ao emergir do canal incisivo. Como ponto de referência, temos a papila incisiva, que recobre o canal justamente na emergência do nervo. Recomenda-se a deposição de 0,4 mℓ do anestésico na área-alvo, com a agulha inclinada, lateralmente à papila, devido à menor sensibilidade à dor quando comparada à anestesia diretamente sobre a papila incisiva.”
O local de bloquei descrito refere-se ao nervo:
palatino maior.
palatino menor.
incisivo.
nasopalatino.
mentual.
Assinalar a alternativa que indica o órgão excretor primário, tanto para os anestésicos locais quanto para seus metabólitos:
Fígado.
Intestino.
Rim.
Sangue.
Paciente A.M.N, feminino, 33 anos, procurou atendimento odontológico para tratamento dentário nos elementos 11, 12 e 13. Segundo a avaliação clínica, observam-se múltiplas lesões cavitarias que, segundo aspecto clínico, são lesões sugestivas de comprometimento coronário a nível de esmalte e dentina, profundamente. Paciente relata ser portadora de hipertensão arterial e apresenta-se gestante com 16 semanas gestacional. A paciente está em acompanhamento médico ativo e liberação médica para procedimento com uso de anestésico local em ambiente de consultório odontológico. Segundo a anamnese da paciente, foi informado o desejo de supressão do quadro doloroso momentâneo diante da intervenção odontológica. Das drogas anestésicas disponíveis no mercado, qual(is) pode(m) ser utilizadas, com segurança, no local de punção anestésica e qual(is) o(s) nervo(s) dessensibilizado(s), respectivamente:
articaína, na quantidade máxima de 2 tubetes; região de fundo de sulco vestibular, na prega mucovestibular na região sobre os ápices radiculares dos dentes 11, 12 e 13, direcionado ao forame infraorbitário; nervo alveolar superior anterior.
mepivacaína a 3% sem vasoconstrictor, na quantidade máxima de 2 tubetes; região de fundo de sulco vestibular, na prega mucovestibular na região sobre os ápices radiculares dos dentes 11, 12 e 13, direcionado ao forame infraorbitário; nervo infraorbitário.
lidocaína a 2%, com adrenalina 1:100 000, na quantidade máxima de 2 tubetes; região de fundo de sulco vestibular, na prega mucovestibular na região sobre os ápices radiculares dos dentes 11, 12 e 13, direcionado ao forame infraorbitário; nervo palatino maior.
bupivacaína a 0,5%, na quantidade máxima de 2 tubetes, região de fundo de sulco vestibular, na prega mucovestibular na região sobre os ápices radiculares dos dentes 11, 12 e 13, direcionado ao forame infraorbitário; nervos alveolares superiores, anterior e médio
lidocaína a 2%, com adrenalina 1:100 000, na quantidade máxima de 2 tubetes; região de fundo de sulco vestibular, na prega mucovestibular na região sobre os ápices radiculares dos dentes 11, 12 e 13, direcionado ao forame infraorbitário; nervo alveolar superior anterior.
O sucesso da anestesia local resulta na completa ausência de sensibilidade, uma condição crucial para a realização eficaz de procedimentos direcionados à eliminação do agente causal da doença em tratamento. Além disso, contribui significativamente para a minimização dos níveis de ansiedade, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde envolvido no procedimento.
Marque a alternativa que representa um critério a ser considerado para determinar a eficácia de uma técnica anestésica.
Deve prover profundidade superficial.
O tempo de latência deve ser rápido.
A duração deve ultrapassar a execução dos procedimentos.
Injeção rápida para acelerar a ausência de sensibilidade.
Solução anestésica que não provoque hemostasia.
Umas das técnicas intrabucais na face vestibular do rebordo alveolar para a anestesia do segundo par do nervo trigêmeo é o bloqueio do nervo alveolar superior posterior (B-NASP). Sobre a técnica, avalie as proposições:
I.A anestesia do NASP visa bloquear, de forma reversível, a raiz mesiovestibular do primeiro molar superior, osso, periósteo e mucosa vestibular adjacente.
