Questões de Concurso de Planejamento de Ensino - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1016380

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 31

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizálos. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.”

(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)

Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:

  • A. os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado;
  • B. para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema;
  • C. a proposta dispensa planejamento e sistematização;
  • D. a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas;
  • E. na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento.

Questão 1016381

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 32

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.

I. multidisciplinaridade;

II. interdisciplinaridade;

III. transdisciplinaridade.

( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.

( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.

( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.

A ordem correta das associações é:

  • A. I – II – III;
  • B. II – I – III;
  • C. II – III – I;
  • D. III – I – II;
  • E. III – II – I.

Questão 1016382

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 33

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer...” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO:
  • A. um projeto é uma atividade espontânea;
  • B. num projeto, a responsabilidade e a autonomia dos alunos são essenciais;
  • C. a autenticidade é uma característica fundamental de um projeto;
  • D. um projeto envolve complexidade e resolução de problemas;
  • E. um projeto percorre várias fases.

Questão 1016383

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 34

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno.” Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que:
  • A. a avaliação da aprendizagem corresponde a uma postura de cooperação entre aluno e professor;
  • B. o processo avaliativo é abrangente;
  • C. muitas vezes os professores se atêm aos valores numéricos, tornando a avaliação sentenciosa e classificatória;
  • D. a avaliação envolve investigar as causas da não aprendizagem do aluno;
  • E. na avaliação, os professores refletem sobre suas práticas pedagógicas ao analisar os resultados dos alunos.

Questão 1016384

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 35

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Patrícia acaba de ser concursada em uma escola municipal de Boa Vista como professora de Geografia e esta é sua primeira experiência profissional. Sua escola está organizando o Conselho de Classe bimestral e a professora está em dúvida se pode participar do Conselho das suas turmas.” A melhor resposta para a dúvida de Patrícia é:
  • A. a professora não pode participar, uma vez que o Conselho de Classe prevê a presença somente dos gestores da escola na discussão do processo pedagógico;
  • B. a professora somente deve participar se for sorteada para tanto, pois nem todos os professores da turma podem integrar o Conselho de Classe;
  • C. a professora não pode participar, uma vez que o Conselho de Classe prevê a presença somente dos professores de Língua Portuguesa e Matemática;
  • D. a professora deve participar, uma vez que o Conselho de Classe pressupõe a participação direta, efetiva e envolvida dos profissionais que atuam no processo pedagógico;
  • E. a professora somente deve participar se for eleita por seus pares para tanto, pois nem todos os professores da turma podem integrar o Conselho de Classe.

Questão 1016397

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 48

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’.

Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:

  • A. ser repetitivos;
  • B. estar coerentes com os objetivos propostos;
  • C. ser estáticos;
  • D. servir de estímulo à execução do aluno no que se refere à reprodução do conteúdo;
  • E. evitar desafios.

Questão 1019728

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Administração / Questão 59

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

Os métodos de ensino partem de um saber fundado na experiência dos estudantes e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos estudantes com os conteúdos escolares.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019732

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Administração / Questão 63

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020384

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 65

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue os próximos itens. A concepção formativa da avaliação considera os erros e acertos do aluno como ponto de partida para uma investigação docente, que orienta a ação pedagógica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1020385

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 66

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue os próximos itens. No contexto da prática docente, as técnicas são componentes operacionais do método.
  • C. Certo
  • E. Errado