

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A síndrome que se caracteriza por ser autossômica dominante e por apresentar hipoplasia dos zigomas, fissuras palpebrais com inclinação oblíqua, além de hipoplasia mandibular é denominada:
Apert.
Crouzon.
Moebius.
Treacher-Collins.
Sobre as terapias integrativas complementares e o uso de laser na odontologia, é CORRETO afirmar que
pode ser utilizado como pré-anéstesico e para a redução de edema.
está contraindicado no campo da periodontia e odontopediatria.
está indicado para tratamento de hipersensibilidade dentinária, mas contraindicado após clareamento dental.
está indicado para o alívio da dor de origem pulpar, mas não, para dores nevrálgicas nem pós-operatórias.
o laser de baixa potência tem ação anti-inflamatória e analgésica, apenas.
Com relação aos Princípios dos Cuidados Paliativos, analise as afirmativas abaixo e assinale V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Cuidar da pessoa doente e não apenas da doença, o que acarreta abordagem holística e multidisciplinar.
( ) Respeitar a vida e perceber a morte como fato natural.
( ) Integrar os aspectos psicológicos e espirituais na estratégia do cuidado.
( ) Estabelecer um cuidado que não acelere a chegada da morte nem a prolongue com medidas desproporcionais (obstinação terapêutica).
( ) Oferecer um sistema de apoio à família para que ela possa enfrentar a doença do paciente e sobreviver ao período de luto.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
V-V-F-F-F
F-F-F-F-F
F-V-F-V-F
V-F-V-F-V
V-V-V-V-V
Sobre as terapias integrativas complementares, é CORRETO afirmar que
a fitoterapia, através do uso de plantas medicinais, tem a vantagem de apresentar baixo custo, entretanto nenhuma efetividade.
a terapia floral foca a atenção no indivíduo e não na doença, contribui para a redução de dor, irritabilidade e utiliza essências florai
a hipnose poderá colaborar para o controle da ansiedade e redução de dor apenas em síndromes pós-traumáticas.
focam sobre a doença, buscando o tratamento e a cura com o apoio e a colaboração do paciente, de modo sempre progressivo e lento.
a laserterapia, por meio da biomodulação, atua exclusivamente sobre o processo álgico e inflamatório.
As hemorragias espontâneas, sem causa aparente, podem ocorrer em função de medicamentos e distúrbios hemorrágicos hereditários ou adquiridos, que incluem, EXCETO:
Hepatopatias.
Distúrbios nutricionais.
Sepse.
Síndrome do X-frágil.
Assinale a alternativa que denomina a cardiopatia congênita mais comum na infância e que provoca respiração rápida, desmaios e cansaço excessivo na criança, cianose e baqueteamento dos dedos.
Estenose da aorta
Tetralogia de Fallot
Comunicação interventricular
Coartação da aorta
Considerando o diagnóstico oral, assinale a alternativa CORRETA.
Depende da sintomatologia clínica, não sendo possível realizá-lo sem ela.
É sempre patognomônico, não sendo necessária a realização de exames complementares.
Busca identificar qualquer tipo de lesão oral, incluindo lábios, língua e dentes.
Amigdalites recorrentes podem ser causa de halitose bem como prisão de ventre, entretanto sinusites ou rinites jamais devem ser consideradas.
Alterações metabólicas não apresentam relação com a halitose, embora a halitose possa ser o reflexo de uma doença sistêmica.
A Equipe de Saúde Bucal deve estar capacitada a oferecer, de forma conjunta, ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação tanto individual quanto coletiva. Esse conceito se refere à característica do processo de trabalho em saúde bucal chamado
intersetorialidade.
integralidade da atenção.
educação em saúde.
multiprofissionalismo.
interdisciplinaridade.
O exame clínico realizado pelo profissional se divide em uma fase subjetiva (anamnese) e uma fase objetiva (exame físico). Em relação ao exame clínico, julgue os itens a seguir.
I A avaliação da espessura e da quantidade da saliva reflete o funcionamento das glândulas salivares maiores e menores na produção de enzimas que atuam quimicamente sobre os alimentos.
II O músculo elevador orbicular é avaliado no movimento de aproximação dos lábios superiores e inferiores no movimento de assoprar e assoviar.
III A tonicidade da bochecha revela a boa funcionalidade do músculo bucinador, por sua importância na atuação indireta na mastigação.
IV Solicitando-se que o paciente coloque a língua para fora, é possível identificar alteração no nervo hipoglosso.
V A inspeção da língua pode prover indícios de anemia quando suas papilas encontram-se lisas e brilhantes (língua despapilada).