II.O local de punção deverá ser feito aproximadamente 45 graus em relação ao longo eixo do segundo molar superior e 45 graus em relação ao plano sagital, na altura da junção mucogengival, com o bisel da agulha voltado para a superfície óssea.
III.Danos secundários aos músculos profundos da mastigação, como o músculo pterigóideo lateral, são bastante comuns, frequentemente causados por inserções repetidas e excessivamente profundas de agulhas.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Apenas a proposição II está correta.
Em relação aos conhecimentos em anestesiologia, analisar os itens.
I. Qualquer anestésico local pode causar sensação de queimação durante injeção inicial. O pH de uma solução simples está no intervalo de 5,5 a 6, e o de uma solução contendo vasoconstritor está na faixa de 3,5 a 4,5.
II. Um fio de retração gengival especial, contendo 8% de epinefrina racêmica, por ter seus efeitos atenuados, pode ser utilizado inclusive em pacientes com riscos cardiovasculares.
III. Com relação ao uso de anestésicos locais sem vasoconstritor, via bloqueio de nervo, mepivacaína 3% pode fornecer até 40 minutos de anestesia pulpar para o paciente indicado, enquanto a prilocaína 4% pode fornecer até 60 minutos.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item I.
Apenas no item II.
Apenas nos itens I e III.
Em todos os itens.
Sobre os anestésicos locais, assinale a alternativa INCORRETA:
A maioria das preparações comerciais de anestésicos locais sem vasoconstritor tem pH entre 5,5 e 7.
O bloqueio adequado do nervo acontece mais facilmente em tecidos inflamados ou infectados, bem como locais mais vascularizados.
Os anestésicos locais são clinicamente efetivos em axônios e em terminações nervosas livres.
Para melhorar a eficácia clínica, os anestésicos locais aplicados por via tópica geralmente são fabricados em fórmula mais concentrada do que para injeção.
As soluções de anestésicos locais contendo vasopressor (ex.: epinefrina) são acidificadas pelo fabricante por meio do acréscimo de (meta)bissulfito de sódio para retardar sua oxidação, prolongando o período de efetividade do fármaco.
A anestesia infiltrativa, também chamada periférica ou terminal, consiste no depósito da solução anestésica em local definido, objetivando alcançar um ramo nervoso, promovendo o bloqueio da condução nervosa no local desejado. Marque a alternativa que representa uma indicação para essa técnica anestésica.
Está indicada tanto para dentes decíduos como permanentes, para anestesiar todos os dentes superiores ou os dentes anteriores inferiores.
Para intervenções em todos os dentes inferiores decíduos e permanentes, bem como para intervenções no tecido ósseo e mucoso da mandíbula e do lábio inferior
Sempre que for necessário anestesiar molares decíduos inferiores, mesmo que o primeiro molar permanente ainda não tenha irrompido.
Sempre que houver necessidade de se anestesiar por lingual ou palatal, bem como para a colocação do grampo de isolamento absoluto ou matriz de aço ou mesmo em exodontias.
Remoção de dentes decíduos com raízes totalmente reabsorvidas, retidos apenas pela fibromucosa.
Um cirurgião-dentista recebeu em seu consultório um paciente de 4 anos de idade, pesando 16 kg, no qual precisará realizar uma pulpotomia no elemento 85. Para realizar a anestesia local, ele selecionou a lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000.
Considerando que a dose máxima recomendada desse anestésico é 7 mg/kg e que a dosagem no tubete é de 20 mg/ml, a quantidade máxima de tubetes que o dentista pode usar para anestesiar esse paciente é:
1;
2;
3;
4;
5.
Qual é o nome da técnica anestésica que promove a anestesia dos nervos alveolar inferior, lingual, bucal e milo-hióideo concomitantemente?
Akinosi.
Halstead.
Gow-Gates.
Malamed.
A metemoglobinemia é um distúrbio hematológico na qual a hemoglobina é oxidada tornando a molécula funcionalmente incapaz de transportar oxigênio. O anestésico relacionado é:
Bupivacaína
Mepivacaína
Prilocaína
Adrenalina
Lidocaína
Entre as várias técnicas anestésicas odontológicas locais, um dos sinais ou sintomas que pode ser apresentado pelo paciente é a(o):
Hemorragia interna.
