

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao Pedagogo será instituída nos estabelecimentos para especificamente encaminhar e atuar na Unidade Escolar:
Assinale a alternativa INCORRETA.
Realizar tarefas inerentes à profissão, tais como planejar, orientar, decidir, escolher formas de ensino e material didático apropriado aos programas de ensino que se pretende atingir
Promover cursos de aperfeiçoamento para os professores municipais e estaduais propor programas de formação continuada para docentes.
Promover sessões de estudo, acompanhar e dar apoio ao trabalho docente para efetivar a qualidade de ensino nas unidades educacionais.
Supervisionar o ensino, verificando sua adequação às determinações pedagógicas e aos padrões curriculares, supervisionar programas de caráter cívico, cultural, artístico e esportivo.
Nenhuma das alternativas.
Uma pesquisa realizada pelos coordenadores pedagógicos da Escola Municipal São Tomas de Aquino, constatou que 15% dos professores quando perguntados sobre o que fazem após a realização de uma atividade avaliativa em que o resultado não foi o esperado, disseram que analisavam a situação e replanejavam sua prática educativa como um todo. Diante do resultado apresentado pela pesquisa podemos constatar que os professores:
Atribuem notas às atividades avaliativas e preenchem o diário de classe.
Buscam detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.
Privilegiam a nota que os alunos obtiveram, não verificando como os alunos estão aprendendo.
Determinam o grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo um balanço somatório.
Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:
A ___________________________ vai se desenvolvendo à medida que a criança vai se tornando consciente de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis. Ela faz com que a criança ignore o significado da palavra e preste mais atenção em sua estrutura. Isso gera uma mudança na maneira de como ela encara a palavra, e dessa forma, ela vai adquirindo a capacidade para objetivar a palavra, direcionar a atenção para sua estrutura, perceber seus segmentos e manipulá-los de diferentes formas. O desenvolvimento da mesma se dá em crianças ouvintes a partir de seu contato oral com a comunidade em que está inserida. Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna.
Consciência fonêmica.
Consciência fonológica.
Consciência silábica.
Consciência analítica.
Nenhuma das alternativas.
Em uma reunião pedagógica na escola, os professores desenvolvem um debate sobre a Prova Brasil, considerando a participação de sua instituição na próxima edição dessa avaliação. Durante a reunião, uma pedagoga registra quatro dúvidas dos professores em relação a algumas definições do INEP/MEC, explicitadas nos itens abaixo
I | Nas provas, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco na escrita? |
II | As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? |
III | Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode -se acompanhar a evolução do desempenho das escolas? |
IV | A Prova Brasil é elaborada a partir de Matrizes de Referência nas quais se descrevem os conteúdos, as atitudes e as competências a serem avaliados? |
A pedagoga vai responder NÃO às perguntas presentes nos itens
II e III.
II e IV.
I e III.
I e IV.
Compreendendo que o planejamento é um instrumento que subsidia a prática pedagógica do professor e que possibilita a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula, entendemos que o planejamento é uma necessidade para o desenvolvimento dos alunos, viabilizando meios para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, complete a sentença a seguir.
O planejamento tem grande ______________ por tratar-se de um ____________ de racionalização, _______________ e coordenação da ação docente, _________________ a atividade escolar e a ________________ do contexto social.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Irrelevância – procedimento – confusão – revelando – tese.
Relevância – processamento – desorganização – favorecendo – dificuldade.
Insignificância – modo – desarranjo – ajudando – questão.
Importância – processo – organização – articulando – problemática.
Leia o trecho abaixo e aponte do(a) qual educador(a) é essa teoria:
[...] a pedagogia histórico-crítica é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vygotsky. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e indiretamente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí ocorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).
Jussara Hofmann.
Célestin Freinet.
Maria Montessori.
Jean Piaget.
Dermeval Saviani.
Analise o texto abaixo:
O acompanhamento efetivo do trabalho pedagógico constitui-se em oportunidade de ...(1)... a medida que favorece a reflexão sobre o que foi realizado e a discussão acerca das decisões implicadas ...(2)... de ações futuras.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
(1) viabilização continuada • (2) no planejamento
(1) estabelecer prazos • (2) na implementação
(1) formação docente • (2) na adequação
(1) formação estruturada • (2) na elaboração
(1) formação continuada • (2) no planejamento
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que lhes assegurem o que? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I - O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.
II - A frequência na escola e em seus espaços, materiais, objetos, brinquedos para todas as crianças, exceto para as que tenham transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
III - A educação em sua parcialidade, entendendo o respeito como algo indissociável ao processo educativo.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
No tocante ao fracasso escolar na instituição, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A família do aluno incluído como fracassado não tem participação ativa.
II – Somente é causado pelas dificuldades existentes no próprio ambiente escolar.
III – Apenas as crianças economicamente mais vulneráveis não são capazes de aprender.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Nenhum dos itens é verdadeiro.
A Pedagogia é a ciência da educação e, portanto, deve promover o caráter reflexivo e transformador do ensino através da
interpretação das teorias educacionais.
práxis educativa.
obtenção de resultados.
ação reguladora.
prática intuitiva.