Estão certos apenas os itens
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Os Serviços de Saúde da Clínica Integrada precisam demonstrar uma preocupação no acolhimento com equidade, garantindo princípios organizativos do SUS como o Princípio da Equidade. Nessa lógica, é correto afirmar que:
o acesso com equidade garante que todos são iguais e devem ser tratados igualmente para fins de evitar diferenciações injustas e negativas do cuidado à saúde.
estabelece-se que é preciso tratar diferentemente os desiguais de modo a corrigir diferenciações injustas e negativas que evitam a ocorrência de iatrogenias.
reconhecer necessidades e classificar situações que geram sofrimento intenso são atribuições essenciais a equipe técnica qualificada de nível superior.
estabelece-se que tratar diferentemente os desiguais é reconhecer que as vulnerabilidades são determinantes na avaliação de risco e de não influenciar na tomada de decisões de cuidado.
recomenda-se que os desiguais recebam cuidado classificatório e estabelecimento de prioridades na perspectiva da Clínica Ampliada.
Devem ser submetidos a consulta durante o período da tarde pacientes
diabéticos.
com DPOC.
cardiopatas.
usuários crônicos de corticoide.
Todas as enfermidades estão relacionadas ao vírus Epstein-Barr, EXCETO:
mononucleose.
linfoma de Burkit.
sarcoma de Ewing.
leucoplasia pilosa.
De acordo com Little e Falace 2008, em relação ao exame físico do paciente, responda:
I - Os sinais vitais e parâmetros a serem mensurados em um exame clínico são: pressão arterial, pulso, frequência cardíaca, temperatura, peso e altura.
II - A frequência cardíaca normal do adulto em repouso é de 80 a 110 batimentos por minuto.
III - Pacientes com pressão sistólica de 140 e diastólica de 90 fazem parte do grupo préhipertensão, de acordo com o Joint National Committee on Prevetion, Evaluation and Treatmente of High Blood Pressure Hypertension, 2003.
IV - A taquicardia sinusal em um adulto caracteriza-se por frequência cardíaca maior que 100 batimentos por minuto apresentando alterações significativas no eletrocardiograma.
V - A taxa respiratória normal de um adulto em repouso é aproximadamente 12 a 16 incursões respiratórias por minuto.
Somente I, V estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Somente I, III, V estão corretas.
Somente II e III estão incorretas.
No Brasil, segundo o Estatuto do Idoso e PNSB, a pessoa é definida como idosa com a idade de:
65 anos
60 anos
70 anos
55 anos
75 anos
O principal sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono é
hipertensão.
cefaleia matinal.
sonolência diurna excessiva.
despertares frequentes durante a noite.
Considerando as terapias integrativas complementares e o uso de plantas medicinais na odontologia, é CORRETO afirmar que
os extratos de aroeira são obtidos exclusivamente por meio do preparo das folhas e raízes, tendo ação bactericida e bacteriostática sobre bactérias gram-negativas e gram-positivas, constituintes do biofilme dental.
são conhecidos e comprovados cientificamente os efeitos analgésicos, e bactericidas e bacteriostáticos sobre bactérias constituintes do biofilme dental apenas da sálvia e camomila.
a romã tem ação bactericida e bacteriostática sobre bactérias gram-negativas e gram-positivas, constituintes do biofilme dental.
a malva tem efeito anti-inflamátório e analgésico, mas não bactericida nem bacteriostática sobre bactérias constituintes do biofilme dental.
o alho não tem ação antifúngica nem antiviral. Sua ação é bactericida e bacteriostática sobre bactérias constituintes do biofilme dental.
Sobre o atendimento de paciente gestante é correto afirmar que:
os anestésicos locais a base de articaína com vasoconstritor são os indicados nas pacientes gestantes devido a não elevar a pressão arterial.
são indicados para pacientes grávidas o uso de lidocaína a 2% com vasoconstritor adrenalina ou noradrenalina.
a estreptomicina não demonstrou efeitos teratogênicos e é aconselhada a partir da 24º semana de gestação.
as sulfonamidas só podem ser usadas no final da gestação.
as tetraciclinas podem desencadear hepatite fetal.
Considerando a adequação comportamental do paciente para atendimento odontológico, é CORRETO afirmar que
uma minuciosa anamnese e criterioso exame físico podem colaborar para aliviar e/ou controlar o medo e a ansiedade.
o reconhecimento e a uniformização no cuidado de pacientes com necessidade especiais facilitam e agilizam a execução de procedimentos.
basta criar uma regra geral de atendimento que todos poderão seguir.
o fato de uma pessoa ser portadora de uma deficiência ou doença não significa que seja necessário impor uma alteração no padrão do atendimento odontológico.
em caso de não haver colaboração por parte do paciente e/ou responsáveis, eticamente o profissional tem o dever de definir e realizar o tratamento.