Ressurgimento da dor.
Inchaço generalizado.
Dor intensa.
Formigamento.
A técnica anestésica de Akinosi, embora possua um grau considerável de possibilidade, possui, assim como outras técnicas, indicações, vantagens, desvantagens e riscos. Julgue os itens abaixo quanto a esta técnica anestésica, e assinale a alternativa correta.
A fácil visualização da trajetória da agulha e profundidade é uma das vantagens, pois diminui o potencial traumático da técnica.
A complicação mais comum dessa técnica é o surgimento de trismo.
A técnica é indicada para pacientes com abertura mandibular limitada e em casos em que não é possível visualizar os marcos para realizar o BNAI (bloqueio do nervo alveolar inferior).
Uma alternativa intraoral quando não é possível realizar essa técnica, é executar a técnica intraoral de Varizani-Gustainis, conhecida como “técnica intraoral pré-coronoide”.
Sobre a técnica da anestesia intrapulpar, é CORRETO afirmar:
Deve ser realizada, por deposição passiva do anestésico, na câmara pulpar.
São necessárias agulhas ou seringas especiais para sua aplicação.
O efeito anestésico inicia após 20 minutos do início da aplicação.
Pela técnica correta, a agulha é inserida diretamente na polpa vital, provocando uma dor de moderada à intensa.
São inúmeras as técnicas de injeção que estão à disposição para fornecer anestesia clinicamente adequada aos dentes e tecidos moles e duros na maxila. Diante disso, sabe-se que a Técnica do Bloqueio do Nervo Alveolar Superior Médio é recomendada para o tratamento de
um dente – principalmente os molares inferiores – quando outras técnicas falharam.
pré-molares em um quadrante.
vários molares em um quadrante.
caninos inferiores em um quadrante.
dentes anteriores em um quadrante.
Um paciente chega ao consultório odontológico para realizar um procedimento cirúrgico que exige anestesia profunda. O paciente menciona que sente uma certa resistência à anestesia local em procedimentos anteriores e o dentista decide usar um anestésico com alta difusibilidade óssea para garantir a eficácia. No que se refere aos anestésicos locais que são mais indicados para garantir uma anestesia profunda em um procedimento odontológico, devido à sua maior difusibilidade óssea, assinale a alternativa correta.
Lidocaína.
Prilocaína.
Articaína.
Bupivacaína.
Assinale a alternativa que apresenta a correta indicação para a técnica anestésica de bloqueio do nervo bucal.
Raspagem subgengival dos sextantes 3 e 4.
Remoção de cárie nos segundos pré-molares superiores.
Retalho gengival para raspagem dos molares inferiores.
Tratamento endodôntico dos molares e pré-molares inferiores.
Exodontia do segundo molar superior.
É um anestésico de amplo uso em Odontologia, recomendado especialmente em casos em que aminas simpaticomiméticas estão contraindicadas, pois está contida na única preparação comercialmente disponível no Brasil que tem felipressina como vasoconstritor. A qual anestésico o trecho se refere?
Mepivacaína.
Procaína.
Lidocaína.
Prilocaína.
Articaína.
Considere a seguinte situação abaixo:
Um técnico em saúde bucal está preparando um paciente para um procedimento de extração dentária. O cirurgiãodentista solicitou a aplicação de anestesia local na região do dente 36. O técnico deve garantir que a anestesia seja aplicada corretamente para evitar desconforto ao paciente e garantir a eficácia do procedimento.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
A anestesia deve ser aplicada diretamente no dente afetado;
A aplicação da anestesia local deve ser feita na mucosa bucal adjacente ao dente 36;
A anestesia tópica é suficiente para procedimentos de extração;
A injeção deve ser feita na língua para anestesiar a região do dente 36;
A anestesia deve ser aplicada na região da bochecha contrária ao dente a ser extraído.
Qual conservante é adicionado às formulações de anestésicos locais para reduzir a oxidação de vasoconstritores tipo amina simpatomimética, exceto no Citanest?
Metilparabeno
Ácido Cítrico Anidro
Metabissulfito de Sódio
Edetato Dissódico
Cloreto de Sódio